Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de setembro 2014

Exposição “Fabrica e Invenção”, da obra do arquiteto Lelé, pode ser visitada na Mostra Casa & Cia

30 de setembro de 2014 0

exposição

Qual Artista ou Arquiteto?

por Vicente Wissenbach

Florianópolis recebe exposição. São retratos da obra de João da Gama Filgueiras Lima, conhecido internacionalmente como Lelé, um dos expoentes da arquitetura brasileira, arquiteto este que nos deixou há poucos meses, aos 82 anos de idade. A exposição é formada por imagens inéditas fotografadas por Nelson Koln, fotógrafo formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e especialista em fotos de arquitetura e cidades.

Lelé iniciou a carreira junto a Oscar Niemeyer na construção de Brasília e se consagrou como um arquiteto de projetos modernistas, comprometido com integração com a paisagem e com o contexto cultural. Sua obra é reconhecida especialmente pelo conjunto de projetos que desenvolveu junto à Rede Sarah de hospitais e por seus trabalhos na área de pré-fabricação dom argamassa armada.

São quatro painéis com cerca de 1,80 de altura por 2,30 de largura com imagens inéditas que contarão um pouco da história do arquiteto. “A ideia é que o visitante se sinta dentro da obra”, afirma Jodéli Laurindo Florenço, arquiteta que organizou a exposição.

Em 2012, Lelé ganhou a considerada mais importante premiação de arquitetura das Américas, a Medalha de Ouro da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA). Em 1998 e 2002, recebeu o Prêmio da Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo; já em 2001, o Grande Prêmio Latino-Americano na 9a Bienal Internacional de Arquitetura. Na literatura, em 2013, foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti, com o livro “Arquitetura: Uma Experiência na Área da Saúde”. Apesar de ter nascido, crescido e se formado no Rio de Janeiro, passou a maior parte da vida adulta em Brasília e em Salvador.

A exposição “Fabrica e Invenção”, montada pelo Museu da Casa Brasileira, de São Paulo, foi exibida em com sucesso também no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba) e Teatro Castro Alves (Salvador). O circuito internacional da exposição foi iniciado na Holanda.

(Vicente Wissenbach é jornalista especializado em arquitetura, fundador da Revista Projeto).

Ambientes conceitos valorizam objetos

29 de setembro de 2014 0
13_Rico Mendonça_Hand Made_FERNANDO WILLADINO

Galeria que expõe móveis assinados, por Rico Mendonça para a Woodencraft. Foto de Fernando Willadino

Hoje no programa Missão Casa tem ainda dois projetos conceituais: Hand Mande, por Rico Mendonça; e Espaço Santa Rita, por Allume Iluminação. É a partir das 23h, na TVCOM>

allume 2

allume 4

Espaço Santa Rita desenvolvido pelas arquitetas Marina Makovieck e Paola Simoni, o ambiente propõe uma experiência com a luz por meio de pequenos espaços que transformam as luminárias em obras de arte. O circuito de visitação proposto termina numa verdadeira aula sobre iluminação. É uma experiência interativa. Projeto de Paola Simone e Marian Makowiecky para a Santa Rita.

 

Cozinha é protagonista em projetos da Mostra Casa & Cia

29 de setembro de 2014 0

A cobertura da Mostra Casa&Cia no Missão Casa de hoje apresenta projetos que valorizam a cozinha como protagonista do ambiente. A  linguagem é sofisticada e o espaço ganha o mesmo cuidado nas escolhas de acabamentos e revestimentos. A cozinha muitas vezes é o coração da casa, em outras é um espaço de afeto e memória. Assista hoje às 23h, na TVCOM.

_MG_7845-Editado

Ambiente Viva Sua Casa, do escritório Robson Nascimento Arquitetos para a Evviva, valoriza a cozinha como protagonista do ambiente. Foto Mariana Boro.

_MG_8714-Editado

Ambiente Viva Sua Casa. Foto Mariana Boro.

56_Giovani Boneti_Lica_Tais Bonetti_HERMES BEZERRA

Apartamento decorado HUS, com cozinha sofisticada, por Marchetti Bonetti Arquitetos para a Pedra Branca. Foto Hermes Bezerra.

17_Roberto Rita_Cozinha_FERNANDO WILLADINO

Cozinha da Terra por Mantovani & Rita para a Dellanno. Foto Fernando Willadino.

 

 

 

 

Prêmio Top 100 Kaza reúne profissionais premiados de todo o Brasil em Pernambuco

25 de setembro de 2014 0
IMG_0886_PB

Arquitetos que participam do TOP 100 da Revista Kaza em parceria com o shopping Casa e Design. (E) Thais Zimmermann e Luiz Fernando Zanoni (Arch Design Studio), Thiago Alexandrino, Juliana Pippi, Cristiana Bez Delpizzo e Robson Nascimento, Silvana Margarin e Rafael Caramori (Calli Arquitetura). Foto ACasaa.

Cem escritórios de arquitetura e decoração de todo o Brasil embarcam, na próxima quinta-feira, 25 de setembro, para Porto de Galinhas (Pernambuco), onde acontece a grande festa de entrega do Prêmio Top 100 Kaza, promovido pela revista Kaza.
São cinco os coletivos catarinenses presentes na relação dos mais atuantes do mercado nacional, comandados pelos arquitetos Juliana Pippi, Luiz Fernando Zanoni (Arch Design Studio), Robson Nascimento e Cristiana Bez Delpizzo, Thiago Alexandrino e a dupla da Calli Arquitetura formada por Silvana Margarin e Rafael Caramori.
“A revista Kaza reúne todos os premiados numa grande festa de confraternização, conteúdo e relacionamento. No evento também acontece o lançamento do anuário com projetos dos 100 escritórios mais atuantes do mercado de arquitetura e decoração nacional”, explica o diretor do Casa & Design - empreendimento parceiro do prêmio em Santa Catarina -, Celso Furtado de Mendonça.
A programação  acontece de 25 a 28 de setembro, no Summerville Beach e Resort, em Porto de Galinhas (PE). A cerimônia de premiação e lançamento do anuário será na sexta-feira, 26 de setembro, a partir das 20h, no Teatro Muro Alto. Destaque para a palestra com Maarten Bess, no sábado(27), a partir das 10h30, considerado um dos mais expressivos nomes da atualidade. A edição encerra com a festa Moon Rise ao som do Dj Jesus Luz.
(Texto ACasaa).

Saccaro promove bate-papo na Mostra Casa & Cia

23 de setembro de 2014 0
unnamed (2)

Cadeira Cobogó desenhada por Roque Frizzo para a Saccaro. Ambiente de Evandro Gaspar para Mostra Casa & Cia.

Investir no traço e no potencial do design brasileiro. Este tem sido o caminho seguido pela Saccaro que apresenta com frequência, ao mercado de decoração, seus produtos assinados por profissionais de destaque no cenário nacional. “A parte criativa está em êxtase com os profissionais renomados que estão contribuindo para desenvolver a identidade dos nossos produtos”, comemora Márcia Lopes Murano, franqueada da Saccaro, em Florianópolis.

Os designers Roque Frizzo e Ana Revello Vazquez, dois dos representantes do time de colaboradores criativos da Saccaro, desembarcam em Florianópolis, na próxima semana, para compartilhar – especialmente com os profissionais da área – suas experiências na criação e desenvolvimento da nova coleção para a marca. O bate-papo será na próxima terça-feira (23), a partir das 17 horas, no Primavera Garden, na Mostra Casa & Cia. “A Saccaro tem a cultura de investir no design de suas próprias peças, criou o seu próprio DNA e é sobre isso que vamos falar”, complementa Márcia.

6117-6120_02-baixa

Estofado da coleção TEZ, de Ana Revello Vazquez e Renato Solio, inspirada na natureza e suas texturas. Sua estrutura traz a madeira e revestimento em fibra natural que reproduzem o desenho da própria tez. Destaque para o detalhe de costura e aplicação de botões de madeira no mesmo acabamento da fibra natural.

Logo após a conversa, às 19 horas, a empresária recebe convidados na sua loja para apresentar a nova coleção 2014 da Saccaro, que tem como carro chefe peças exclusivas para a área interna. A coletânea, composta por sofás, poltronas e mesas de centro, se destaca pela elegância e sofisticação, presentes nas linhas geométricas, composições diferenciadas e na mistura de materiais e acabamentos dos móveis.
(Texto ACasaa)
Bate-papo Saccaro, Mostra Casa & Cia
Horário: 17h
Onde: Primavera Garden, Florianópolis
Quanto: Valor de entrada Mostra Casa & Cia
Obs: O coquetel na loja Saccaro será a partir das 19h somente para
convidados.

IMG_4090

Cobogó inserida na vitrine desenvolvida para a marca pelo designer e arquiteto Roque Frizzo.

Coworking e case de ergonomia no TRT-SC são assuntos no Missão Casa de hoje

22 de setembro de 2014 0

O Missão Casa desta segunda apresenta o retrofit realizado no galpão onde acontece a Mostra Casa e Cia.  Em entrevista ao programa, o arquiteto Guilherme Moki fala do projeto com conceito de um grande coworking empresarial que será ocupado por empresas de tecnologia após a mostra.

MostraFachada2014

Fachada por Guilherme Moki, foto de Fernando Willadino.

2 Guilherme Mok_Lounge_FERNANDO WILLADINO (1)

Lounge por Guilherme Moki, foto de Fernando Willadino.

O ambiente do escritório Arte Urbana Arquitetura também sugere um espaço de coworking  e inaugura a participação dos arquitetos em mostras de decoração. O designer de interiores Sandro Clemes foca em um escritório que tem como referência a arquitetura brutalista, e apelo estético pop retrô.

unnamed

Antonio Couto e André de Amorim, do Arte Urbana. Foto minha.

arte urbana 1

Coworking Arte Urbana, foto pessoal

sandro

Sandro Clemes.

sandro 2

Escritório, foto de Mariana Boro.

Além dos ambientes da Mostra Casa&Cia, o programa traz ainda uma matéria no Tribunal Regional do Trabalho de SC, exemplo nacional de investimento na saúde do servidor. Entre as  mudanças, a troca do modelo de cadeira foi fundamental no processo. E o bacana que o modelo escolhido foi comprado em Florianópolis, na J.Zilioto.

É segunda, dia 22, às 23h, na TVCOM.

 

Design e exportação é tema de evento pré-bienal hoje em Joinville

22 de setembro de 2014 0

Como o design influencia o desenvolvimento de um produto e o quanto é capaz de torná-lo melhor? Cases de sucesso serão tema da palestra “Design Exportação”, da diretora executiva do Centro Brasil Design (CBD), Letícia Castro, no Painel Index SC, no Senai de Joinville, nesta segunda-feira (21). Especialista no assunto, Letícia tem no currículo 13 anos de atuação nas áreas de gestão do design, design estratégico, design thinking e polícias públicas. Segundo o Diagnóstico do Design Brasileiro (2014), menos de 20% dos empresários brasileiros vêem o design como fator determinante e que contribui para favorecer a exportação.

O Painel Index SC, evento pré-Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa, vai trazer na mesma noite outros dois profissionais destaques no mercado nacional – os designers Rodrigo Brenner, com a palestra “Design Invisível”, e Jaakko Tammela, que falará sobre Design Thinking.

Brenner estudou Design de Produto na PUC-PR e no Politecnico di Torino (Itália), Coolhunting e Análise de Tendências. Co-fundador da empresa Furf Design Studio, premiada nacionalmente e internacionalmente, com publicações em livros e revistas de mais de dez países pelo mundo e frequentemente convidada para expor em renomados eventos, como na Semana de Design de Milão. O designer também é criador e professor do premiado Projeto Design Invisível, que tem como objetivo ensinar a importância, a poesia e a essência do Design para jovens com deficiência visual.

O terceiro profissional a palestrar na segunda-feira, Jaakko Tammela já recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Ele é designer de produtos há 13 anos, especializado em Marketing pela ESPM/RJ e Liderança Criativa pela Berlin School. Ao longo de sua trajetória, trabalhou como designer em estúdio próprio, foi responsável pelo desenvolvimento do núcleo de Estratégia e Inovação da Índio da Costa AUDT e, na Whirlpool, pela criação das áreas de Futures Insights para LATAM e Experience Design, replicada globalmente. Atualmente, além de ser responsável pelo redesenho dos cursos de extensão do IED/SP, trabalha como consultor para empresas privadas e governo.

(Informação Comunicação SC Design)

Sobre a Bienal Brasileira de Design

O objetivo da Bienal Brasileira de Design é apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. A cada dois anos o evento acontece em uma cidade do país. A quinta edição, a Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa, de 15 de maio a 12 de julho de 2015, está em fase de organização e desde já é apoiada da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). A identidade visual já foi escolhida e a curadora Adélia Borges já trabalha na estruturação das exposições. Além disso, estão sendo promovidos eventos pré-Bienal, como a mostra de design catarinense “Index SC”, que está circulando por Santa Catarina, e o Painel Index SC, que reúne especialistas em design para dar palestras sobre o assunto em diversas cidades catarinenses.

Serviço

O quê: Painel Index SC
Quando: 22/9, 19h
Onde: Auditório do Senai. Rua Waldemar Dohler, 957, Zona Industrial Norte
Quanto: Gratuito

 

Arte, design e urbanidade são temas de debate em evento pré-Bienal

19 de setembro de 2014 1

Arte, design e urbanidade serão os temas discutidos no Jantar de Ideias promovido pela SC Design e FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina), nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, às 20h, no Hotel Il Campanário. O evento pré-Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa contará com a presença de mais de 20 designers que se destacam nacionalmente e participarão do evento internacional em 2015. Os renomados designers Bruno Porto e Guto Índio da Costa, o arquiteto e urbanista Manoel Coelho, o artista Joelson Bugila e o gerente de Inovação e Design da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Marco Aurélio Lobo, farão parte da mesa de debate, que terá como mediador o arquiteto e urbanista Dalmo Vieira Filho, secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) de Florianópolis.  O evento é aberto ao público.

Um dos convidados é Guto Índio da Costa. O designer do Rio de Janeiro é conhecido pela criação do ventilador de teto Spirit, sucesso de vendas, e por projetos como a dos pontos de ônibus da cidade de São Paulo. Ele criou quatro modelos de abrigo, cada um pensado para dialogar com um tipo de cenário presente na cidade: modelo “brutalista” tem design “futurista e impactante”; o “minimalista” tenta não intervir no visual histórico da cidade; o abrigo “caos estruturado” é o mais simples de todos e o mais usado; e o modelo “high-tech” tem um touchscreen com informações adicionais sobre itinerários.

bienal 1

Guto Índio da Costa.

bienal 3

Manoel Coelho.

Bruno Porto é designer gráfico, educador e curador carioca com trabalhos premiados e expostos nas Américas, Ásia, África e Europa, e publicados em mais de 40 livros e revistas internacionais.  Autor de livros e textos sobre design e ilustração, lecionou no Rio de Janeiro (1996-2006) e Xangai (2006-2010), e atualmente coordena o curso de Graduação Tecnológica em Design Gráfico do Centro Universitário IESB em Brasília.

bienal

Bruno Porto.

Joelson Bugila trará seu olhar de artista para o debate. Nascido em Criciúma (SC), ele trabalha com intervenções urbanas como a intitulada “Escute a Cidade”, que se espalhou por cidades como Montevidéu, Buenos Aires, São Paulo, Paris, Londres e Barcelona em 2008. O arquiteto e urbanista Manoel Coelho, referência na área de arquitetura educacional, também integra a mesa de debate. Suas principais obras, PUC-PR e Universidade Positivo, estão constantemente presentes nas mais diversas publicações nacionais e internacionais. Outro convidado especial é Marco Aurélio Lobo, da Apex Brasil. A Agência atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A ideia de discutir os conceitos e a integração entre arte, design e urbanidade vem ao encontro da proposta da Bienal Brasilera de Design 2015 Floripa, que se propõe a pensar o design para todos, inclusive o design aplicado nos equipamentos urbanos, explica a coordenadora geral da edição catarinense da Bienal, Roselie Lemos.

Encontro de designers

Estarão presentes no Jantar de Ideias 20 designer e dois curadores – Bruno Porto e Rico Lins – que participarão da Bienal em 2015. O grupo estará reunido em Florianópolis para workshop no qual serão discutidos os conceitos a serem aplicados em cartazes que terão como ponto de partida o tema da Bienal: Design Para Todos. Os designers terão um mês para enviar suas propostas que passarão pelo crivo da curadoria. O resultado poderá ser apreciado durante a Bienal em diversos pontos da cidade, entre eles a Avenida Beira Mar Norte, Santo Antônio de Lisboa, Riberião da Ilha, Jurerê Internacional e Parque de Coqueiros.

Os designer selecionados para assinarem autoria dos cartazes são: Beto Martins, Breno Pineschi/Hardcuore, Celso Longo, Celso Silva e Silva, Cristina Pagnoncelli, Daniel Pinheiro, Flávia Nalon, Fernanda Machado, Francisco Bronze, Guto Lins, Jair de Souza, Leo Eyer, Marcelo Martinez, Mariana Hardy, Maurício Negro Marcos Minini, Paula Del Bianco, Gustavo Duarte, Rodrigo Bleque, Tatiana Sperhacke e Thiago Lacaz. Todos têm um vasto currículo, muitos com prêmios nacionais e internacionais, que os tornam destaque no mercado de design brasileiro.

 

Sobre a Bienal Brasileira de Design

O objetivo da Bienal Brasileira de Design é apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. A cada dois anos o evento acontece em uma cidade do país. A quinta edição, a Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa, de 15 de maio a 12 de julho de 2015, está em fase de organização. A identidade visual já foi escolhida e a curadora Adélia Borges já trabalha na estruturação das exposições. Além disso, estão sendo promovidos eventos pré-Bienal, como a mostra de design catarinense “Index SC, que está circulando por Santa Catarina, e o Painel Index SC, que reúne especialistas em design para dar palestras sobre o assunto em diversas cidades catarinenses.

(texto de Letícia Kapper).

 

Serviço

O quê: Jantar de Ideias – evento pré-Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa

Quando: 19/9, às 20h

Onde: Hotel Il Campanário, av. dos Búzios, 1760, Jurerê Internacional

Quanto: ADESÃO com direito ao jantar: R$65, R$45 (estudantes). A entrada para estudantes é limitada a 50 entradas mediante apresentação de carteirinha. Reservas no e-mail: comercial@jiah.com.br ou pelo tel: 48 3261-6014

 

Mostra Primavera no Beiramar Shopping

18 de setembro de 2014 0

Começou hoje, dia 18, no Beiramar Shopping, a Mostra Primavera, que tem como tema a literatura, principalmente textos relacionados a poesias. A organização foi feita por mim, a convite do marketing do shopping. Aceitei o desafio e chamei um time de arquitetas-paisagistas, uma escola de design, floristas e lojistas para participar do evento, que acontece até o dia 28 de setembro. A ideia é celebrar a  chegada da primavera unindo várias linguagens artísticas.

A ideia das poesias surgiu de uma conversa com a arquiteta-paisagista Juliana Castro. Já a arquiteta e professora do Centro de Artes e Design, Maria Pilar Arantes, irá promover apresentações com o dueto Appassionato Música e Arte de músicos violinistas Fernanda e Elias, ambos da Camerata de Florianópolis.

Além da poesia e da música, os espaços terão propostas bem distintas que vão de mesas com clima primaveril, a outros conceituais. Tem ainda a atualíssima parede verde e ainda a tradicional feira da primavera. Com uma proposta diferente, a Callas Plantas Permanentes associada à artista plástica especializada em ilustração científica Lu Mori, criaram um espaço que expõe alguns trabalhos da artista.

Participam ainda as arquitetas-paisagistas Ana Trevisan e Juliana Castro; a escola Centro de Artes e Desig; as floristas Juliana Hames e Gracieli Dall’agnol da EquipeDecor; a empresa Teto Vivo; Floratto Festas, e as lojas Maison Trois, Klim Decorações e Oficina da Terra.

A exposição será realizada de 18 a 28 de setembro nos pisos L1, L2 e L3 do Beiramar Shopping. A visitação dos espaços é gratuita.

 

Serviço

O que: Mostra Primavera

Quando: de 18 a 28 de setembro

Onde: pisos L1, L2 e L3 do Beiramar Shopping.

 

Apresentação em dueto Appassionato Música e Arte dos músicos Fernanda e Elias

Dias 18 e 19: das 20h às 21h

Dia 21: das 17h às 18h

primavera 10

Calla e Lu Mori e os desenhos pendurados em meio ao jardim.

primavera 5

Jardins & Afins por Juliana Castro e a cadeira customizada cujo assento virou um jardim.

primavera

Ana Trevisan e suas árvores receptivas esperando que sejam preenchidas com desejos na instalação Primavera dos Desejos.

primavera 8

Detalhe dos vasos ao tempo na ambientação de Juliana Castro.

primavera 4

O Centro de Artes e Design trouxe um ambiente alegre, com almofadas coloridas, para acolher o espectador

primavera 3

Ideias para uma decoração de festa com a atmosfera da Primavera pela Floratto Festas.

primavera 2

Super em alta, as paredes verdes ganharam uma opção com temperos. Uma ideia bacana da Teto Vivo.

primavera 1

A mesa com o tempero da Primavera não poderia faltar e a sugestão é da Maison Trois.

 

Conexões, jardim que propõe uma pausa na rotina integra Mostra Casa&Cia

15 de setembro de 2014 0

10672418_768126456583228_5799038232844481835_n

Conexões, um jardim interativo que promove uma pausa no cotidiano para ouvir os pássaros e contemplar a natureza. Assista ao projeto da arquiteta paisagista Juliana Castro, hoje no Missão Casa, a partir das 23h, na TVCOM.

O projeto integra a Mostra Casa&Cia 2014 e assim começamos nossa temporada de cobertura.

Assista a chamada aqui:
https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=mceNpF0BY6U