Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2013

Cuidado, atitude que faz a diferença!

31 de dezembro de 2013 0
casa si 1

Orquídea na minha casa floresce todo ano há pelo menos 14 anos.

Cuidar da casa da gente é uma manifestação de afeto. O ex-frei e teólogo Leonardo Boff tem um excelente texto sobre a importância do CUIDADO que inclui desde as plantas, a casa e as pessoas, o planeta. É mais que um ato, é uma atitude. Quem ama, cuida é uma frase clichê que faz sentido. Experimente o início do ano para renovar as energias da casa a partir de pequenos cuidados: aposte em flores frescas, abra a casa para deixar o sol entrar, aproveite para colocar em dia a organização do armário, dos livros  ou aquele entulho que ficou para o ano que está começando. Cuide de você e de quem você ama.  Equilibre o seu tempo! Falando assim até parece fácil. Mas é este desafio que vou abraçar em 2014 e tentar realizar, sem culpa. 

Um ótimo ano novo pra todos nós! Estarei de férias e ausente aqui do blog por um tempinho. Preciso cuidar da mente e do corpo, sentir o cheiro da maresia, do corte da grama, da brisa da praia para voltar com fôlego e cheia de energia. 

Feliz 2014!

Para ler: Saber Cuidar, Leonardo Boff, ed. Vozes.

Algumas imagens que garimpei nos meus arquivos e simbolizam, pra mim, o cuidado que devemos exercitar.

casa si

Olhar para a natureza. Tucano observado do meu escritório enquanto trabalhava.

casa si 5

Passar o café, sentir o seu cheiro é, pra mim, uma síntese da casa, aguça a memória e o paladar.

CASA SI BEBE

Cuidado é uma atitude que faz a diferença, né Raul!

 

casa si 6

Carol, do Mercado São Jorge, cuidando da alimentação e da saúde com produtos orgânicos e saudáveis.

 

casa si mãos a horta

Arquiteta Bia Kubelka cuidando da horta.

 

casa si arte
Arte e arquitetura pra cuidar da alma.
casa  8

Maria Regina cuida das árvores em frente a sua casa vestindo-as com tricô feito por ela.

CASA SI NOS

Cuidar da família.

 

 

Na rua compartilhada, carro pede licença para passar

30 de dezembro de 2013 0

Passeio, por Cristina Estefano

Hoje no Missão Casa, às 21h30min, entrevista com a arquiteta paisagista Juliana Castro sobre o projeto do Passeio Pedra Branca,a rua compartilhada do bairro.

Ousadia no décor em casa de jovem casal

30 de dezembro de 2013 0

A casa diz muito sobre o nosso jeito de viver. O espaço é a tradução do que gostamos e como fazemos as coisas no nosso dia a dia. Por isso, gosto de conhecer as mais diversas casas e seus moradores. Na reportagem para o Missão Casa, que veicula hoje às 21h30min, na TVCOM, conheci um jovem casal que construiu um cubo de vidro e alvenaria com conceito de loft. O pé direito duplo na entrada da casa exibi imponente lustre de cristal que é visto da rua. A escada industrial faz o contraponto. O vão serve para acomodar uma  Harley Davidson do proprietário. A ousadia do casal fica evidente ainda no piso preto e no teto com revestimento dourado. Ela é clássica, ele moderno. Em comum, a busca por espaço e circulação amplos. Nada de móveis,  somente duas poltronas e uma pequena cozinha. Construída a quase dois metros do chão, o subsolo é o espaço masculino com adega, mesa de sinuca e convívio sem regras de etiqueta. Vale conferir cada detalhe dessa casa no programa de hoje. Ah! O Alexandre, o proprietário, contratou uma banda de jazz que tocou exclusivamente para a nossa gravação. Um luxo!  Anota aí o nome do músico americano que mora em Florianópolis: Andrew Scott Potter.

casa conceito (2)

Casa conceito, fotos Mariana Boro.

casa conceito (3) casa conceito (4) casa conceito (5)

 

Assista matéria do projeto do restaurante em Itapema

28 de dezembro de 2013 0

Assista aqui a matéria no restaurante com o arquiteto Paulo Gobbi.

Paulo Gobbi assina projeto de restaurante em Itapema

23 de dezembro de 2013 0

A origem italiana da família determinou algumas escolhas para o projeto de um restaurante em Itapema, que leva a assinatura do arquiteto Paulo Gobbi. A partir de uma ampla reforma, o espaço foi adaptado para atender um público de bom gosto que aprecia gastronomia de qualidade e bons vinhos. O ambiente de bar e restaurante torna-se flexível podendo ser utilizado para eventos. Um amplo painel pode ser aberto para integrar os espaço. É hoje às 21h30min, na TVCOM. 

Fotos Oficina de Luz Estúdio Fotográfico, do blog http://gobbiarquitetos.blogspot.com.br/

paulo gobbi 1 paulo gobbi 2 paulo gobbi

Abito une inovação, design e tecnologia em portas especiais

23 de dezembro de 2013 0

Admiro pessoas visionárias e César Cini com certeza é uma dessas que carimbou seu nome no universo da casa. Criou a Cinex abrindo o mercado brasileiro para portas e divisórias em vidro trazidas da Itália, conquistou a confiança de marcas líderes e passou a fabricar no Brasil produtos com alta tecnologia e pesquisas realizadas em Treviso. É líder do mercado. Inquieto e com olhar para o futuro, decidiu falar de perto com o consumidor e apostou numa nova marca: a Abito, empresa que vende muito mais do que portas com alto valor agregado, mas processos que nos fazem enxergar uma porta, um painel ou divisória de uma maneira bem mais ampla. Escolheu Florianópolis para abrir a primeira loja piloto no Brasil e já está construindo uma em são Paulo e outra no Rio. Para expor as portas especiais, construiu uma casa revestida com uma pele em alumínio pintado de laranja na SC 401, que tem chamado a atenção na rodovia.

Hoje no programa mostro a Abito a partir da arquitetura aos produtos que enchem os olhos. Com exclusividade, inserimos pequenos trechos de videos feito na Itália, com dois designers que estão desenvolvendo produtos para a empresa. Marco Viola está desenvolvendo a arquitetura do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Treviso, previsto para inaugurar em fevereiro de 2014, e e Luigi Mascheroni, uma coleção de portas exclusivas para a Abito.

É hoje a partir das 21h30min, na TVCOM.

abito casa 1

abito cesar cini e cátia

Arquiteta Cátia Giacomello e esposa de César Cini, diretor da Abito.

abito livraria, tem imagem feita por nós é só pra vc se orientar

abito pele de vidro no guarda corpo  abito telaio movie

Portas Aria Pivotante  Porta Terra - Cópia Porta Cadore Deslizante (1) - Cópia

Feito Casulo na TV hoje no Missão Casa

23 de dezembro de 2013 0

Hoje tem o quadro Feito Casulo na TV no Missão Casa, na TVCOM, a partir das 21h30min. A jornalista Jana Hoffmann foi para a cozinha da minha casa preparar uma sobremesa e nem precisa dizer que a tarde foi super divertida e saborosa. A artesã e arquiteta de formação Bia Barros nos emprestou  os copinhos pintados à mão para servir a sobremesa da Jana. A jornalista e videógrafa Luciana de Moraes integra a equipe assumindo as imagens. É hoje!

DSC06023

Jana fazendo a sobremesa sendo filmada por Luciana de Moraes.

DSC06029

Jana, eu e Lu na cozinha da minha casa durante gravação do quadro Feito Casulo na TV.

 

 

Workshop com a blogueira Thalita Carvalho na Cassol

20 de dezembro de 2013 2

thalita

Nova diretoria do IAB-SC assume gestão 2014/2016

16 de dezembro de 2013 0

O Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina reuniu convidados para comemorar as ações realizadas nos últimos dois anos e apresentar a nova gestão que assume 2014 com novos desafios. “Marcamos um importante momento da instituição com a ampliação e representatividade do IAB/ SC no Estado, a revitalização da sede própria, criação do FUNSAU, dos concursos públicos e agenda de cursos”, enumera Rael Belli, presidente da gestão 2012/2013, que passa o cargo para a nova diretoria.

As eleições do IAB/SC aconteceram em 25 de novembro, com a vitória da chapa única comandada pela arquiteta de Criciúma Vania Burigo, que promete dar continuidade aos projetos já em andamento implantados pela diretoria anterior. Entre as propostas estão: a Lei de Assistência Técnica Gratuita instaladas nas cidades mais importantes do Estado;  realização de concursos públicos para projetos de obras públicas; convênio com o FUNSAU.

vania

Arquiteta Vania Burigo, presidente do IAB-SC. Foto Suzana Meller

Diretoria Estadual e Conselho Estadual para a gestão 2014/2016:

Presidente- Vania Stephan Marroni Burigo 

Vice-Presidente -  Denise Back

Diretor Institucional – Alexandre Gobbo Fernandes

Diretor Geral -    Chiara Mariele Gurgacz Destro

Diretor Cultural –  Thiago Borges Mendes

Diretor de Comunicação –  Alexandre Kronemberger

Diretor  Administrativo/Financeiro –  Maick Souza da Rocha

 

AsBEA-SC comemora ano de realizações

15 de dezembro de 2013 0

Inspirados em um dos mais belos lugares para se ver o pôr do sol da ilha, alguns dos mais renomados arquitetos catarinenses se reúnem neste domingo para a confraternização de fim de ano. A Sunset AsBEA/SC será no Villa do Porto Gastronomia e Bar, brindando um ano cheio de realizações para a entidade e encerrando com chave de ouro as atividades de 2013.

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC) é uma entidade independente, que chegou aos 50 associados, agregando também escritórios e empresas fornecedoras de produtos e serviços do setor de arquitetura e construção civil. Em 2013, Ricardo Fonseca, presidente da entidade, teve voz ativa em questões estratégicas da sociedade, como o questionamento sobre a aprovação do Plano Diretor de Florianópolis e participação nas discussões sobre o projeto Cidade Limpa, além de políticas de mobilidade urbana, infraestrutura e sustentabilidade.

Neste ano também repetiu alguns dos eventos de sucesso da AsBEA/SC, como o Prêmio Arquitetura Catarinense e mostras, como Destaques das Bienais de Arquitetura, debates técnicos e workshops. Outra marca do trabalho da AsBEA/SC são os tradicionais happy hours mensais, que trazem convidados ilustres para debater, em um clima descontraído, tendências e desafios do segmento. Com ampla e positiva exposição na mídia, está consolidada como formadora de opinião.

Fonte: Palavra Comunicação.

Alguns momentos desta trajetória que acompanho desde o embrião da entidade.

DSC03624

Tive a honra de participar do evento que criou a AsBEA-SC, em 2007.

 

Posse_AsBEA4

Festa de final de ano e posse da gestão do Giovani Bonetti. Hoje, Ricardo Fonseca (à direita) é o presidente da entidade.

simon no caracol

Um dos encontros da entidade em Gramado.

aniver

Passei meu aniver em Gramado com a turma da AsBEA. Teve até minibolo e parabéns durante almoço.

DSC02186_640x360

Um dos vários happy hour que acompanhei, sempre com conteúdo de peso. Este foi na Casa Cor, onde entrevistei os premiadíssimos arquitetos do escritório FGMF.