Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dupla comemoração

10 de julho de 2015 0

Já no fim da década de 1980, o pesquisador Adelmo Genro Filho disse que se a teoria na prática é outra, então a teoria está errada. Beto Gebara e Marila Filártiga sabem exatamente a que o estudioso se referia. Não podia ser diferente, em se tratando de uma dupla de arquitetos fortemente apoiada nas discussões entre mercado e academia. Recém-aprovada no Doutorado em Arquitetura da UFSC, Marila concilia a rotina no escritório de arquitetura com a vida de professora universitária e estudante da pós-graduação.  A pesquisa e a discussão para soluções para arquitetura estão presentes no cotidiano dos profissionais.

Os arquitetos que também assinaram o Masterplan da Casa Cor SC, investiram em alternativas funcionais e elegantes para compor o ambiente MEU LOFT, inspirado na Nova Iorque das décadas de 60 e 70. Além do sucesso com este projeto, os profissionais comemoram 13 anos em Florianópolis. A parceria dos arquitetos se traduz na vida pessoal. Casados há 12 anos, eles são naturais do Rio de Janeiro, mas adotaram Florianópolis para viver e construir a família.

beto 1

Fotos Marcos Molina.

_Escolhemos Floripa porque apesar de várias semelhanças com o Rio, ainda é possível apreciar a sensação de segurança ao caminhar na rua, ou dirigir um veículo com as janelas abertas. O que hoje representa uma diferença significativa entre as duas cidades. Além de ser carregada de características de um cidade pequena, porém em visível estado de transformação. Esperamos (e buscamos contribuir para isso) que sejam transformações para melhor_ conta Beto Gebara.

No ambiente dos arquitetos Beto Gebara e Marila Filártiga,  para a Casa Cor SC, na área de jantar, o destaque é a opção da escolha de quatro cadeiras assinadas por diferentes designers. O espaço dispõe ainda de um sofá de Fernando Zanardi, com estrutura em aço (parte dela exposta) na pintura grafite e tecido traços tricolor, de Alexandre Herchcovitch. Ambos deixam evidente a intenção do morador do ambiente de receber amigos.

IMG_4841

Muito legal a escolha deste revestimento que conferiu movimento e dinamismo à parede. As peças foram criadas pela equipe da Casa Vogue em comemoração aos 40 anos da revista, em parceria com Portobello. Foto minha.

_ Tivemos o cuidado de reservar um cantinho só para o dono desse loft. Com uma poltrona Shell, com design da Estudiobola, inspirada nas Club chairs das décadas de 20 e 40, uma luminária de piso e a lareira com pedras vulcânicas, ele tem um espaço dele, para ler ou assistir TV_ conta Beto.

No MEU LOFT, houve uma preocupação em otimizar o espaço, proporcionando a fusão entre dormitório, estar, jantar e gourmet, sem esquecer do ambiente de trabalho e estudos. Para isso, é apresentada uma solução estética ousada: um mezanino para funcionar como escritório. Para facilitar o acesso a ela, de forma harmoniosa, os arquitetos  recorreram a uma referência arquitetônica nacional, a escada Santos Dumont. O famoso inventor, ao criar uma escada com degraus proeminentes em apenas um dos lados, de forma alternada, induz o usuário a iniciar a subida com o pé direito, atendendo à superstição de que traria boa sorte.

A criação dos arquitetos é feita em chapas de ferro dobradas, a partir de uma releitura abstrata da clássica proposta de Dumont, com uma base prolongada ou platô que serve de apoio para um quadro, e de onde se inicia o corrimão de um dos lados da estrutura. Além disso, o primeiro degrau, que é um paralelepípedo solto também feito em chapas dobradas, é removível, possível de ser adaptado para a direção da preferência do morador.

VIV_1352

Embora seja decorativa, a proposta é arquitetônica. Funciona da mesma forma o cabo de aço que perpassa os ganchos para ligação entre a primeira prateleira da cozinha e o teto numa linha única e diagonal. O design produzido de forma intuitiva na montagem do espaço traduz a eterna celeuma entre estética e função. (texto Juliana Gomes – Apoio Comunicação)

Beto e Maríla, foto de Marcos Molina.

Beto e Maríla, foto de Marcos Molina.

 

 

Envie seu Comentário