Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O design no cinema movimenta última semana da Bienal

07 de julho de 2015 0

cinema 1

Entre 9 e 12 de julho, a mostra CINE DESIGN volta a ocupar o cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com produções sobre design do Brasil, EUA, Holanda e Suíça. Esta segunda edição do Cine Design (a primeira foi exibida na semana de abertura do evento) traz novidades, revela o professor e designer Gabriel Patrocínio, que divide a curadoria com Daniel Kraichete. – Uma delas é o filme Maker, de Mu-Ming Tsai, o mesmo diretor de Design & ThinkingMaker faz um excelente contraponto com a mostra “Os makers e a materialização digital”, que acontece literalmente na sala ao lado do Cinema do CIC – destaca.  A segunda novidade é a sessão tripla de filmes nacionais que abre a mostra , no dia 9 de julho.

cinema

O curador adianta que a sessão tripla começará com o documentário “André Stolarski: fale mais sobre isso”, sobre o multitalentoso designer André Stolarski (falecido em 2013). – É uma homenagem de seus amigos, que falam sobre sua vida e seus trabalhos nas mais variadas frentes – design, arquitetura, música, cinema – diz Gabriel. – Em seguida vem “Prelo”, um curta-metragem sobre a Tipografia Matias, em Belo Horizonte, que mostra como técnicas antigas ainda sobrevivem e encantam jovens designers – acentua.  – Por último teremos o belo curta “Letras Que Flutuam”, de Fernanda Martins, sobre o trabalho dos “abridores de letras”, que é como são conhecidos os pintores de letreiros dos barcos do Pará – explica.

cinema 2

Mais destaques

Desta vez a curadoria programou em sequência os filmes sobre dois casais que tiveram uma atuação importantíssima no design dos séculos 20 e 21: os Eames e os Vignellis. – A intenção é a promover a reflexão sobre a questão de gênero, sobre o papel da mulher nestas duas duplas extremamente criativas, em períodos diferentes da história recente – explica Gabriel.

Charles e Ray Eames trabalharam juntos entre as décadas de 50 e 70, enquanto Massimo e Lella Vignelli tiveram sua carreira de sucesso entre os anos 70 e 2000.  – São filmes incríveis que foram colocados em espaço nobre, nas duas sessões do sábado, para que o público possa aproveitá-los melhor – salienta o curador.

– Tem ainda o filme “Bill: the Master’s Vision”, sobre Max Bill, que mostra as diversas facetas deste artista que teve uma presença fundamental no design no século 20 – explica Gabriel. – A produção trata ainda de sua pouco conhecida atuação na política, coerente com sua vida e suas idéias – diz.

Produção surpreendente

Os curadores já catalogaram quase 100 filmes sobre design, produzidos em todas partes do mundo.  - Trata-se de uma produção bastante significativa, que merece ser destacada e apresentada ao público brasileiro – ressalta.  – São filmes que, em sua maioria, interessam não somente aos profissionais e estudantes de designs, mas também a arquitetos, urbanistas, ilustradores, profissionais de moda e o público em geral – esclarece.

A partir do sucesso obtido na Bienal, a intenção da curadoria é levar a mostra CINE DESIGN a outras cidades, diz Gabriel. – Nosso desejo é levar adiante a ideia original de estabelecer intercâmbio com festivais similares que já acontecem em outros países e levar filmes produzidos no Brasil e na América Latina para o festival de Cingapura, por exemplo, com o qual já mantemos contato, e trazer filmes de lá para nossa mostra – conclui o diretor.

O Cine Design 2 é uma parceria entre a Bienal Brasileira de Design Floripa 2015, Fundação Catarinense de Cultura, Cinema&Audiovisual da Unisul e Cineclube cinema Unisul. Confira as sinopses dos filmes da mostra no sitewww.cinedesign.com.br .

 

Cine Design

De 9 a 12 de julho na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica, Florianópolis, Santa Catarina

 

Entrada franca

9 de julho – Abertura em Sessão Tripla às 20h

“Stolarski: Fale mais sobre isso”, de Bruno Porto e L. M. Mendes – 41 min. Brasil/2014

“Prelo”, de Raquel Pinheiro e Virgínia Pitzer – 18 min. Brasil/2014

“Letras que flutuam”, de Fernanda Martins – 10 min. Brasil/2014

 

10 de julho

18h – “Maker”, de Mu-Ming Tsai – 65 min. EUA/2014

20h– “Bill: the Master’s Vision”, de Erich Schimid – 94 min.  Suíça/2014

 

11 de julho

18h – “Eames: the Architect and the Painter”, de Jason Cohn e Bill Jersey – 84 min. EUA/2011

20h – “Design is One: the Vignellis”, de Kath Brew e Roberto Guerra – 86 min. EUA/2012

 

12 de julho

18h – “Design & Thinking”, de Mu-Ming Tsai – 74 min. EUA/2012

20h – “Design the New Business”, de Erik Roscam Abbing – 40 min.  Holanda/2011

 

Envie seu Comentário