Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

"Dar voz ao cidadão para que ele exerça sua cidadania", Ana Carla Fonseca

14 de junho de 2015 0
cainha 2

Ana Carla Fonseca Reis em palestra na Pedra Branca. Fotos de Renato Gama e Luciano Nunes.

O Seminário Sustentabilidade e Inovação foi o ponto alto no evento que entregou o Prêmio Personalidade de Vendas da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC)ao empresário Valério Gomes, criador do bairro sustentável Cidade Criativa Pedra Branca.

valerio

Empresário Valério Gomes.

A plateia acompanhou as palestras da doutora em urbanismo, Ana Carla Fonseca Reis, e da jornalista Natália Garcia, criadora do projeto ‘Cidades para Pessoas’.  As especialistas falaram um pouco sobre o conceito e a construção de ‘cidades criativas’. Segundo elas, estas cidades devem somar espaços de qualidade para propiciar maior convivência entre as pessoas, com diferenciais culturais e um ambiente de inovação.

Segundo Ana Carla, as inovações podem vir das novas governanças urbanas e da inteligência coletiva. “Todos podem ajudar a melhorar a cidade. É dar voz ao cidadão para que ele exerça de fato sua cidadania, com ideias de quem está ali vivendo o dia a dia daquele espaço”, explicou. Para Natália, quem pode ‘construir’ uma boa cidade para se viver são as pessoas que vivem ali. “Às vezes temos um super projeto, mas que não se adequa ao uso de quem está naquele espaço. As cidades podem ser pensadas como um hardware, um computador em que vamos colocando os softwares, os programas ou aplicativos que desejamos, ou seja, vamos criando soluções variadas para melhorar o uso”, comparou.

natalia 1

Natália Garcia.

O Missão Casa esteve presente no evento  para entrevistar a economista Ana Carla, que foi parceira do anuário ArqSC onde tem artigo publicado sobre cidades criativas. Fica a dica para a leitura do primeiro livro organizado por Ana em torno do assunto no mundo, é só baixar no site http://garimpodesolucoes.com.br/

cainha 1

Ana Carla Fonseca fotografa com o anuário ArqSC.

cainha

Livro disponível para download.

Envie seu Comentário