Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Um pouco da história da Mostra Casa & Cia...

11 de setembro de 2014 4

Estava pensando sobre o que escrever com a abertura da Mostra Casa & Cia, que acontece a partir de amanhã, dia 12 de setembro. Voltei no tempo e achei importante compartilhar a história do caderno Casa & Cia, do Diário Catarinense. Afinal foi o produto que deu origem à mostra de decoração.

O caderno surgiu como Materiais de Construção, em 1994. Eu havia deixado a redação do DC para ficar mais tempo com meu primeiro filho.  A jornalista Sibyla Loureiro, então, me chamou para fazer o caderno. Ela trabalhava em um novo departamento do Diário Catarinense, criado para unir comercial e redação. Os repórteres eram todos terceirizados – o fotógrafo Philippe Arruda foi o primeiro a fazer o caderno comigo. Logo em seguida o suplemento passou a ser chamado de Casa Nova, o primeiro caderno segmentado em decoração, arquitetura, paisagismo e áreas afins de todo o grupo RBS . No ano seguinte, 1995, fiz a cobertura da primeira mostra de decoração de Florianópolis, Casa Arte.

8 de novembro de 1994. Essa é a data do primeiro número. Comecei como repórter, sem entender do assunto, mas acho que sempre gostei do tema e não sei fazer nada sem me envolver por completo. Foi uma paixão que abriu outras portas na mesma área – IAB-SC, Missão Casa (TVCOM), Anuário de Arquitetura SC, hoje ArqSC, e Curta Design (Itapema FM). Quando gostamos do que fazemos, o trabalho passa a ser um prazer e a dedicação é infinita!

Como tudo, os produtos precisam se renovar e se reinventar e o caderno mudou para Casa & Cia e a mostra acompanhou a proposta alinhada com outros produtos do grupo RBS. Mas o bacana disso tudo é que o caderno e a própria mostra estão fazendo um registro da história  da decoração e do design em SC. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e, apesar da idade ir avançando, gosto de poder enxergar o segmento com repertório e informação, saber discernir, conhecer quem construiu as bases do NCD, da AsBEA, quem é referência, os primeiros lojistas do setor, os pioneiros, enfim…

Lá se vão quase 20 anos …

casa nova 1

O número 1.

 

casa nova 3

Primeiro mostra de decoração, cobertura feita pelo caderno.

casa nova 6

Casa e escritório dos arquitetos Maria Lúcia e Paulo Gobbi.

casa nova

Ana Lubi veio de São Paulo para abrir loja de persianas com novo conceito em Florianópolis.

casa nova 4

Arquiteto Abreu Jr. participava das mostras de decoração.

casa nova 5

Quem conhece?

casa nova 7

Decoração feita pela dupla Luciana Bossle e José Alfredo Beirão.

casa nova 2 - Copia

 

Comentários (4)

  • Luciana Bossle Silveira diz: 11 de setembro de 2014

    Tudo isso também fez parte do meu crescimento, Simone Bobsin, e sou grata a cada cliente,lojista,profissionsis parceiros e a meus grandes amigos arquitetos José Alfredo Beirão Filho, Joel Pereira, Ronaldo de Lima…com eles aprendi muito! E vamos continuar…construindo nossa trajetória, e fazendo o que amamos!

  • Luciana de Moraes diz: 13 de setembro de 2014

    Bob,

    É um prazer acompanhar seu exercício, seu entusiasmo, a linguagem que vc criou e a sua inquietação em todo esse tempo. E quanta coisa boa vc ajudou a construir! Parabens!

Envie seu Comentário