Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

"Design Catarina" expõe produtos da indústria na FIESC

04 de junho de 2015 0
design catarina 2

Simulador de realidade virtual da Rilix, desenvolvido em Balneário Camboriú. Fotos Sandra Puente.

design catarina

Bicicleta elétrica

Na mostra Design Catarina, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, estão reunidos produtos da indústria catarinense que tem no design uma ferramenta de diferenciação de mercado. Um dado interessante é que o estado tem 41 escolas de design e de certa forma essa dado revela a importância da disciplina e a valorização do design em Santa Catarina. Com presença e credibilidade nos mercados interno e externo, a indústria catarinense é um bom exemplo do que o design pode fazer pela qualidade e pela valorização de seus produtos.

Produtos que tem o design como diferenciação geram grandes lucros para a indústria, em função de um processo de design bem desenvolvido, que simplifica a produção e traz conforto e facilidade para quem adquire o produto, argumenta a coordenadora da Bienal Brasileira de Design, Roselie Lemos.  A mostra é coordenada pelo Design Catarina – centro de design que abriga projetos no estado e contribui para sua disseminação e inclusão na indústria.

Pranchas de surfe, têxteis, moda e acessórios em couro, motores, cerâmica, produtos alimentícios, games e softwares, transporte náutico e terrestre, móveis e utilidades são exemplos de produtos que irão compor a mostra. Vale destacar o simulador de realidade virtual da Rilix, desenvolvido em Balneário Camboriú e a mesa Playtable digital e multidisciplinar projetada para divertir e educar crianças a partir de três anos, com base nos princípios da ludopedagogia.  Com jogos criados por profissionais especializados, em linha com as diretrizes do MEC, a Playtable trabalha não só disciplinas curriculares, como matemática e português, como também a memória, a coordenação motora e muitas outras habilidades. O produto foi criado e desenvolvido pela Playmove, de Blumenau.

A Intelbras participa da mostra Design Catarina com três modelos de telefones, dois dos quais sem fio, e um roteador.  Com foco na simplicidade de uso, atributos como fácil compreensão, fácil instalação, experiência, desejo, custo/benefício e tecnologia estão presentes.

Destacam-se ainda vários cases, como o da fabricante de chocolates Nugali, que se reposicionou no mercado a partir da reformulação do design de suas embalagens.  Há também o mobiliário assinado por Bruno Faucz (poltronas Básica e Barra) e Jader Almeida (poltrona Mirah, mesa de jantar Bank e mesas de centro Mush, em vidro, além das luminárias pendentes Pen, Don e Mush). A equipe da Ipsilon Design, formada por Altino Alexandre Cordeiro Neto, André Leonardo Ramos e Mauricio Jose Scoz Junior, comparece com a cadeira Alpha, a luminária pendente Echo e a luminária de mesa Charlie.

Serviço

Design Catarina – Mostra de produtos de design da indústria catarinense

De 2 de junho a 12 de julho

Fiesc – Hall  de eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi – Florianópolis

Horário de visitação: diariamente, das 10h às 18h

Site Bienal: www.bienalbrasileiradedesign.com.br

design catarina 1

Canoa, Estaleiro Calmar.

 

design catarina 3

Play Table.

 

Envie seu Comentário