Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2014

Feira de antiguidades

26 de julho de 2014 2

kombi

Uma câmera fotográfica da década de 70, uma Kombi dos anos 90 e um taxímetro de 1960. Estes são apenas três dos muitos artigos que farão parte da Feira de Antiguidades que será realizada no Continente Shopping no dia 27 de julho, domingo, das 14h às 20h. Os dez expositores irão reunir mais de mil itens que podem ser apreciados ou comprados por valores que vão de R$ 5 a R$ 1.000. A feira estará localizada no esta no Espaço Gourmet do Continente Shopping.

Móveis, artigos de decoração, aparelhos de som, discos, entre tantos outros objetos antigos que marcaram a vida ou a história de muitas pessoas, poderão ser conhecidos e até levados para casa. Guto Lima é um dos expositores e comenta que tem mais de 600 discos de vinil guardados como relíquias. “Além dos vinis, tenho máquinas de escrever que chamam muito a atenção”, comenta.

Além de Guto, tem expositor que coleciona e tem loja de antiguidades, como Fernando Martínez de Aguirre – proprietário de um espaço destinado às antiguidades. Ele tem mais de 30 anos de comercialização de objetos antigos e obras de arte, entre os itens que ele possui estão caixas de prata francesas, relógios, jarras, móveis, luminárias, entre muitos outros. (texto Mariella Caldas)

kombi 1

Serviço

O quê: Feira de Antiguidades

Onde: Espaço Gourmet do Continente Shopping

Horário: 14h às 20h

Quando: dia 27 de julho, domingo

Quanto: entrada gratuita

Atenção: dia 28 de julho encerram as inscrições para o concurso que irá revitalizar o Mercado Público de Lages

25 de julho de 2014 0

Mercado Público de Lages

Encerra no próximo dia 28 de julho o prazo para inscrições no concurso nacional que selecionará o melhor projeto para a adequação e requalificação do Mercado Público de Lages, na Serra Catarinense. Os interessados precisam procurar o site do Instituto de Arquitetos do Brasil – Santa Catarina (IAB-SC) e a entrega dos trabalhos deve ser feita até 15 de setembro.

A competição escolherá o projeto que apresentar melhor qualidade, atendendo às necessidades da comunidade e também preservando as características deste prédio da década de 1940, construído em estilo art déco. “Esta modalidade rende ótimos resultados e é uma forma democrática de valorizar nossos profissionais”, afirma Vania Burigo, presidente do IAB/SC no Estado. Para Jorge Raineski, secretário de Planejamento do município, “grandes projetos e obras no país e no exterior passaram por concurso para sua execução. A ideia é escolher o melhor”, explica.

A primeira banca do júri será constituída por cinco profissionais de arquitetura que selecionarão os três melhores projetos. Depois disso, os finalistas passarão pelo crivo de segunda banca representativa, formada por diversos segmentos da sociedade civil (entidades, associações e universidades de Lages). “Nossa meta é fazer com que os desejos da sociedade sejam atendidos. Estamos buscando a participação efetiva da população na escolha do projeto e acredito que iniciaremos uma nova história do Mercado Público”, diz Malek Ráu Dabbous, arquiteto e presidente do núcleo do IAB em Lages. (Palavra Comunicação).

Separação provoca mudança radical na vida e no apê

21 de julho de 2014 0

Apto_LG - Cópia

A vida apresenta mudanças e para enfrentá-las, nos reinventamos. Foi o que aconteceu com a proprietária de um apartamento no centro de Florianópolis. A separação do marido provocou uma mudança radical na vida dela e na casa. Coube a dupla de arquitetas Andrea Hermes e Tatiana Filomeno planejar esta nova fase a partir do projeto de reforma do apartamento. Sobraram poucas paredes e os pilares da estrutura. Casa nova e vida nova! Conheça o projeto que ganhou menção honrosa no 2º Prêmio de Arquitetura Catarinense hoje às 23h, no Missão Casa, na TVCOM.

O que se vê pelas mostras  de decoração em revestimentos também são assuntos de hoje na entrevista com a designer de produtos e pesquisadora Ruth Fingerhut.  A arquiteta Francine Faraco utiliza renda como revestimento em homenagem as rendeiras e dá dicas de composição. E ainda: a nova galeria do crítico de arte João Otávio Neves Filho e o espaço cultural proposto pela sua filha Luiza Lorentz, na casa Açoriana, em em Santo Antônio de Lisboa.

IMG_9286

 

 

Jared Windmüller apresenta sua expressão artística em exposição de FineArt

16 de julho de 2014 0

Seleçao Fine Art 020

Nas andanças pelo mundo, o fotógrafo catarinense Jared Windmüller clicou cenas que expressam sua visão artística sobre as belas paisagens por onde passou e decidiu apresentar seu repertório nesse segmento. Nesta quinta-feira, 17 de julho, das 19 às 23 horas, no Bistrô D´Acampora, acontece a vernissage que lança oficialmente o trabalho do fotógrafo no mercado de Fotografia Fineart (evento para convidados).

Estarão expostas 25 imagens selecionadas para observação e também comercialização. “Escolhi as melhores fotos do meu acervo e as imprimi em papel Fine Art, da empresa alemã Hahnemühle que produz papéis desde 1584 e utilizamos a tecnologia Canon para produzir  o que há de mais qualificado no mercado fineart”, explica o fotógrafo. Claudia, que também participa da etapa de finalização acrescenta: ”Tudo é produzido com um controle rígido de qualidade para garantir a fidelidade de cores e os papéis têm qualidade museológica, garantem mais de cem anos na qualidade da impressão”, acrescente Claudia, que participa da etapa de finalização.

Especialistas em casamentos, ele e Claudia, companheira na vida e na profissão, são referências em Wedding Photojournalist. A dupla vem estudando o mercado de decoração há três anos, observando o crescimento e o valor que a fotografia vem conquistando, algumas, inclusive, alcançando o status de obra de arte.

Photosinbox-6

Outra recente criação que também será apresentada é o Photosinbox – uma caixa de madeira laqueada que emoldura duas fotografias de uma mesma imagem nas versões PB e colorida. A peça vem com cartão explicativo com todas as informações, desde o primeiro clique até impressão final. E foi criado para acompanhar a tendência da fotografia utilizada como arte na decoração com toda exclusividade. Cada obra é assinada e terá edições limitadas e seriadas, sendo a impressão também feita em papéis Hahnemühle. Em setembro, o Photosinbox será lançado na Photokina – maior feira de fotografia do mundo – em Colônia (Alemanha) e a partir desta quinta-feira estará à venda no site www.photosinbox.com.br.

Seleçao Fine Art 023

"Anônimos" por Susana Bianchini

15 de julho de 2014 0

susana 2

A artista plástica Susana Bianchini inaugura exposição hoje, a partir das 19h30min, no Coletivo Arte e Comunicação, na Lagoa da Conceição. A partir de fotografias de viagens, a artista cria cenas onde figuras anônimas ocupam espaços urbanos como parques, bairros chineses, museus, hotéis e aeroportos. A fotografia é usada pela artista como referência para a organização espacial do quadro mas que aos poucos vai sendo absorvida pela pintura e suas possibilidades. A técnica utilizada é óleo sobre tela e guaches sobre impressão digital. A organização da mostra é do escritório de arte Myrine Vlavianos Arte Contemporânea.

A curadoria é do artista Fernando Lindote, que exalta a edição que a artista faz das informações provenientes das fotografias. “Alguns elementos são apagados, outros mudam de proporção ou de localização. O procedimento de cortar e colar, característico do modo de organizar pensamento e texto em nossos dias, aparece nos deslocamentos sofridos pelas figuras entre a fotografia referencial e a imagem pintada”, afirma.

 

Onde: Coletivo Arte e Comunicação, na rua João Pacheco da Costa, 595, Canto dos Araçás, Lagoa da Conceição, Florianópolis.

Abertura: 15 de julho, terça-feira, a partir das 19:30h com serviço de bar do Degrau Em Grau

Encerramento: 09 de agosto de 2014

susana

Rumo a Porto de Galinhas

14 de julho de 2014 0

O Prêmio TOP 100 da Revista Kaza realizado em parceria no estado com o Shopping Casa & Design promove confraternização hoje, dia 15, com os profissionais selecionados para a viagem a Porto de Galinhas – participam os escritórios de norte a sul do país, que se destacam em suas regiões e no cenário nacional. Em Santa Catarina, desde a primeira edição do prêmio lançada em 2008, a indicação é feita pelo Shopping. Para esta ediçao, irão fazer as malas os escritórios ArchDesign Studio, Juliana Pippi Arquitetura Design, Cristiana Delpizzo e Robson Nascimento, Nelson Alexandrino Arquitetura e a estreia  Calli Arquitetura. O evento para convidados será a partir das 19h, no Carvalho Francês. 

No final de setembro, o grupo embarca com destino a Porto de Galinhas, em Pernambuco. Estão previstas cerca de 700 pessoas - entre profissionais, lojistas e marcas do segmento – em três dias de programação que inclui lazer, conteúdo e homenagens. É por lá o lançamento nacional do anuário TOP 100 Kaza que traz  projetos dos 100 escritórios brasileiros premiados em 2014. 

DSC07633

Lançamento do TOP 100 em evento no Costão do Santinho, em junho deste ano.

No Missão Casa desta segunda ...

14 de julho de 2014 0

cris 1

Missão Casa em clima de inverno. Mostramos hoje projeto da arquiteta Cristiane Passing para ambiente da Casa Cor SC. Muita madeira, cores quentes, tecidos e tapetes ajudam a aquecer o espaço. Destaque para os revestimentos cerâmicos com estampas geométricas e no patchwork proposto no ambiente do spa.

Entrevistamos o arquiteto e designer de produtos Ronaldo Duschenes, que acompanhou no Brasil o desenvolvimento das tecnologias e o impacto das mudanças no design do mobiliário corporativo. Duschenes é diretor da Flexiv, empresa de mobiliário corporativo representada em SC pela J.Ziliotto.

mesa dumond

Mesa Dumond, desenvolvida por Ronaldo Duschenes para Flexiv.

O programa traz ainda opiniões de arquitetos e presidentes das Associações de Escritórios de Arquitetura sobre a internacionalização da arquitetura. Esse foi um dos assuntos tratados na convenção nacional da AsBEA, que aconteceu no Costão Santinho, em Florianópolis.

O nosso horário é às 23h, na TVCOM. Te espero!

asbea

Arquitetos participantes da convenção nacional da AsBEA, em Florianópolis.

 

Maurício Arruda: da caçamba a ideia do copyleft

10 de julho de 2014 0

Compartilho a entrevista com o arquiteto Maurício Arruda, que fiz para o programa Missão Casa e Casa&Cia do Diário Catarinense, com repercussão no caderno da Zero Hora. Vale a pena ouvir suas opiniões.

link da matéria no DC –  http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/casa-e-cia/noticia/2014/06/mauricio-arruda-e-um-legitimo-cacambeiro-4529035.html

link do Missão Casa