Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Feira de Arte e Design acontece a partir de hoje no O Sítio, na Lagoa da Conceição

13 de março de 2015 0

Novo desafio aceito: participar da Feira de Arte e Design no O Sitio Arte Educação Coworking, que acontece a partir de hoje, às 17h. Será minha primeira experiência atuando ao lado das galerias de arte da cidade e acredito que a primeira vez que o design é inserido com destaque em uma feira de arte. Obrigada Kamilla Nunes, curadora do espaço, e O Sitio pela oportunidade. A programação completa está no final desta post.

Minha participação esta sendo construída em conjunto com os queridos parceiros que convidei para abraçar comigo essa primeira experiência. Penso que expor é essencial para difundir a cultura do design, mas para compreender o que se vê, é preciso ser alfabetizado visualmente, como diz a jornalista Adélia Borges. Incluir o design na 1ª Feira de Arte e Design do O Sitio é despertar o olhar para produtos que estão no nosso dia a dia das pessoas.

O design está relacionado a sociedade, ao comportamento e busca, atualmente, conceitos como a valorização do artesanal na produção industrial, uma leitura do passado para olhar o futuro, a inclusão da nova revolução com o surgimento da tecnologia 3D. Hoje, o processo ganha importância assim como o produto e ressignifica valores atribuídos à criação contemporânea.

Para a feira foram selecionadas peças premiadas e que trazem um pensamento em seu processo de criação e produção e servem para que as pessoas percebam a complexidade e abrangência do design.

Barriguda03

Poltrona Barriguda - ganhadora de menção honrosa em 2004 pelo Museu da Casa Brasileira,  primeira peça a utilizar o processo de rotomoldagem. Criada pelo designer Célio Teodorico, professor Doutor do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e do Programa de Pós Graduação em Design (PPG Design). Pesquisador, um dos fundadores do LBDI e designer premiado nacionalmente. É diretor da Paradesign.

PARADESIGN - LINHA ALBA 1

Banheira  – A quinta edição do Idea Brasil 2012, que vem se destacando como a premiação anual mais importante do design brasileiro, sob a coordenação de Joice Leal. O Estúdio Paradesign de Florianópolis foi o destaque da noite na cerimônia de premiação, dos três projetos enviados para o certame trouxe quatro premiações: Prata – Linha Alba de banheiras (estes produtos são comercializados pela empresa Sabbia de Tijucas – SC). O IDEA Brasil é a edição Nacional do Prêmio de Design dos Estados Unidos, O International Design Excellence Awards (IDEA), um dos mais respeitados do mundo que há mais de 30 anos premia empresas de todos os continentes. A equipe Paradesign é composta por: (Célio Teodorico, Felipe Cunha, Ricardo Antônio Álvares Silva, Altino Alexandre Cordeiro Neto e Ivor Braga).

 

ipsilon Produtos em conjunto

Ipsilon Design – os criativos da Ipsilon Design – Altino Cordeiro, Maurício Scoz e Andre Ramos, ficaram em segundo lugar, na categoria iluminação com a peça Charlie, e receberam menção honrosa com a cadeira Alpha, na 28ª edição do Prêmio Museu da Casa Brasileira. As peças são concebidas sob a premissa de ocupar o menor espaço possível para ser comercializada pela Internet e não exceder o tamanho limite estipulado para envio pelos Correios. Como resultado, produtos inovadores pelo processo construtivo e de montagem.  

 

coleção entomofagia 1

 o tropicalista

O artista plástico Marco Julio e o psiquiatra Marcelo Fialho são criativos inquietos que fundaram o estúdio o tropicalista em 2012 focado em design de superfície para decoração e moda. Amantes da natureza, do artesanato e da arte, levaram a paixão para o desenvolvimento de produtos que fazem a fusão da tradição com as novas tecnologias.  No portfólio da dupla consta  o 1º lugar na categoria Design de Superfície sobre Papel no Salão Internacional de Design de Superfície, promovido pelo Museu de Arte de Santa Maria.

 

Prancha de surfe, skates e balance board – união dos conceitos de artesania e tecnologia. A Siebert Woodcraft Surfboards nasceu em Florianópolis da vontade de manter vivo o surf clássico e simplesmente curtir com estilo. As pranchas de madeira trazem a atmosfera da década de 60, com design retrô e processo de fabricação sofisticado.

Linha old school de skates refinada – produto composto de uma tábua de madeira maciça sobre um cilindro resistente e emborrachado, cuja função é desenvolver o equilíbrio e o controle dos movimentos nos mais variados esportes com prancha. O material é impermeável e possui uma camada de lixa transparente em cima do shape que garante aderência e segurança ao praticante.

24

Felipe e Fábio Siebert

17

20

 

Banco Mocho – esta peça foi a primeira desenhada pelo arquiteto Sérgio Rodrigues, considerado o pai do móvel moderno brasileiro. É uma peça icônica, que completou 60 anos em setembro de 2014. Foi inspirada nos banquinhos de um pé usados para tirar leite. Até hoje é produzida com as mesmas características da original. A exclusividade da venda em Florianópolis é da ICON Interiores, showroom do designer Jader Almeida.

 

sergio rodrigues, banco mocho

 

 

 

A Feira de Arte e Design acontece de 13 a 15 de março.

sexta-feira, dia 13, às 17h
Sábado, dia 14, das 16h às 22h
Domingo, dia 15, das 16h às 20h

Bilheteria
R$ 5,00 [valor único]
A bilheteria fecha meia hora antes do encerramento do evento.
Crianças até 10 anos não pagam entrada. 

GALERIAS:  Myrine Vlavianos, Helena Fretta, COR Galeria, Casa Açoriana Artes & Tramóias, Atelier de moda Bagagem Studio,  Espaço Design - Curadoria de Simone Bobsin

Editoras
Corpo Editorial, Tempo Editorial. Per(ent)esis Editora, Letras Contemporâneas, Pedro Franz, Lucas Gehre, Love Love 6, Miríade Edições, Céu da Boca

PROGRAMAÇÃO PROSA NO SÍTIO
Organização Fernando Boppré e Kamilla Nunes.

SÁBADO, DIA 14 DE MARÇO

17h Design + Moda + Informação
Há vida inteligente no meio de tanta massificação? – Prosa no Sítio
Laura Pereira e Nanina Rosa. Mediação: Simone Bobsin. Duração: 45min

18h Lançamento da publicação “Jornal de Borda”
O Jornal tem concepção de Fernanda Grigolin e projeto gráfico de Lila Botter. A publicação contém textos de Ana Luiza Lima, Fabio Morais, Paula Borghi, O grupo Bancada, Felipe Russo, Galciani Neves, Lívia Aquino e Raquel Stolf. Nesta edição de lançamento, participam Carolina Krieger, Isadora Krieger e Walter Costa, com homenagem ao artista argentino Juan Carlos Romero.

19h Publicações de Arte – Prosa no Sítio
Pedro Franz, Lucas Gehre, Love Love 6, Regina Melim, Dennis Radunz e Raquel Stolf. Mediação: Vanessa Schultz. Duração: 45min

21h Como sobreviver de arte? – Prosa no Sítio
Juliana Hoffmann, Diego de Los Campos e Rodrigo Cunha. Mediação: Raquel Stolf e Jorge Menna Barreto. Duração: 45min

DOMINGO, DIA 15 DE MARÇO

17h – Galeristas e Mercado de Arte – Prosa no Sítio
Helena Fretta, Myrine Vlavianos, Janga e Marina Baldini. Mediação: Kamilla Nunes e Fernando Boppré. Duração: 45min

18h Lançamento da publicação “Arte Digital. Fraturas, preservação proliferativa e dimensão afetiva”.
Inter-relacionando afecção e tecnologia e injetando na lógica da máquina as relações afetivas e sociais, o livro organizado por Yara Guasque, com ilustração de Pedro Franz. Contém textos de Joasia Krysa, Enrique Rivera, Cicero Inacio da Silva e Jon Ippolito, convidados do V Simpósio da ABCiber (Florianópolis 2011).

19h – Colecionadores e coleções – Prosa no Sítio
Ylmar Corrêa, Marcelo Collaço Paulo, Marcelo Salum e Letícia Cardoso. Mediação: Fernando Boppré. Duração: 45min

Informações no site http://ositio.com.br/agenda-2/

Envie seu Comentário