Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de outubro 2014

Cobertura especial da premiação TOP 100 no Missão Casa de hoje

27 de outubro de 2014 0
blog 10

Porto de Galinhas.

blog 9

O Missão Casa de hoje traz a cobertura especial do TOP 100, premiação da Revista Kaza em parceria com o Shopping Casa e Design. Fomos à Porto de Galinhas acompanhar a viagem e a premiação de cinco escritórios de arquitetura de SC que estão entre os mais atuantes do país.

Além de registrar esse prêmio que se difere por publicar projetos dos profissionais na revista de circulação nacional, fizemos duas entrevistas muito legais:  com o diretor de redação da Kaza e o reposicionamento no mercado, e com um dos designeres super expressivos atualmente , o holandês Maarten Baas, que criou duas peças para a brasileira  A Lot Of Brasil que serão lançadas no próximo Salão do Móvel de Milão, na Itália.

É hoje, dia 27, às 23h, na TVCOM.

blog

TOP 100.

blog 5

blog 4

Designer holandês Maarten Baas.

blog 1

Momento de turismo em Porto de Galinhas com Luciana de Moraes e o cinegrafista Guilherme Ribeiro.

blog 8 blog 7 blog 6

 

 

 

Instalação "Máquina Orquestra", que converte códigos em som e movimento, será apresentada na Célula Culturla

27 de outubro de 2014 0
roberto freitas 1
O projeto é resultado das residências e experimentos de um grupo de artistas integrado por Roberto Freitas, da Arco Projetos em arte, Marcelo Comparine (SP) e a dupla Nelson Soares e Marcos Moreira do Grivo de Belo Horizonte. Eles testaram as possibilidades da transmissão de dados e as  transcreveram em sequência de imagem, sonoridade, movimento, através do financiamento da Funarte Arte Visuais, na décima edição. “Maquina Orquestra” será apresentado no Célula Cultural Mané Paulo, nos dias 28 e 29 de outubro, às 20h, em Florianópolis (entrada gratuita).
A experiência do grupo partiu da construção de dados impressos em rolo de papel perfurado, uma espécie de partitura. A leitura é feita por máquinas produzidas especialmente para a performance, com base construtiva no sistema da pianola – papel fino que contém as notas musicais reproduzidas através das marcações. “Durante as residências construímos três máquinas que leem as informações pré-programadas em bobinas de papel perfurado e transformam essa informação em pulsos elétricos binários. Essas máquinas são a parte principal da instalação”, explica Freitas. Nesta lógica, a sequência de sinal é transmitida a outra máquinas e computadores por meio de um hardware programado na plataforma arduino – ambiente de prototipagem eletrônica de hardware livre.”Nos computadores, os sinais se transformam em som, à medida que as máquinas interpretam a programação desdobrando paisagens sonoras e ativando outras esculturas que fazem outros sons. Os artistas interagem com os sons das máquinas numa performance audiovisual que mistura artes plásticas e música contemporânea”, complementa.
No palco, o grupo faz uso de computadores, câmeras de vídeo, projeções e instrumentos musicais compondo uma interação entre as linguagens, convertendo as informações em performance no espaço e tempo. 
Ficha Técnica:
Projeto Máquina Orquestra

Realização:

 Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10 Edição

.
Produção: Arco Projetos em Arte.

Artistas: Roberto Freitas (FLN), Marcelo Comparine (SP) e O Grivo (BH).

Acompanhamento Curatorial: Paula Borghi.

Serviço: 
Projeto Máquina Orquestra​
Quando: 28 e 29 de outubro
Horário: 20h
Onde: Célula Cultural – Florianópolis
Entrada: Gratuita
roberto freitas

Marchetti Bonetti assina dois ambiente na Mostra Casa & Cia

20 de outubro de 2014 0

O escritório MarchettiBonetti+, dos sócios Taís Marchetti Bonetti e Giovani Bonetti, está com dois ambientes na Mostra Casa & Cia 2014: o Espaço Hus, um apartamento de dois quartos com planta versátil, em que um dos quartos se integra à sala, possibilitando diversos usos, e a Casa Pedra Branca, uma townhouse ou apartamento-jardim, conceito de residência comum em outros países, de apartamentos térreos com varandas.

Hus significa casa em dinamarquês e para esse espaço a dupla apostou nas portas divisórias de ambiente, que permitem a integração de um dos quartos com a sala. A alternativa na planta torna o espaço versátil, podendo ser moldado de acordo com a necessidade do momento.

IMG_5798

Apartamento HUS. Todas as fotos são da Rô Reitz.

IMG_5802

Outra tendência são os revestimentos em grande formato, como os presentes nos banheiros do apartamento. Esse tipo de porcelanato está cada vez mais em alta, e é destaque em feiras mundiais como a Cersaie, de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, em Bolonha, na Itália.

IMG_5810

As nuances acinzentadas e creme e os tons médios de madeira se firmam como opções de cores neutras para ambientes. Entre o mobiliário, peças dos arquitetos -designers Jader Almeida e Sérgio Rodrigues são destaque, assim como a estante leve e fluida que reveste uma das paredes.

Casa Pedra Branca

IMG_8642

Apartamento jardim, fotos Rô Reitz.

Cores vivas e muita criatividade são os partidos para a Casa Pedra Branca, ambiente conceitual da mostra.  Tons de amarelo, verde e vermelho estão presentes nas paredes, nos painéis grafitados pelos artistas Ishbel, Marcelo Barnero e Pedro Drim, vetorizado pela Over Digital e plotado pela Visual Decor, e nos móveis com forte identidade. Neste espaço o escritório Marchetti Bonetti fez parceria com a produtora de eventos Lica Paludo.

IMG_8654

Atenção: a Mostra Casa & Cia acontece até 26 de outubro em dois locais: na Primavera Garden Center, na SC 401, e no Passeio Pedra Branca, na Cidade Pedra Branca, em Palhoça.

IMG_8686 IMG_8667 IMG_8617

Missão Casa de hoje está imperdível ...

20 de outubro de 2014 0

… converso com a jornalista Jana Hoffmann, do blog Feito Casulo, e a arquiteta Beatriz Kubelka, que fez o ambiente Missão Casulo Feito Casa em homenagem ao Missão Casa e ao Feito Casulo. O ambiente da Mostra Casa e Cia pretende refletir sobre o tema “casa e a casa das casas” e provoca o visitante a escrever que é casa para ele.  Mostramos ainda o ambiente Bem-estar, da arquiteta Cláudia Wendhausen.

blog 4

Da direita para esquerda, Jana Hoffmann, Bia Kubelka, eu e a artista plástica Juliana Hoffman.

 

blog 3

Missão Casulo Feito Casa faz homenagem ao programa Missão Casa e ao blog Feito Casulo.

blog 1

Presente da artista Juliana Hoffmann: a pintura foi feita sobre fotos que eu postei no meu instagram. Depois da mostra irão para a minha casa.

34_Beatriz Kubelka_FERNANDO WILLADINO

Missão Casulo Feito Casa por Bia Kubelka. Foto Fernando Willadino.

32_Claudia Wendhausen_FERNANDO WILLADINO

Bem-estar, por Cláudia Wendhausen. Fotot Fernando Willadino.

Registramos no programa o evento Café com Design, uma realização do ArqSC, anuário do qual sou coordenadora editorial, que aconteceu na Livraria Tom de Luiza, na Pedra Branca. Para conversar sobre Indústria e Design, convidamos a diretora criativa do Instituto Orbitato, Celaine Refosco, e a coordenadora executiva da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa, Roselie Lemos.

Assista ao programa que está super bacana. É às 23h, na TVCOM.

 

Fotos do evento Café com Design de Cristina Estefano.

blog 1

Celaine Refosco e Roselie Lemos.

blog 0 blog 2 blog 3 blog 4 blog 5 blog

 

 

Referência sessentinha na nova coleção da Larco

16 de outubro de 2014 0
larco

Poltrona Ness, foto Philippe Arruda.

A Larco, empresa catarinense de mobiliário, apresenta sua nova coleção nesta quinta-feira (16), no showroom da marca, no Shopping Casa & Design. A principal referência proposta pela curadoria do Estúdio Nada se Leva é sessentinha. André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, apostaram nos intensos anos 60 nos 21 lançamentos e mais 11 atualizações de peças já consagradas, a exemplo da poltrona Bergere e do sofá Domo.

A característica sessentista surge principalmente no uso de cores e na madeira como matéria prima. Destaque para as lâminas naturais e versões em laca em tonalidades novas. Os formatos estão mais arredondados, com detalhes aparentes nos acabamentos com latão, metais dourados envelhecidos, tramados, botonês.

A coleção apresenta um lançamento de estampa exclusiva, resultado da parceria com a Ratorói, de Jaraguá do Sul, e que há cinco anos estuda as possibilidades de aplicação do plástico pós-consumo. Flávia Vanelli, designer da Ratorói, ganhou o Prêmio D.Catarina, na categoria Superfícies e Acabamentos, com a pesquisa da ecomatéria. Entre as experiências realizadas a empresa desenvolveu a partir da estética do seu trabalho uma estampa digital sobre tecidos.

- O processo de confecção da ecomatéria, resultante do aquecimento de plásticos diferentes, deu origem a resultados visuais e composições únicas – destaca Flávia Vanelli, idealizadora da iniciativa na Ratorói. Poltronas daLarco serão vestidas pelo tecido com desenho exclusivo, um diferencial no mercado.

larco 1

André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, do estúdio Nada se Leva para a Larco.

 

Coletiva de lançamento internacional da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa

14 de outubro de 2014 0

A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa começa a ganhar visibilidade além fronteiras. Hoje, dia 14 de outubro, acontece a primeira coletiva com a presença de jornalistas nacionais e internacionais. Já estão confirmados nomes da Itália, Portugal, Colômbia, Chile e Argentina. Do Brasil, presença confirmada dos jornalistas do O Globo, Revista ABC Design, Zero Hora, Bamboo, Living Design, Design Magazine Brasil e da pioneira Maria Helena Estrada, da ARC Design.

Os curadores também participam do lançamento apresentando a estrutura da Bienal, as exposições, seminários, festivais e tudo que irá movimentar a cidade nos 60 dias do evento, de 15 de maio a 12 de julho no ano que vem. À frente da organização, um time com experiência e paixão pelo tema design, com repertório que inclui curadorias nacionais e internacionais, publicação de livros sobre o assunto e participação em comitês de tendências no exterior.

Design para todos é o tema que a Bienal propõe para a reflexão em 2015. E quando falamos em design, estamos falando de uma atividade cujo fim é a melhoria da qualidade de vida das pessoas.  Como diz a jornalista, pesquisadora e curadora Adélia Borges, design é uma concepção integral de produtos e serviços desde o seu início até a aparência exterior.

Santa Catarina é um estado privilegiado do ponto de vista da indústria ao reunir todos os setores como automobilístico, moveleiro, cerâmico, demoda, de software, por exemplo. Esse potencial e a diversidade do parque industrial foram determinantes para que o Comitê de Orientação Estratégica da Bienal escolhesse Florianópolis como sede do evento.

A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa  é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Movimento Brasil Competitivo, apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina, pela Associação Catarinense de Design e pelo Centro Design Catarina.

 

 

 

Joinville recebe "Casa", uma experiência em arte contemporânea

13 de outubro de 2014 0
cozinha Foto Cristiano Prim

Cozinha, fotod e Cristiano Prim.

Recebi o material do projeto “Casa” e somente agora consegui divulgar aqui no blog. Ao ler com atenção o material enviado pela jornalista Néri Pedroso lembrei que conheci esse excelente projeto há alguns anos – fui visitar e tenho até hoje o convite, um chaveiro com a chave da casa onde acontecia a performance juntamente com artes visuais.  Agora, “Casa” está sendo exibida na maior cidade do Estado, em Joinville até o dia 18 de outubro, portanto não perca tempo, a visita é obrigatória.

“Casa” conquistou o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013, da Fundação Catarinense de Cultura. Depois da primeira edição realizada em Florianópolis, em 2010, agora a artista Lucila Vilela ocupará em Joinville uma moradia do bairro América.A ideia é trabalhar cada cômodo da casa com vídeo-objetos artísticos e performances. A visitação é gratuita e o público poderá circular livremente em todos os ambientes.

Lucila Vilela 3 Foto Cristiano Prim

Artista e pesquisadora Lucila Vilela. Foto Cristiano Prim

Híbrida, a casa se transforma para receber a performance. Os eletrodomésticos e vídeo-objetos instalados compõem os trabalhos dos performers criados a partir de jogos de improvisação. Em cada ambiente, são realizadas ações inusitadas e situações inesperadas. Tanto as performances como os vídeos tem duração contínua, os sons e as imagens são exibidos de acordo com as atividades comuns do cotidiano de uma habitação familiar.

“É ver a casa como obra, em sua totalidade, e não apenas como um espaço de exposição. Os visitantes podem circular livremente nesse ambiente onde quase nada é estático”, diz Lucila. O público entra e pode ficar à vontade, acompanhar tudo de perto, dentro do horário, de quarta a sábado, das 20h às 24h e domingo, das 11h às 15h. Todos são bem-vindos.

Realização do governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, o projeto conta com o apoio da Essen Vinhos.

quarto2 Foto Cristiano Prim

Quarto, foto Cristiano Prim.

 

fechadura Foto Modesta Di Paola

Fechadura, foto de Modesta Di Paola.

Artista visual (realização/coordenação/direção): Lucila Vilela

Produção: Crica Gadotti

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso e Paloma Brum (assistente de comunicação)

Coordenador de montagem: Robison Soletti

Planta baixa e concepção de luz: Marcelo Schroeder

Parceria de realização dos vídeo-objetos: Roberto Freitas

Responsável técnico dos vídeo-objetos: Giorgio Filomeno

Projeto Gráfico: Zé Antônio Lacerda

Webdesigner: Christina Grammatikopoulou (Revista Digital Interartive: interartive.org)

Fotografia: Cristiano Prim

Filmagem: Alan Langdon

Figurinista: Ivi Carvalho

Performers:

Bia Vilela (bailarina da cozinha)

Diana Gilardenghi (bailarina do quarto)

Diogo de Haro (músico da sala)

Bárbara Biscaro (atriz/cantora da lavanderia)

Robison Soletti (ator circense do jardim)

Serviço

O quê: “Casa”

Quando: 8/10 a 18/10/2014, quarta a sábado, 20h às 24h; domingo, 11h às 15h.

Onde: Rua Presidente Castelo Branco, 128, bairro América, Joinville

Quanto: Gratuito

Saiba mais: Casa (Florianópolis/2010)
http://www.interartive.org/casa.html

Fan page oficial: https://www.facebook.com/casalucilavilela

Art Déco, Paulo Zulu e truques para ambientes compactos no Missão Casa desta segunda, na TVCOM

13 de outubro de 2014 0

No Missão Casa deste segunda, às 23h, apresentamos ambientes da Mostra Casa & Cia 2014, que foi prorrogada até o dia 26 de outubro. Programe-se para visitar a exposição que este ano acontece em dois destinos: em prédio anexo a Primavera Garden Center, em Florianópolis, e no Passeio Pedra Branca, em Palhoça.

Os projetos apontam olhares para o living com referência à praia, ao home theater inspirado no movimento Art Déco e às soluções de projeto em ambientes da mostra na Pedra Branca, que apresenta profissionais da região Metropolitana além de outros já participantes da exposição realizada pelo Diário Catarinense.

adri ti

Living por Adriana Tiezzi, foto Fernando Willadino.

carlos malinski

Home Theater por Carlos Malinski e Cláudio Oliveira inspirado no movimento Art Déco, destaque para as fotos das divas, uma das modelos é a arquiteta Ana Trevisan. Foto divulgação.

47_Jean Félix_HERMES BEZERRA

Refúgio do homem do mar, inspirado no modelo Paulo Zulu, por Jean Félix. Destaque para as cadeiras Alpha do estúdio de design Ipsilon. Foto de Hermes Bezerra.

46_Hillariane_Williana_HERMES BEZERRA

Casa e Estúdio por Hilariana Martins e Wiliana Giacomelli, apresenta soluções para espaços compactos. Foto de Hermes Bezerra.

44_Mariana Schwartz_HERMES BEZERRA

A bilheteria da mostra na Pedra Branca, por Mariana Schwartz Gomes, conta a história do bairro e destaca a foto histórica com os escritórios de arquitetura que começaram o projeto. Foto de Hermes Bezerra.

48_Robson Baldanza_HERMES BEZERRA

Smart Office, por Robison Baldanza, explora a tecnologia no ambiente corporativo. Foto de Hermes Bezerra.

53_Giovani Bonetti_Lica_Tais Bonetti_HERMES BEZERRA

Ambiente Conceito, por Marchetti Bonetti e Lica Paludo, apresenta o apartamento jardim como uma nova forma de morar. Foto de Hermes Bezerra.

52_Luciana e Leandro_HERMES BEZERRA

Man Cave, por Espaço 3 Arquitetura. Foto de Hermes Bezerra.

51_Jaqueline Walter_HERMES BEZERRA

Espaço Gourmet, por Jacqueline Walter. Foto e Hermes Bezerra.

50_Radigiane Modernel_HERMES BEZERRA

Go Home, por Radigiane Modernel, explora estantes assimétricas e flexíveis. Foto de Hermes Bezerra.

49_Gabriel Hering_HERMES BEZERRA

Garagem, por Gabriel Hering, traz a cena urbana para a casa dos carros. Foto de Hermes Bezerra.

 

 

 

ArqSC promove Café com Design com Celaine Refosco e Roselie Lemos

10 de outubro de 2014 0

Aproximar a indústria do design tem sido um dos focos de trabalho da diretora criativa do Instituto Orbitato, Celaine Refosco. Com sede em Pomerode, a entidade promove estudos nas disciplinas de moda, arquitetura e design e tem entre os professores nomes que fazem a diferença no cenário nacional como os estilistas Ronaldo Fraga e Jum Nakao, além de nomes internacionais. Mais conhecido fora de SC, o trabalho do Orbitato no campo da educação rendeu convite para participar da Heimtextil, feira de decoração e artigos têxteis que acontece na Alemanha. Além de mostrar a produção, Celaine integrou a mesa de observação de tendências que resulta no caderno Heimtextil Trends.

Celaine também é curadora da exposição sobre a indústria catarinense que será apresentada na Bienal Brasileira de Design Flroipa 2015. Para quem ainda não conhece o trabalho do Orbitato e a atuação da diretora criativa, programe-se para o Café com Design que irá acontecer dia 11 de outubro, às 10h da manhã, na Livraria Tom de Luiza, na Pedra Branca. O evento paralelo à Mostra Casa & Cia, é organizado pela publicação ArqSC e tem parceria com o Centro Design Catarina, FIESC e chancela da Bienal Brasileira de Design. A diretora executiva da Bienal, Roselie Lemos, irá integrar o bate-papo sobre design e indústria. E você é nosso convidado. Agende-se para participar desse diálogo criativo. O número de vagas é limitado. Informações pelo fone 9971 419 ou e-mail simonebobsin@arqsc.com.br

evento

celaine

Celaine Refosco, diretora criativa do Orbitato – Instituto de Estudos em Moda, Arquitetura e Design.

roselie foto atualizada

Roselie Lemos, coordenadora executiva da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015.

 

 

Mostra Casa & Cia no programa de hoje na TVCOM

06 de outubro de 2014 0

O Missão Casa traz no programa de hoje, dia 6 de outubro, mais da cobertura da Mostra Casa & Cia 2014, que foi prorrogada até o dia 26 de outubro:  nossos entrevistados falam dos projetos Sala de Estar e Jantar; Nosso Loft; A Casa dos Lares Ditosos; Office Cube; e Lounge e Home Office.

5_Flávia WendHausen_Joana Amin_FERNANDO WILLADINO

Nosso Loft por Flávia WendHausen e Joana Amin. Foto FERNANDO WILLADINO

7_Alcides Theiss_Rosane Girardi_FERNANDO WILLADINO

Sala de Estar e Jantar por Alcides Theiss e Rosane Girardi. Foto de FERNANDO WILLADINO

8_Sinei Machado_Karoline Bernardo_FERNANDO WILLADINO

Office Cube por Sinei Machado e Karoline Bernardo. Foto de FERNANDO WILLADINO

25_Patricia Moschen_FERNANDO WILLADINO

Lounge e Home office por Patricia Moschen. Foto de FERNANDO WILLADINO

36_Emerson Penso_Alexandre Felippe_FERNANDO WILLADINO

A Casa dos Lares Ditosos por Emerson Penso e Alexandre Felippe. Foto de FERNANDO WILLADINO