Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

55 fotógrafos abrem coletiva no Museu da Escola Catarinense expondo imagens afetivas

02 de dezembro de 2014 0
coletivo Caio Cezar

Foto de Caio Cezar.

A paisagem, o interior, o silêncio, o movimento, a geometria, os personagens, a mulher nua, a foto do vento, a saia rodada da moça, a praia, o deserto. Estas são algumas das imagens da exposição Coletivo Multicor: intercâmbio de imagens, que abre dia 3 de dezembro, quarta-feira, às 19 horas na Sala Mutações do Museu da Escola Catarinense, no Centro de Florianópolis.

A mostra foi organizada ao longo deste ano, a partir de convites. 55 fotógrafos e artistas visuais de Florianópolis foram desafiados a oferecer imagens afetivas de seus arquivos fotográficos ou de imagens captadas recentemente para o Coletivo Multicor: intercâmbio de imagens,

Os artistas apresentaram três obras de sua escolha. A professora de linguagem fotográfica do Centro de Artes da Udesc Lucila Horn fez a curadoria, selecionando uma imagem de cada um. O resultado é “uma espécie de crônica, onde por meio da fotografia cada participante interpreta o mundo, confere sentido às coisas, atribui significados por meio de mensagens visuais”, escreve Lucila na apresentação.

Segundo Alexandre Freitas, do Estúdio Multicor – impressão fotográfica, empresa realizadora da mostra, a intenção é fazer coletivas periódicas, provocando visibilidade, encontro e o debate sobre a atual produção fotográfica e artística de Santa Catarina. A maioria dos participantes desta primeira coletiva é fotógrafo profissional, mas há também amadores e artistas visuais.

Claudio Brandão apresenta fotos de observação de seu arquivo capturadas em São Paulo, em que ele saiu pelas ruas fazendo fotos com uma câmera compacta. A imagem escolhida retrata a cobertura do edifício Martinelli, um dos mais antigos de São Paulo. A foto selecionada de Caio Cezar é um “falso preto e branco” em que a imagem de um banco de madeira num piso petit pavê numa praça confunde o leitor pela sutileza das cores.

A foto selecionada por Adriana Füchter não é de arquivo, foi produzida para a exposição. É uma imagem em preto e branco do mar que chega na areia de uma praia em Florianópolis. O preto e branco também está presente nas imagens de Fábio Cabral, Walmor de Oliveira e João Assumpção, mas com cenas estrangeiras. Cabral registra moças nas ruas de Milão, Walmor vai a um café em Nova York e Assumpção a um bar no porto de Copenhague, na Dinamarca.

As fotografias são assinadas e numeradas e vão ser sorteadas entre os 55 participantes. As reproduções foram feitas em papel fine art Hahnemühle 100% algodão, no formato 30x45cm, com garantia de durabilidade, fidelidade em conformidade com as exigências museológicas. O Estúdio Multicor é o único certificado pela Hahnemühle em Santa Catarina a emitir certificado de autenticidade.

(Texto Fifo Lima)

O quê: Coletivo Multicor: intercâmbio de imagens. Quando: abertura dia 3 de dezembro, quarta-feira, às 19 horas. Visitação até 30 de janeiro, de segunda a sexta, das 14h às 19h. Onde: Sala Mutações. 3º piso do Museu da Escola Catarinense. Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis. Quanto: gratuito

Foto de Carlos May

CONTATO

Lucila Horn

Curadoria

Alexandre Freitas

Multicor

Eduardo Trauer

FOTÓGRAFOS

Adriana Füchter

Alexandre Freitas

André Paiva

Antônio Husadel

Betinha Trevisan

Bira Dias

Caio Cezar

Carlos May

Claudio Brandão

Cristiano Prim

Danisio Silva

Diego de los Campos

Edu Lyra

Eduardo Marques

Eduardo Trauer

Fabio Cabral

Guilherme Dimatos

Iam Campigotto

João Assumpção

Joaquim Araujo

Joyce Mussi

Karina Zen

Kleber Steinbach

Lauro Maeda

Leonardo Almada

Lilian Barbon

Lio Simas

Lu Renata

Luciana Petrelli

Luiz Gonzaga

Luiz Henrique

Mara Freire

Marcello Timm

Márcio Martins

Markito

Milton Ostetto

Orival Tadeu

Otávio Nogueira

Pedro Mox

Philippe Arruda

Plínio Bordin

Ricardo Duarte

Ricardo Pereira

Ricardo Ribas

Roberto Forlin

Ronaldo Andrade

Rudi Bodanese

Sanchez JMC

Sérgio LDS

Sérgio Vignes

Sonia Vill

Tarcísio Mattos

Virgínia Yunes

Walmor de Oliveira

Zé Paiva

coletivoRicardo Pereira

Ricardo Pereira

coleitvo Lu Renata

Lu Renata

coleitov Markito

Markito

Envie seu Comentário