Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Mostra no MESC destaca design em produtos da indústria catarinense

29 de abril de 2014 0
Bike WS¹ Custom.Wheeled Surf.  Divulgação  Index SC 2014 - Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa

Bike WS¹ Custom é customizável, lançada em 2013. Designer Leandro José da Silva Almeida e Taina de Almeida da Silva.

A Mostra Index SC é um pré-evento da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015, que abre ao público nesta terça-feira (29 de abril), às 19h, no Museu da Escola  Catarinense. A exposição traz 41 itens de 16 marcas catarinenses e permanece aberta a visitação até o dia 18 de maio.

A segunda edição da Iandex SC ganhou fôlego e mais parcerias para apresentar ao público produtos que identificam empresas preocupadas com a inovação, interatividade e sustentabilidade. No conjunto de objetos selecionados estão as bicicletas elétricas que lembram motocicletas antigas da Wheeled Surf e a prancha de stand up paddle do Estaleiro Kalmar, além das peças decorativas feitas a partir do reaproveitamento de resíduos da Broto do Galho e das panelas de cerâmica da Ceraflame. O setor moveleiro está representado pelas marcas Butzke, Movelaria Boá e Meu Móvel de Madeira. Todas valorizam as características do material utilizado, a estética e o conforto, aspectos que fazem do Estado o terceiro maior exportador brasileiro deste setor.

Santa Catarina também se destaca mundialmente na produção têxtil e em artigos de vestuário. Na Index SC, a RenauxView traz tecidos jacquard produzidos especialmente para estilistas de moda como Fernanda Yamamoto. Já a representante da indústria calçadista é a Raphaella Booz. A C-Pack apresenta as embalagens plásticas 100% biodegradáveis. A Mueller, de Timbó, participa da mostra com produtos inovadores. Exemplo é o fogão Sorella Destro Inox. O modelo tem como diferencial três queimadores, um deles ultra-chama com potência de 3,7 kW, normalmente não encontrada em produtos para cozinhas pequenas. A empresa vai expor ainda sua premiada lavadora automática, na qual o cesto de roupas removível é o próprio tambor de lavagem, e um forno elétrico de embutir com diferenciais que facilitam o uso.

Banqueta Tak, tem quatro tamanhos de banquetas e um modelo de poltrona. Butzke por Pedro Useche.

Banqueta Tak, tem quatro tamanhos de banquetas e um modelo de poltrona.
Butzke por Pedro Useche.

Sobre a Bienal

A Bienal Brasileira de Design tem o objetivo de apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design em seu dia-a-dia. Dessa forma, propicia a reflexão sobre o tema e promove a atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços.

Cada edição da Bienal ocorre em uma cidade: São Paulo, em 2006; Brasília, em 2008; Curitiba, em 2010; e Belo Horizonte, em 2012. Uma decisão estratégica definiu que a quinta edição ocorreria em 2015, em razão dos eventos esportivos que vão mobilizar o País em 2014 e 2016.

Em Florianópolis, os preparativos para o evento já começaram. A Index SC 2013 rodou Santa Catarina e passou pelo Rio Grande do Sul sempre complementada com encontros e palestras em cada uma das cidades. Recentemente foi escolhido o nome da curadora geral da Bienal, Adélia Borges, que também respondeu pela curadoria da Bienal de Curitiba.

A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e promovida pela FIESC e pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e a Design Catarina.

Serviço

O quê: Exposição Index SC – 2ª edição

Quando: 29 de abril a 18 de maio, das 13h às 19h de segunda a sexta; das 11h às 18h nos sábados, domingos e feriados

Onde: Museu da Escola Catarinense, rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Tubo de Plástico Sustentável (PE VERDE), embalagem produzida com plástico proveniente da cana-de-açúcar, em vez do  petróleo. C-Pack Ano do lançamento 2012. Designer C-Pack.

Tubo de Plástico Sustentável (PE VERDE), embalagem produzida com plástico proveniente da cana-de-açúcar, em vez do petróleo. C-Pack

 

Envie seu Comentário