Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pedra Branca entrega primeiro prédio comercial com pré-certificação LEED em SC

22 de março de 2014 1

Office (2)

O primeiro empreendimento comercial de Santa Catarina a obter a pré-certificação LEED, reconhecimento internacional de sustentabilidade, será entregue neste sábado, em Palhoça. O Office Green é uma das fachadas preponderantes da praça central da Pedra Branca, no coração do bairro. Com a entrega do empreendimento serão concluídas a documentações que para a certificação final, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2014.

O LEED é um sistema de certificação voluntário de edifícios verdes, promovido pelo U.S Green Building Council (USGBC), reconhecido internacionalmente em mais de 140 países e que incentiva a implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética de projetos e construções de edifícios verdes. No caso do Office Green, a categoria obtida é a Core & Shell v3, nível prata, na avaliação do Green Building Certification Institute (GBCI).

A Certificação LEED® for CORE & SHELL fornece uma validação independente de terceira parte, garantindo que um empreendimento foi projetado e construído utilizando estratégias destinadas a alcançar alto desempenho em requisitos pré-definidos relacionados à saúde humana, preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais. (texto Palavra Comunicação).

O que levou à certificação:

- Bicicletário e vestiários para os visitantes;

Comissionamento das instalações e sistemas prediais, garantindo a entrega dos sistemas em funcionamento adequado e com a performance verificada antes da ocupação.

- Economia de mais de 35% de água potável, com vasos de duplo fluxo e torneiras economizadoras;

Sistema de irrigação com água de reuso;

Central de armazenamento e separação de resíduos para reciclagem na fase de operação;

- Economia de 14% de energia anual por meio de sistemas de ar condicionado de alta perfomance e filtragem mais restritiva, proporcionando maior qualidade do ar interno, iluminação eficiente e vidros de alto desempenho e controle solar;

Produtos (adesivos, colas e pinturas) com baixo índice de Compostos Orgânicos Voláteis, atendendo aos padrões da legislação da Califórnia, onde a legislação ambiental é a mais rigorosa dos Estados Unidos;

Uso de madeiras certificadas pelo FSC (Conselho Internacional de Manejo Florestal);

Sistema de automação e controle predial, permitindo a medição e verificação online do consumo de água e energia do empreendimento.

08

 

Comentários (1)

  • Marina diz: 31 de março de 2014

    Esses prédios com fachada espelhada funcionam como uma cruel armadilha que atrai os pássaros para a morte ao se chocarem contra o “espelho”. Os arquitetos deveriam saber disso e, mais ainda, que isso é contrário ao princípio de “preservação ambiental”.
    O loft Juarez Machado, por exemplo, é um verdadeiro paredão da morte para os pássaros!

Envie seu Comentário