Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

"Canasvieiras, um laboratório para o Design Brasileiro”, de Ethel Leon, é lançado hoje na UDESC

17 de março de 2015 0

Imagem livro - divulgacao

O LBDI - Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial – completa 30 anos em 2015, ganha exposição na Bienal Brasileira de Design Floripa e publicação que será lançada hoje, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Canasvieiras, um laboratório para o Design Brasileiro”, da jornalista e pesquisadora Ethel Leon, resgata a história do Laboratório, pioneiro entre os laboratórios associados de desenho industrial do país.

O lançamento está marcado para as 19h no auditório da Udesc Ceart, com distribuição gratuita da publicação. Também será realizada a abertura de uma exposição que conta momentos da história do LDP/LBDI em Santa Catarina, por meio de projetos que foram desenvolvidos no laboratório – os projetos ficarão expostos até o dia 24 de março no hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart.

A publicação traz uma contextualização do cenário político e econômico das décadas de 70 e 80, com uma ampla visão do setor produtivo. Foram realizadas entrevistas com alguns profissionais que trabalharam no laboratório e levantados alguns projetos desenvolvidos na época. O livro faz parte de um projeto da Udesc intitulado “Resgate Histórico do Design no Estado de Santa Catarina: do LBDI aos dias de hoje”, coordenado pela professora Albertina Pereira de Medeiros, e contou com recursos da Fapesc.

Paralelamente ao desenvolvimento do livro, o projeto teve também como resultado uma pesquisa feita pela Udesc, sob coordenação da professora Albertina Medeiros, que procurou levantar o número e o perfil dos cursos de Design em Santa Catarina e identificar se o LBDI teve alguma influência no ensino de Design no Estado, uma vez que o laboratório tinha também como foco a capacitação de profissionais da área. O resultado da pesquisa também estará em exposição na Udesc Ceart após o lançamento da publicação.

 

LBDI

Localizado no bairro de Canasvieiras, em Florianópolis, o laboratório esteve ativo entre os anos de 1983 e 1997, sendo coordenado inicialmente pelo renomado designer alemão Gui Bonsiepe, e, posteriormente, pelos designers Eduardo Barroso e Marcelo de Resende.

“O Laboratório foi um centro importantíssimo de formação e também de coordenação da atividade do design no Brasil durante mais de uma década. Supriu a carência de cursos de formação para professores com pequena experiência projetual; promoveu encontros nacionais e internacionais e atendeu um grande número de empresas, sobretudo do Estado de Santa Catarina, mas também de outros lugares do país”, afirmou a autora Ethel Leon em entrevista para a Agitprop – Revista Brasileira de Design.

 

Envie seu Comentário