Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Reforma transforma edificação monolítica

10 de agosto de 2015 0
_MG_4404_FOTO MARIANA BORO

Fotos de Mariana Boro.

Este projeto publicado no ArqSC, anuário de arquitetura editado por mim, já foi pauta do programa e hoje reexibimos a entrevista com o arquiteto Marcos Martins, autor da edificação que recebeu Menção Honrosa no 2º Prêmio de Arquitetura Catarinense. Reproduzo aqui o texto do anuário. Hoje às 11 horas da noite na TVCOM.

“Em um terreno de 987m2, de acentuada declividade, uma edificação monolítica construída há três décadas repousa à beira-mar. Dezenas de árvores de médio porte, incluindo espécies nativas, espalham-se pelo sítio. Esse foi o cenário encontrado pelo arquiteto Marcos Martins na enseada do Saco dos Limões, em Florianópolis, onde teria a missão de projetar uma residência de três pavimentos, com 132m2. Ao analisar as condicionantes, o profissional optou por implantar a garagem no terceiro andar, ao nível da rua. O segundo foi reservado às áreas social e íntima; e, no térreo, foram dispostos os espaços de serviços. Um “envelope” de madeira, com paredes duplas, cobriu a antiga casa. O terraço frontal de madeira tornou-se um complemento da sala, no pavimento superior, e uma copa/jantar no térreo. Do hall de entrada nasce o invólucro da escada, sendo o único elemento que ultrapassa a altura original da edificação, abrigando os reservatórios de água”.

_MG_4399-Editado_FOTO MARIANA BORO _MG_4411-Editado_FOTO MARIANA BORO _MG_4431-Editado_FOTO MARIANA BORO _MG_4402-Editado_FOTO MARIANA BORO

 

 

3 - IMG_0454

Esta era a casa já existente no terreno antes da reforma. Foto do acervo do arquiteto.

_MG_4449-Editado_FOTO MARIANA BORO

Arquiteto Marcos Martins.

IMG_3060

Durante a entrevista para o programa, no calor escaldante de março.

 

Envie seu Comentário