Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2015

Criações do catarinense Diogo Tomazzi em evento paralelo no Design Weekend

29 de julho de 2015 0

diogo 2

Em agosto, São Paulo vira palco de feiras de design para lojistas,  consumidores e apreciadores do bom desenho. Quem tiver a oportunidade de participar, vale a pena fazer um tour pelo Design Weekend,  um festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. São diversos eventos independentes, simultâneos e integrados, distribuídos em diversos locais da cidade.

Destaco a participação do arquiteto catarinense Diogo Tomazzi junto a um coletivo de designers, no evento Design House, plataforma para o lançamento de novos produtos e linguagens, que propõe para este ano a mostra Design for Life. A ideia é resgatar a essência da construção do objeto e entender cada vez mais a relação dos produtos com as pessoas e o espaço.

Juntamente com os designers Dennys Tormen e Rulian Nociti,  de Mendonça, Diogo desenhou mesas componíveis, utilizando estrutura metálica com acabamento dourado resultado do processo de galvanização, e tampos que podem ser em madeira, vidro ou corian.

O Design Weekend acontece de 12 a 15 de agosto, em são Paulo.

diogo

Loja da Abito se transforma em galeria

27 de julho de 2015 0

A partir de segunda (27), a loja da Abito de Florianópolis –  canal de vendas do Grupo Cinex, que oferece soluções diferenciadas para arquitetura e construção civil – será transformada em galeria de arte. A exposição “Abito das Artes” reúne obras de artistas plásticos locais com curadoria de Rô Rita. O espaço conta com obras dos artistas Rô Rita, Flavia Tronca, Kiko Cervi, Martha Mansinho, Miguel Schmitt,Nelson Teixeira Neto, Rodrigo Rizo e Rogério Amendola.

A exposição “Abito das Artes” é gratuita e fica aberta até 12 de setembro. Informações pelo telefone (48) 3234-1922.

Coquetel de lançamento Abito das Artes

Data: segunda-feira (27/07)

Horário: 19h30

Local: Abito Florianópolis

Endereço: Rodovia José Carlos Daux, nº 4487 (SC-401), Saco Grande – Florianópolis.

Convite_abito_artes-01

Feira de fotografia artística no O Sítio

24 de julho de 2015 0
sitio 4

Foto de Giba Duarte.

Nesta sexta feira, dia 24, a partir das 17h, abre a 1ª Feira de Fotografia de Arte do Sítio Arte Comunicação e Coworking, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Com curadoria de Álvaro de Azevedo Diaz e Kamilla Nunes, foram selecionados mais de 20 fotógrafos autorais e artistas visuais que fazem uso da fotografia para expor seus trabalhos, sejam em stands ou fotos expressas. Todos os participantes participaram de uma convocatória, realizada no mês passado.

A Feira irá apresentar a fotografia em suas diversas nuances e matizes, que inclui um amplo repertório de técnica (smartphone, fotografia analógica em PB e cor e câmeras digitais) e suporte (lambe, impressão fine art, projeções, intervenções e instalações). O objetivo  mais amplo, além de congregar, é sugerir temas e conceitos a partir da poética dos fotógrafos/artistas convidados e contribuir  com o aprofundamento da discussão sobre fotografia autoral, a sua relação com as artes visuais e o cinema, por exemplo, com limites entre documental, jornalístico, comercial e experimental, cada vez mais tênues.

Além dos trabalhos dos fotógrafos que estarão a venda no local, a feira terá, todos os dias, debates pontuais sobre fotografia, arte, mercado e tecnologias, com vários profissionais convidados.  O público também poderá eleger, através de votação presencial, os cinco fotógrafos expositores que estarão na próxima mostra coletiva do Sítio, que irá acontecer entre os dias 31 de julho e 14 de agosto.(Texto Fernanda Lago).

sitio 1

Foto Karina Zen.

 

Horários

Abertura sexta-feira, dia 24 às 17h

Sábado, dia 25 das 16h às 22h

Domingo, dia 26 das 16h às 20h

sitio 3

Foto Léla Martorano.

 

Bilheteria

R$ 5,00 [valor único]

A bilheteria fecha meia hora antes do encerramento do evento.

Crianças até 12 anos não pagam entrada.

 

Stand Fotógrafos: Álvaro de Azevedo Diaz, Cláudio Brandão, Giba Duarte, João Regina, Joyce Mussi, Karina Zen, Lauro Maeda, Léla Martorano, Lilian Barbon, Marina Moros, Radji Shucman, Soninha Vill e Walmor de Oliveira

Fotoexpressa: Marc Loyon, Renan Cabral Fontana, Marta Martins, Sandra Alves, Ronaldo Azambuja, Juan Rivas Beasley, Lia Mattos e Alexandre Basso, Guto Presta

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, DIA 25 DE JULHO

PROSA NO SÍTIO

17h O mercado de fotografia: como viver de fotografia hoje?

Joyce Mussi, Lauro Maeda, Myrine Vlavianos, Soninha Vill

Mediação: Claudio Brandão

FOTOEXPRESSA

18h Marc Loyon, Renan Cabral Fontana, Ronaldo Azambuja

PROSA NO SÍTIO

19h O cinema e a fotografia

Rosana Cacciatori, José Geraldo Couto, Cláudia Cárdenas, Alexandre Linck

Mediação: Sandra Alves

FOTOEXPRESSA

20h Sandra Alves, Juan Rivas, Helder Martinovsky

DOMINGO, DIA 26 DE JULHO

PROSA NO SÍTIO

17h – Por que o analógico permanece?

Helder Martinovsky, Marina Moros, Rafael Schlichting

Mediação: Álvaro de Azevedo Diaz

FOTOEXPRESSA

18h Lia Mattos, Marta Martins, Guto Presta

PROSA NO SÍTIO

19h Fotografia e Artes Visuais

Raquel Stolf, Karina Zen, Léla Martorano, Mônica Hoff

Mediação: Fábio Brüggemann

 

sitio 2

Foto Radij Schucmann.

sitio

Foto de João Reginato.

 

Lançamentos na Bellacatarina

23 de julho de 2015 0

livro 2

Com três livros publicados e centenas de  palestras e cursos pelo Brasil, América Latina e Europa no currículo, Joris Marengo lança seu mais novo livro em Florianópolis, na próxima quinta-feira, 23, em uma noite de autógrafos e palestra, na Bellacatarina. A ocasião será um encontro entre a gestão do stress com a inovação, com a apresentação da primeira e única poltrona no mundo capaz de se ajustar ao corpo e reagir intuitivamente, sem botões ou alavancas.

Joris Marengo é presidente da Federação do Método DeRose de Santa Catarina e professor do método desde 1976. Seu novo livro é um pequeno manual que visa ajudar as pessoas a entender o stress, como ele afeta a qualidade de vida e a maneira de administrá-lo para a produtividade nos estudos, no trabalho e no esporte.

A noite de autógrafos e palestra sobre gestão do stress foi propositadamente escolhida para apresentar também a primeira poltrona reclinável de alto desempenho do mundo, a Re-Vive, lançamento da Natuzzi. Essa é a primeira e única poltrona capaz de se ajustar ao corpo e reagir intuitivamente, com fluidez aos movimentos, mesmo os mais imperceptíveis. Ela possui um mecanismo de compensação de peso que detecta as mudanças no corpo e na postura, tem braços dinâmicos e completa o movimento de 360 ​​graus a partir da base, além de um apoio para os pés, que também se inclina.

unnamed (1)

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro O Método DeRose e a gestão do stress e apresentação das poltronas Re-Vive

Quando: 23 de julho, às 19h30

Onde: Bellacatarina – Av. Beira-mar Norte, nº 5034

Quanto: Entrada gratuita

Exposição "Noosferas" une as artistas Flávia Tronca e Meg Tomio Roussenq

21 de julho de 2015 0
flavia 2

Fotos Marina Tavares.

flavia 1

Flávia Tronca e Meg Tomio Roussenq traçaram cada qual um caminho particular até chegarem à Noosferas, a primeira exposição conjunta das duas artistas radicadas em Florianópolis _ de 22 de julho a 20 de agosto no Espaço Oficinas, do Centro Integrado de Cultura (CIC).  Noosferas é uma exposição que propõe estimular um ruído perene de percepção, um despertar sensorial e emotivo nas pessoas. Há o impacto das formas, da profusão de cores e das dimensões generosas das obras (1,5m X 1,5m), algo que vai muito além do senso estético de beleza. O que está em evidência é a sintonia da leitura a respeito do momento e do mundo ao redor das duas artistas. Como ambas asseveram, “trata-se de uma convergência de ideias, sobre as transformações e revoluções em curso.” Colocadas lado a lado, as telas sugerem uma poderosa sinergia intuitiva.

Elas não poderiam ter sido mais felizes na escolha do título que batiza a presente exposição. Noosferas designa, a exemplo da acepção do temo cunhado pelo filósofo francês Teillhard de Chardin (1881-1955), “o mundo virtual, imaterial, formado por ideias, conceitos e mitos”. Era esse ambiente que permeava o momento de criação de ambas quando se propuseram a reuniu os trabalhos. A feliz coincidência veio quando as duas colocaram suas obras frente a frente _ uma casual releitura mútua. “Era para ser assim”, sugerem as duas artistas.

Flávia traz em suas três telas o vigor da sua produção, alicerçada na investigação de materiais, na variação de técnicas de aplicação de tintas e texturas e na formas geométricas. A elas somam-se a organicidade do trabalho de Meg, a tensão das cores e formas, como se algo estivesse prestes a explodir e dar uma nova dimensão. (texto Studio de Ideias).

flavia

Sobre as artistas

Flávia Tronca: Natural de Caxias do Sul (RS), a artista é também mestre em Educação Estética, com formação na Universidade de Caxias do Sul e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Em seu currículo apresenta mais de 40 exposições, entre individuais e coletivas.

Meg Tomio Roussenq: Natural de Rio do Sul (SC), é graduada em Comunicação Social/ Jornalismo pela PUC-RS e mestre em Linguagens Contemporâneas Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É professora de artes e curadora, tendo realizado diversas exposições individuais e coletivas.

Serviço

Exposição Noosferas, de Flávia Tronca e Meg Tomio Roussenq

Coquetel de lançamento: dia 21 de agosto, 19h.

Quando: de 22 de julho a 20 de agosto. Visitação de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 20h30min.

Local: Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC). Avenida Irineu Bornhausen, 5600, Bairro Agronômica, Florianópolis.

Entrada: Gratuita

Horários de visitação:

Curadoria: Marina Tavares

Mueller renova linha de fogões para segmento popular

20 de julho de 2015 0
fogao

Moderatto Stile 4 bocas.

Beleza e facilidade de uso são alguns dos diferenciais apresentados nos novos fogões lançados na EletrolarShow pela Mueller, feira de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares, TI e UD que acontece em São Paulo até 23 de julho. A empresa tem quinze lançamentos, com uma linha totalmente renovada para o segmento popular. “Nosso maior desafio foi entregar ao mercado produtos com um visual novo, contemporâneo, e de alto giro, o que vai ao encontro das atuais necessidades dos nossos clientes revendedores”, diz o diretor comercial da unidade de fogões da Mueller, Alexandre Pires da Luz.

 A porta do forno foi totalmente redesenhada, recebendo um visor panorâmico que é o maior da categoria. Isso permite ao cozinheiro acompanhar o preparo dos pratos e dá aos modelos um visual moderno, garantino ainda por outros elementos, como a disposição dos manípulos, inclinados para favorecer a ergonomia, e a oferta de pés mais altos para facilitar a limpeza. Desenvolvidas pela Mueller, as soluções tem foco no conforto e na segurança durante o uso.

O desenvolvimento exigiu 19 meses de trabalho de diversas equipes da empresa – engenharia, marketing, comercial, produção – e apoio de um escritório externo, a Chelles&Hayashi, parceira de longa data que já conquistou diversos prêmios de design de produtos trabalhando com a Mueller.  Os modelos têm grades esmaltadas, botões removíveis, queimadores em aço esmaltado easy clean e forno autolimpante, uma facilidade cada vez mais difícil de encontrar nesse segmento e que dispensa a limpeza do forno.

Além de desenvolver os novos modelos que substituem as linhas de maior volume de vendas da empresa, em 2015 a Mueller Fogões recebe investimentos na ampliação da fábrica. O objetivo é atender a demanda nos períodos de maior sazonalidade. O montante aplicado na unidade em 2015 é o maior desde o início das atividades no segmento de fogões, no início dos anos 2000.

fogão 1

Parck Fratello.

Sobre a Mueller

A Mueller foi fundada em 1949 no município de Timbó, no interior catarinense, pelo descendente de alemães, Walter Mueller. Hoje a empresa produz fogões a gás, cooktops, fornos elétricos, lavadoras automáticas e semiautomáticas, centrífugas e secadoras. A Mueller conta com as certificações ISO 9001 e ISO 14001 e gera mais de 1400 empregos diretos.

Destino Inhotim

20 de julho de 2015 0
ncd 1

Cenário da festa com produção de Flávio Melo. Fotos de Renato Gama.

ncd

Arquitetos Juliana Pippi, Helena Cristina Vieira, Marina Rizzatti, Alcides Theiss, Cristiana Bez Delpizzo e presidente do NCD Núcleo Florianópolis, Heloisa Veronesi.

Em uma noite cubana, quatro escritórios de arquitetura e design da Grande Florianópolis foram premiados pela regional do Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) , em noite de festa no Museu da Escola Catarinense – Udesc. Robson Nascimento Arquitetos, Theiss Girardi Arquitetura e Interiores, AD Progettare Arquitetura e Decoração e Juliana Pippi Arquitetura Design ganharam uma passagem para a viagem de estudos a Belo Horizonte e Inhotim, em Minas Gerais. Os profissionais foram selecionados por serem os mais parceiros do NCD.

Para a noite especial, o prédio do Museu da Escola Catarinense recebeu uma iluminação que realçou sua arquitetura histórica. Além da fachada, o hall de entrada, onde ocorreu a festa, foi decorado com elementos que remetem à Havana, próxima viagem do NCD.

Cada uma das seis regionais do Núcleo levarão quatro profissionais da área para conhecer o centro histórico da capital mineira e o impressionante acervo do Instituto Inhotim, o maior centro de arte contemporânea ao ar livre do Brasil. Instalado na cidade de Brumadinho, a 60 km de BH, o espaço reúne obras de arte contemporâneas e paisagismo com a maior coleção de palmeiras do mundo. Entre os artistas, integram o acervo nomes como Lygia Pape, Hélio Oiticica, Chris Burden e Adriana Varejão.

O NCD se preocupa em reconhecer o trabalho de seus parceiros e associados, promovendo viagens de estudos, contribuindo para incentivar a inovação em decoração e design em Santa Catarina. O grupo já levou arquitetos, decoradores, designers e lojistas para viagens a Montevidéu, Punta del Este, Cancún e Santiago.

A viagem a Minas Gerais ocorrerá no dia 20 de agosto. O próximo destino será Havana, por isso a festa de premiação teve esta temática. O NCD levará os parceiros e associados para visitarem a capital cubana e conhecerem suas construções históricas. Esta viagem será no primeiro semestre de 2016.

ncd 3

Eu com a diretora de marketing do NCD, Márcia Maurano, e arquiteta Radigiane Modernel.

 

Décor do dia: a cozinha gourmet foi parar no celeiro

20 de julho de 2015 0
tufi

Fotos pessoais.

O décor do dia no Missão Casa desta segunda é o ambiente do arquiteto joinvillense Tufi Mousse e da designer de interiores Nadia Muller. A cozinha gourmet foi parar no celeiro imaginário do arquiteto, que sonhava com esse projeto. Na Casa Cor SC 2015 ele concretizou a ideia de levar a cozinha para dentro de um espaço inusitado e cheio de personalidade a partir das possibilidades do uso do pé direito alto. A composição das cores, texturas e as pequenas instalações sobre a bancada, a mesa e a estante  identificam o traço do profissional. Assista hoje às 23h, na TVCOM.

tufi 4 tufi 1

Vera Sabino e a arte catarinense dos anos 1970 são tema do projeto Gerações do MASC

16 de julho de 2015 0

image001

A quarta edição do projeto Gerações do Masc, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em comemoração pelos 66 anos de criação do Museu de Arte de Santa Catarina, terá como tema a arte de Vera Sabino e a geração dos anos 1970. A escritora e professora de Artes Visuais Micheline Barros conversará com o público no dia 16 de julho, às 16h30min, no evento que contará com a presença da artista. A entrada é gratuita.

Neste encontro, será abordada a relação entre a vida e a obra por meio da produção artística de Vera Sabino, as personagens, as séries que retratam o feminino, o sagrado, o profano, a natureza e o patrimônio cultural de Santa Catarina, demonstrando o contexto histórico em que surge a obra da artista e o rico universo da proeminente pintora catarinense consolidada nos anos 1970.

Micheline Barros é autora do livro “Vera Sabino: Intuição e Arte” (), resultado de sua pesquisa de mestrado em Educação e Cultura. Atualmente é professora da rede municipal de ensino e pesquisadora da arte produzida em Santa Catarina, já escreveu sobre Ricardo Ramos, Rodrigo Cunha, Giovana Zimermann, entre outros. Publica artigos acadêmicos e para os jornais locais.

Vera Sabino é florianopolitana, nascida em 1949, aos 10 anos de idade partiu com a família para morar em Brasília. Após viver em várias cidades, Vera volta a capital catarinense como artista plástica. Em 1968 promove sua primeira exposição individual. (texto MASC).

O quê: Gerações do Masc – Vera Sabino: Intuição e Arte

Ministrante: Micheline Barros
Quando: 16/07/2015, às 16h30min
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2630

 

 

Lançamento da 2ª edição do livro "As Defesas da Ilha de Santa Catarina ..." hoje na UFSC

15 de julho de 2015 0

Lançamento hoje da segunda edição do livro “As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786“, dos arquitetos Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, dia 15, às 19 h, no Hall da Reitoria da UFSC.

Editora da UFSC estará oferecendo o livro a preço de custo (oferta válida enquanto durar a tiragem subsidiada pelo Ministério da Cultura).

tonera