Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

São Paulo na visão da arquiteta Juliana Pippi para a Casa Cor SC

26 de junho de 2015 0

pippi 9

Fotos Marco Antonio.

A agitada e urbana São Paulo serviu de referência para Juliana Pippi desenvolver o projeto do ambiente “5xSão Paulo com Deca” para a Casa Cor SC 2015. A leitura da arquiteta em relação a cidade partiu de cinco personagens que vivem na metrópole: o ator Paulo Vasilescu, o designer e arquiteto Paulo Alves, a jornalista Jô Pires, o fotógrafo Marco Antônio e o cineasta e diretor da Dia Estúdio Rafa Dias. O espaço generoso com pé direito alto faz um mix dos gostos e desgostos provocados pelo principal centro nervoso do País e das percepções da própria Juliana.

A tradução dessa referência não é óbvia, no entanto está presente na espacialidade, na fluidez dos ambientes, na presença do concreto, no piso de taco de madeira, nos materiais, texturas e tons mais fechados. Uma peça ícone de design também se encarrega de trazer São Paulo para o ambiente: a cadeira Paulistano, do também icônico arquiteto Mendes da Rocha, prêmio Pritzker de Arquitetura.

pippi 6

Com 130 metros quadrados, a arquiteta tirou partido da própria estrutura do prédio onde acontece a mostra, uma antiga fábrica. Os cinco espaços distribuídos em cozinha, sala de jantar, living, quarto e sala de banho são integrados e mantém uma linguagem única e coesa.

A efervescência artística paulistana também influenciou a elaboração do espaço – destaque para as fotografias de Gabriel Wickbold – , assim como o mobiliário nacional assinado por: Paulo Alves, Jader Almeida, Paulo Mendes da Rocha, Zanine de Zanini, Bruno Faucz, Lattoog, Estudiobola, Em2, Ronald Scliar Sasson, Fetich Design, Rejane Carvalho Leite, Luia Mantelli, Marcelo Ligieri, Pedro Useche e Fernando Motta.

pippi - marco antonio

Websérie “5xSão Paulo com Deca” - As histórias dos personagens inspiradores para o ambiente foram retratadas na websérie “5xSão Paulo”,  lançadas a cada semana durante a realização da mostra.

pippi 5

Para assistir acesse a Fanpage e no canal do youtube da arquiteta.

pippi 4

pippi 2pippi 1pippi 10 pippi 11pippi 7

pippi 8

Envie seu Comentário