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UDESC promove workshop de Design Territorial e Urbano

26 de agosto de 2014 0

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Entre 1º e 5 de setembro, o Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, realizará um curso gratuito de introdução ao Design Territorial e Urbano, com o designer Eduardo Barroso Neto, que é conselheiro de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Conselho Internacional das Organizações de Design Industrial (Icsid).

O curso, que ocorrerá no Auditório da Udesc Ceart, das 18h às 22h, busca apresentar uma metodologia propositiva para a construção de um cenário futuro possível e desejável para um determinado espaço territorial, com base nas suas vocações, aspirações e desejos.

Voltado para designers, arquitetos e urbanistas, engenheiros de tráfego, planejadores urbanos e estudiosos de Ciências Sociais em geral, o curso terá carga de 20 horas, com aulas expositivas, estudos de casos, exercícios individuais e em grupos, exercícios práticos e pesquisas de campo.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas com o Departamento de Design da Udesc Ceart pelo e-mail design.ceart@udesc.br.

 

Contribuições da área
Entre as contribuições do Design Territorial, está a discussão de modelos alternativos de crescimento e desenvolvimento para as cidades ou territórios capazes de atrair e fixar capital humano e financeiro de qualidade baseada em sua capacidade criativa.

Outra ação é projetar produtos e serviços de interesse público, desde equipamentos de uso coletivo até sistemas de comunicação, que melhorem as condições de segurança e lazer da população e gerem novas oportunidades de trabalho e renda em nível local, respeitando a cultura e o ambiente.

Programa do curso

1º de setembro: Construção de cenários futuros
Aspectos abordados: Globalização e polarização do consumo; O mercado de bens simbólicos na América latina; A economia da experiência e a economia criativa.

Macro tendências: Produtos globais x produtos locais; Produtos efêmeros x produtos duráveis; Produtos físicos x produtos imateriais; Serviços massivos x serviços personalizados. Cenários possíveis; Oportunidades para o design; Ciclo da inovação e do design; O Design social (artesanato); Design territorial e urbano. Design estratégico.

Trabalho em grupo. Definir e caracterizar um território com base em suas especificidades e singularidades. Possibilidades e perspectivas futuras. Trabalho individual: pesquisa de referentes visuais.

2 de setembro: Identificação de necessidades e demandas
Aspectos abordados: Processo de identificação dos principais problemas da comunidade; públicos-alvo a serem pesquisados; Conteúdo e aplicação da ferramenta de pesquisa; Escuta sensível.

Trabalho individual: pesquisa com público-alvo

3 de setembro: Identificação da oferta
Aspectos abordados: Metodologia de pesquisa para identificação dos atrativos e da capacidade de resposta da comunidade frente aos novos desafios; Estado da arte na produção de bens simbólicos; Metodologia de pesquisa sobre Matriz Cultural.

Trabalho individual ou em duplas: pesquisa identitária; aplicação dos questionários; elaboração da matriz cultural.

4 de setembro: A imagem de um território
Aspectos abordados: A Comunicação no espaço público (segurança, serviços, informativa, publicitária, visual, sonora); Cartografia urbana; Marca de origem; Marca cidade; Estratégias de sensibilização.

Trabalho em grupo: conceito norteador para a imagem da cidade; acupuntura urbana; identificação de problemas e soluções de curto prazo.

5 de setembro: Apresentação dos resultados
Conceitos norteadores para projetos e ações nos seguintes temas:
- Design de suporte a gastronomia regional
- Divulgação eletrônica das rotas e atrativos
- Guia dos empreendimentos turísticos de referencia cultural
- Identidade visual de produtos promocionais das rotas
- Padronização de mobiliário urbano e viário
- Projetos dos equipamentos de apoio e serviços
- Valorização e promoção comercial de empreendimentos ou de produtos típicos.

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