Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Exposição Dudas + Galvão + Nestor + Ramon

06 de agosto de 2015 0

_Divulgacao_Dudas_Galvao_Nestor_Ramon_expoCIC_

Quando Fabio Dudas, Galvão Bertazzi, Nestor Jr e Ramon Rodrigues se uniram para o projeto desta coletiva, o fio condutor do encontro foi o desejo de exporem juntos seus trabalhos recentes e uma admiração mútua pela trajetória e pela linguagem plástica de cada um. Esta é uma mostra de quatro artistas amigos, com origens e repertórios diferentes, que se radicaram em Florianópolis e partilham o figurativo contemporâneo e a relativização do realismo em suas obras.

Fabio Dudas (Telêmaco Borba/PR) observa as reminiscências de infância, em cenas e retratos em pintura sobre tela e xilogravura. Seu trabalho se baseia na figuração da realidade e da ficção, na memória, na interpretação do cotidiano e na imaginação. Galvão Bertazzi (Goiânia/GO) tem o desenho como base e experimenta em formatos maiores, sobre vários tipos de suportes, rabiscos, pinceladas e colagens. Faz recortes de histórias em quadrinhos e de pensamentos perdidos, momentos congelados do mundo real e fragmentos de realidades paralelas, flertando com elementos do absurdo cotidiano. Nestor Jr (Penha/SC) apresenta uma série de trabalhos que percorrem boa parte de sua produção recente em desenho, pintura, gravura e objetos. Sua poética abrange três grandes temas: a natureza, o mar e o corpo, revelando um erotismo ao mesmo tempo delicado e pungente. Ramon Rodrigues (Florianópolis/SC) tem como principais referências o expressionismo alemão e a ilustração editorial antiga para tratar da relação com a morte, a perda e a religião em seu trabalho recente em xilogravura e monotipia.

Esta é uma seleção de obras representativas da trajetória de cada um destes artistas, num espaço de tempo que compreende o início dos anos 2000 até a produção atual. (texto divulgação)

 

Fabio Dudas: fabiodudas.com | 9953 9013

Galvão Bertazzi: galvaobertazzi.com | 9979 1426

Nestor Jr: facebook.com/nestorjrarts | 9991 2764

Ramon Rodrigues: facebook.com/ramonrodriguesarte | 8431 1503

 

O quê: Exposição Dudas + Galvão + Nestor + Ramon

Quando: Abertura: 06/08, 19h. Exposição de 06 a 23/08/15

Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

Onde: Espaço Lindolf Bell (Centro Integrado de Cultura – CIC. Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica. Fpolis/SC)

Quanto: Entrada gratuita

 

Quem são:

Fabio Dudas: fabiodudas.com | 9953 9013

Fabio Dudas

Natural de Telêmaco Borba/PR e radicado em Florianópolis, Fabio Dudas desenha desde pequeno – aos 11 anos, aprendeu a ilustrar recriando os heróis dos quadrinhos nos cadernos da escola. Cursou Bacharelado em Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde estudou com mestres como Sergio Kirdziej e João Osório Brzezinski. Vivendo em Florianópolis, passou a frequentar o ateliê de gravura do Centro Integrado de Cultura (CIC), ministrado por Bebeto Oliveira. Seu trabalho se baseia na figuração da realidade e da ficção, nas memórias de infância, na interpretação do cotidiano e na imaginação. Em suas telas e gravuras, mescla temas impressionistas, colorido fauve, angústia expressionista, universo onírico, inocência e despretensão naïf: uma soma de referências recompostas recriando um universo de infância, de memórias, tentativas de resgatar algo que nos constitui, nosso passado-presente.

 

Galvão Bertazzi: galvaobertazzi.com | 9979 1426

Ramon Rodrigues

O cartunista, ilustrador e roteirista Galvãoé natural de Goiânia/GO e está radicado em Florianópolis há mais de uma década. Tem o desenho como base e experimenta em formatos maiores, sobre vários tipos de suportes, rabiscos, pinceladas e colagens. Faz recortes de histórias em quadrinhos e de pensamentos perdidos, momentos congelados do mundo real e fragmentos de realidades paralelas, não tão distantes e que quase sempre, se chocam com a nossa. Flerta com elementos do absurdo cotidiano e sentimentos truncados, declarações desconexas, mensagens subliminares e o excesso de informações em que estamos inseridos sem nos dar conta. Desde 1999, Galvão publica na internet a tira cômica Vida Besta (que venceu o 25º Troféu HQ Mix na categoria “melhor webtira”), atualmente com mais de 5 mil tiras, tendo publicado ainda uma coletânea impressa em 2012. Em 2004 ganhou o 16º Troféu HQ Mix pelo fanzine Xerocs Porcoration, feito em coautoria com Samuel Casal e Artur de Carvalho. Sua primeira graphic novel, As Crônicas Bizarras do Absurdyum – Livro Primeiro, foi lançada em 2000 na Itália e dois anos depois no Brasil, pela editora Juarez & Donizete.

 

Nestor Jr: facebook.com/nestorjrarts | 9991 2764

Natural de Penha/SC e radicado em Florianópolis, a trajetória profissional de Nestor Jr teve início em Blumenau-SC, em 2004, quando passou a se dedicar-se integralmente às artes visuais. Sua poética abrange três grandes temas: a natureza, o mar e o corpo, revelando um erotismo ao mesmo tempo delicado e pungente. Teve experiência de um ano em Lyon, na França, onde estou idioma francês, técnicas de gravura e deu seguimento também a sua pesquisa na área da pintura. Na Bélgica, durante residência artística, desenvolveu uma série de gravuras em diversos materiais (linóleo, madeira e metal), apresentados ao público de diversas cidades brasileiras no ano de 2014. O artista realizou diversas exposições, individuais e coletivas, em cidades catarinenses, São Paulo, Curitiba, Montes Claros, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. No exterior, expôs na  França, Portugal, Itália e Espanha. Teve ilustrações e pinturas publicadas em revistas nacionais e internacionais (Colômbia, Suíça, Estados Unidos e Itália), capas de livros, cds e outras formas de contribuições artísticas independentes.

 

Ramon Rodrigues: facebook.com/ramonrodriguesarte | 8431 1503

Galvao Bertazzi

O artista gráfico Ramon Rodrigues nasceu em Florianópolis. Seu primeiro contato com a gravura foi nas oficinas da FCC, onde durante alguns anos produziu litogravuras e xilogravuras sob a tutela do mestre Bebeto Oliveira. Em 2010 fez uma residência artística em Buenos Aires com o mestre chaqueño Leonardo Gotleyb. Na Argentina estudou essencialmente xilogravura. Paralelo à sua produção artística, Ramon possui graduação e mestrado em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.  O tema principal de seu trabalho é a nossa relação com morte, a perda e a religião. Entre suas principais referências estão o expressionismo alemão e a ilustração editorial antiga.

 

Envie seu Comentário