Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Exposição Design Histórico - Memória LBDI abre hoje no MESC

26 de maio de 2015 0

 

12

Projeto de um conjunto de utensílios para criança, foto acervo do curador adjunto, design Célio Teodorico, um dos integrantes do LBDI na época.

Abre hoje mais uma das exposições que integram a Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa. A mostra Design Histórico – Memória LBDI apresenta projetos e produtos que foram criados pelo Laboratório Brasileiro de Design Industrial (LBDI), instituição que fez história e foi visionária nos anos 1980 e 1990 por seu pioneirismo numa área até então pouco explorada. O LBDI  foi implantado em Canasvieiras e depois as instalações foram levadas para a FIESC. Parte dessa história será resgatada a partir de hoje, às 19h, com exposição no MESC.

Freddy Van Camp, curador da mostra e da Bienal, explica que o objetivo é resgatar a importância do LBDI no processo de desenvolvimento do design no estado e no país.

- O Laboratório foi uma experiência pioneira e importante, com reconhecimento internacional – relata. – Os cursos que promovia eram frequentados por alunos de vários países, alguns deles em posição de destaque em centros de pesquisa e design pelo mundo – diz, destacando alguns nomes, como o do venezuelano Ignacio Urbina Polo, que leciona no Pratt Institute de Nova Iorque, e o cubano Pedro Garcia-Espinoza Carrasco, hoje presidente da Oficina Nacional de Diseño, em sua terra natal.

- O LBDI desenvolveu produtos que iam desde cabines telefônicas até itens de construção civil, para empresas grandes, médias e pequenas. Foi, portanto, uma oportunidade única no país de desenvolver e replicar o design de produto – recorda o curador.

Serviço

Design Histórico – Memória LBDI, mostra que resgata a trajetória do Laboratório Brasileiro de Design Industrial

Período: de 26 de maio a 12 de julho

Local:  MESC (Museu da Escola Catarinense)

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis/SC – CEP 88010-450

Entrada Franca

Visitação: Terça a sexta das 10h às 18h – Sábados, domingos e feriados de 10h às 16h

Inst pessoal 5

Fotos do acervo do designer e professor Célio Teodorico.

Imagem_08 57

Envie seu Comentário