Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

ArqSC chega a 7ª edição refletindo a expressão e o pensamento de uma nova equipe

12 de março de 2015 0
_MG_5307_FOTO MARIANA BORO 1

Equipe do ArqSC: Clarice Mendonça de Oliveira, Aline Senger, Simone Bobsin e André de Oliveira. Foto Mariana Boro.

capa

O anuário ArqSC foi lançado esta semana e já está nas bancas e livrarias de Florianópolis. Em breve, também nas principais cidades do estado. Compartilho o editoral que escrevi sobre a publicação, que está na 7ª edição.

“Ser um ponto de referência e compartilhar ideais que merecem ser espalhadas. Essa é a proposta do anuário, que nasceu há 7 anos para divulgar e educar o olhar para a produção arquitetônica do estado.  Referência porque apresentamos projetos de escritórios de arquitetura que são reconhecidos em suas cidades. O ArqSC traz 46 projetos incríveis de interiores, arquitetura hospitalar, corporativa, além de intervenção urbana premiada e 3 obras de habitação popular que primam pela qualidade do desenho e soluções urbanas.

Essa edição está cheia de novidades.  O anuário ArqSC se reinventou a partir do próprio nome: a capa vem assinada pela artista plástica Celaine Refosco, do reconhecido Orbitato, e o projeto ganhou novo design gráfico e direção de arte com a equipe da Nuovo Design, que desenvolveu ilustrações para alguns dos artigos trends. Essa é outra mudança, a publicação de artigos assinados por pesquisadores, professores e historiadores sobre assuntos relacionados ao amplo campo das artes, arquitetura e comportamento.

Temos textos sobre economia criativa de Ana Carla Fonseca e Edna dos Santos Duisenberg, principais nomes da cena brasileira sobre o tema. Nossa homenagem aos 30 anos do Laboratório Brasileiro de Design Industrial vem por meio do artigo do professor e designer Célio Teodorico, profundo conhecedor da história que ajudou a construir. O LBDI foi um marco sem precedentes, com repercussão nos cenários nacional e internacional. Também homenageamos o arquiteto Vilanova Artigas, que completaria 100 anos de nascimento em 2015, com artigo da filha e historiadora Rosa Artigas; e o ícone do jornalismo de arquitetura no Brasil, Vicente Wissenbach.  E ainda uma entrevista com Charles Watson sobre processo criativo, que quebra mitos e sugere atitudes.

Seguiremos ampliando o conteúdo do anuário nas próximas edições, para que seja sempre fonte confiável de consulta, reflexão e divulgação da arquitetura de qualidade. Destacamos também o respaldo das instituições parceiras Asbea-SC e IAB-SC.

Em sua 7ª edição, o ArqSC chega refletindo a expressão e o pensamento de uma nova equipe, exercitando o que acreditamos. Boa leitura!”

 

 

Envie seu Comentário