Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Coleção Jader Almeida 2015: o refinamento da própria linguagem

24 de março de 2015 1
Ambiente da exposição Boas Novas 2015, de Jader Almeida, em São Paulo. No conjunto, os destaques da coleção: cadeira da linha CLAD e cristaleira da linha TIME. Foto de André Ligeiro.
Ambiente da exposição Boas Novas 2015, de Jader Almeida, em São Paulo. Ambiente da exposição Boas Novas 2015,
de Jader Almeida, em São Paulo. No conjunto, os destaques da coleção: cadeira da linha CLAD e cristaleira da linha TIME. Foto de André Ligeiro.

 

As águas de março trazem mais uma vez o lançamento da coleção 2015 da Sollos – essa é a 9ª edição que acontece em São Paulo. E a cadeira da linha CLAD já “nasce” para se tornar um clássico do design. A peça é a síntese do pensamento do autor, o arquiteto e designer Jader Almeida, que promove exposição Boas Novas 2015 até o dia 29 de março, em São Paulo (com agendamento). São 2 mil m² de área para mostrar produtos que carregam o DNA Jader Almeida: modelos de alta qualidade que não são simplesmente expressão de uma moda ou momento, mas podem se tornar um ‘clássico’, aos quais o tempo confirma sua validade e prestígio.

Avesso a rótulos, Jader Almeida reafirma, a cada coleção, a necessidade de criar uma mobília atemporal, pensada para se tornar longeva, e respeitando a proporção, o equilíbrio entre passado e presente, a memória afetiva e harmonia do conjunto independente do material utilizado. A preocupação é com a performance dos materiais e não sua nacionalidade, por isso o mix de tecidos e escolhas de diferentes origens. A linearidade também revela o pensamento do designer, que não acredita na inovação por si só, mas em novas abordagens e surpresas inseridas na linguagem das coleções já existentes. Processo que envolve elementos como tipologia, técnica, materiais, além do refinamento da própria linguagem. A poltrona DORA e ISLA ganham novas versões de sofá/namoradeira. A linha MATRIZ, que nasceu em 2008, vai para o quarto com o lançamento de uma cama.

São recorrentes em sua produção madeira, vidro, latão, cortiça, mármore, aço e o acrílico vem como a novidade deste ano na linha TIME, que transformou peças tradicionais como a cristaleira e o bar. As formas obedecem a uma única regra: o conforto do usuário a partir de uma leitura crítica e cotidiana sobre o modo de vida contemporâneo. Dois exemplos ilustram o pensamento: o espelho com suporte porta-treco e a cama com apoio e tomada para carregar dispositivos móveis. “O bom design pode estar em qualquer lugar”, afirmou ao acompanhar o grupo de Florianópolis que foi convidado pela ICON Interiores para visitar a exposição – ICON é o exclusivo showroom do designer localizado em Florianópolis. Durante a conversa, Jader  contou que o local escolhido – um galpão que estava fechado há 15 anos – é um invólucro fundamental para mostrar o produto. Foram 150 páginas de projeto para fazer a cenografia do espaço de 2.500 mil m² projetado pelo próprio arquiteto.

CLAD e TIME são dos destaques de 2015. A primeira traz peças com referências da Cyclad Art, com linhas orgânicas que aparecem em cadeiras e poltronas em madeira maciça. A segunda, são produzidas em metal, mármore, madeira e acrílico instigam pela transparência proporcionada pelo material aplicado.

Álvaro Siza – Outra novidade é o licenciamento para a produção de peças desenhadas pelo arquiteto português Álvaro Siza, Prêmio Pritzker de Arquitetura em 1992. As peças são produzidas pela Sollos em madeira Faia e  marca uma nova etapa da empresa, que pretende unir grandes nomes em seu portfólio para os próximos anos.

IMG_3299
Uma nova abordagem para uma peça clássica e tradicional: a cristaleira na versão aço, metal e acrílico.
Foto minha.

 

 

IMG_3270

Bar da coleção TIME.

IMG_3256

Peças desenhadas pelo arquiteto português Álvaro Siza licenciada para Sollos.

IMG_3247

Cadeira Star em latão e couro solo.

IMG_3251

Jader Almeida apresentando a coleção.

AND_6772

Foto de André Ligeiro.

IMG_3312

Cenário da mostra.

IMG_3291

Detalhe da cama com tomada para carregar celular e tablets.

IMG_3289

Espelho com cabide e porta-treco é resultado da observação do cotidiano.

IMG_3287

Quarto.

IMG_3279

Sutil cabideiro fixado no teto.

AND_6585
Uma praça central une os espaços e traz o respiro necessário aos cenários.Foto de André Ligeiro.
Abeu Junior, Luciana de Moraes, Jana Hoffmann, Jader Almeida e Simone Bobsin
Turma de Florianópolis recebida por Jader Almeida durante a abertura especial para a imprensa. Arquiteto Abreu Jr. (esquerda), jornalistas Luciana de Moares, Jana Hoffmann e Simone Bobsin.Foto de André Ligeiro.

 

 

 

Comentários (1)

  • Laura diz: 24 de março de 2015

    Adorei as peças.

Envie seu Comentário