Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Grupo Fora apresenta bancos em forma de insetos na Funarte Brasília

13 de fevereiro de 2014 0
percevejo 1 Div. Grupo Fora

Banco-percevejo exposto em Brasília na Funarte.

Podemos fazer várias leituras a partir dos bancos em forma de bichos propostos pelo grupo Fora, de Santa Catarina. Bancos são funcionais, foram feitos para sentar; porém podem unir outros valores como a estética, a atratividade e servirem ainda ao bem comum quando instalados em locais públicos. Os bancos também revelam o olhar artístico de quem os criou, nesse caso o coletivo formado por Bruna Maresch, Camila Argenta, Gabriel Scapinelli e Nara Milioli que se inspiram na natureza para remeter as formas de cigarra, ao bicho-pau, à mariposa, ao grilo e ao percevejo.

Brasília irá conhecer os bancos hoje, dia 13 de fevereiro, na exposição dos vencedores do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília – na Galeria Marquise. Para a intervenção, a turma criou mobiliários lúdicos, feitos de madeira. A eficiência no trabalho de marcenaria das peças está assegurada pela experiência do grupo Xilocoletivo, composto por arquitetos marceneirosque atuam há quatro anos na capital catarinense.

Cigarra & Cia. é o título do catálogo da mostra Bicho-banco. O texto é do crítico e curador independente Fernando Boppré. 

Uma das propostas da obra é convidar o espectador a permanecer no espaço urbano e usufruir delas. Os “bichos” permanecerão por um mês em exposição na Marquise da Funarte em Brasília. Ao final da intervenção, serão doados a algum espaço público.

As estruturas-bichos formam bancos-espreguiçadeiras, que convidam o espectador a parar, sentar, se espreguiçar e até brincar. A referência aos insetos sugere a interação com o meio-ambiente.

Bicho pau Fpolis Foto Div.2

Bicho-pau.

Prêmio – O Prêmio Funarte de Arte Contemporânea é um dos mais importantes do cenário das artes visuais no Brasil por estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens, em suas variadas modalidades de manifestação. O disputado concurso promove e difunde a produção artística; a reflexão e o intercâmbio de ideias, no campo das artes visuais, contribuindo para a formação de plateia e a construção da recente história da arte do país.

 

Bicho-pau - Em 2012, em Florianópolis, o coletivo instalou o bicho-pau em uma praça no bairro Santa Mônica, onde é utilizado por moradores e passantes. 

Grupo Fora -  Camila, Gabriel, Camila e Nara Foto Néri Pedroso Jan. 2014

Grupo Fora – Camila, Gabriel, Camila e Nara. Foto Néri Pedroso.

Grupo Fora - Para conhecer melhor o grupo, acesse a plataforma digital foragrupo.hotglue.me

Vale destacar que o grupo promove o encontro entre arte, arquitetura, marcenaria e design, apostando na apropriação experimental e efêmera de espaços públicos e terrenos vagos, sem cercas ou muros, por meio de dispositivos como mobiliários, canteiros de plantas daninhas, pipas, cartazes, e ainda através da produção de eventos, piqueniques e festivais.

Em cada local, os artistas realizam as ações de acordo com as características e o contexto do espaço a ser utilizado. A convivência nos terrenos possibilita o contato e a troca de experiências com a população e conduz a outros processos de interação coletiva.

 

Mostra Bicho banco, do grupo Fora (SC)

Abertura: dia 13 de fevereiro de 2014, às 19h.

Visitação: até 16 de março de 2014, de segunda-feira a domingo, das 9h às 21h

Local: Complexo Cultural Funarte – Marquise

Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília DF (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções), tel.: (61) 3322-2076/ 3322 2029atosvisuais@funarte.gov.brwww.funarte.gov.br

Gratuito

Envie seu Comentário