Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Exposição fotográfica de Marco Giacomelli reinventa a paisagem natural

07 de agosto de 2015 0
giacomeli 4

Foto Marco Giacomelli

O fotógrafo Marco Giacomelli abre a exposição Definindo Tempo na sexta-feira, 7 de agosto, às 19 horas, na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis. São mais de 20 fotografias de grande porte em que ele apresenta um conjunto de imagens em comunhão com o ambiente natural de Florianópolis, sua cidade natal. Mas esta natureza vai além de um pano de fundo visual para sua vida cotidiana.

“Este ambiente formou a minha juventude e é uma importante parte de quem eu sou, do que eu sinto e de como me relaciono com as pessoas e acontecimentos desse universo ao meu redor. Este trabalho representa minha maneira de incluir os outros em meu diálogo permanente com a natureza, embora não importe para o resultado final o lugar onde elas foram feitas”, avalia.

Definindo Tempo é uma coleção de obras audaciosas e substanciais. Há força e desafio. Ambiguidade e incerteza. Existem fluxos e encontros sinergéticos. Há volúpia e uma inebriante supressão da reverência a certas tradições fotográficas no modo em que o gênero paisagem é aqui revisitado”, escreve Scott MacLeay, curador e diretor de arte da exposição.

A mostra apresenta dois projetos recentes do fotógrafo, Bambu: outras perspectivas e Tangível / Intangível, em que ele compartilha estudos experimentais com suporte digital representados de forma abstrata por meio de elementos da natureza. Mas há também imagens analógicas feitas em 2012, que ajudam a compor os dípticos e trípticos desta exposição. Para a impressão das imagens foram feitos muitos testes com papéis e revestimentos de qualidade museológica para poder apresentar as obras sem o uso de vidro e manter a proteção física e raios UV.

Formado em administração, Marco fotografa desde 1998 e já expôs no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, e no Orchard Art Gallery, Bethesda, em Washington. Seu interesse pela arte contemporânea, em especial pela fotografia, o tem levado a participar de forma constante de festivais, workshops e cursos pelo Brasil e exterior. Fez sua estreia em uma exposição em 2010, na Helena Fretta Galeria de Arte, para onde agora retorna com Definindo Tempo. (Texto Fifo Lima.)

giacomeli 2

www.marcogiacomelli.com

O quê: exposição Definindo Tempo, de Marco Giacomelli. Quando: abertura 7 de agosto, às 19h. Visitação até 5 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.. Onde: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3223-0913. Quanto: gratuito.

giacomeli

giacomeli 1

Envie seu Comentário