Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de setembro 2015

As inscrições para o Prêmio D.Catarina encerram hoje

30 de setembro de 2015 0
premio

Tecido da criativa Ratorói premiado na primeira edição do evento.

Até 30 de setembro estão abertas as inscrições para o Prêmio D. Catarina, o mais importante prêmio de design de produto de Santa Catarina. Podem concorrer produtos produzidos em qualquer estado brasileiro, desde que o designer seja comprovadamente domiciliado em Santa Catarina. Para participar, o produto precisa ter pelo menos um designer na ficha de autoria, ter sido lançado a partir de 2013 e estar sendo comercializado até a data da inscrição.

A comissão julgadora ainda não foi anunciada, mas será escolhida entre designers renomados, membros da imprensa, membros da academia, economistas prestigiados e especialistas, segundo Roselie Lemos, presidente do Centro Design Catarina. A metodologia de seleção segue as melhores práticas dos concursos mais importantes em todo o mundo.
Até o dia 5 de outubro serão conhecidos os selecionados na primeira fase do concurso, que terão até o dia 13/10 para encaminhar os produtos selecionados. A festa de premiação acontece no dia 16 de outubro em Florianópolis, quando serão conhecidos os vencedores nas doze categorias do prêmio: Cerâmico; Eletrodomésticos e Eletro-eletrônicos; Embalagem; Esporte (vestuário e equipamentos esportivos; Games e Softwares, Web e Aplicativos; Moda (acessórios, calçados, vestuário, joias, lingerie e moda praia); Móveis (residenciais e comerciais); Superfície e Acabamentos; Têxtil; Transportes e Mobilidade; Utilidades; Outros.
Criado em 2014 para estimular a competitividade da indústria catarinense com a força do design, o prêmio D.Catarina é uma promoção conjunta do Centro Design Catarina, e da Associação Catarinense de Design (SCDesign).
A ficha de inscrição, prazos e regulamento podem ser obtidos no site do Centro Design Catarina (www.scdesign.org.br).

Serviço
Prêmio D. Catarina
Inscrições abertas até 30/9, às 23h59
Informações, ficha de inscrição, regulamento e prazos: www.scdesign.org.br
Realização: Centro Design Catarina e SCDesign

premio 2

Peça premiada na primeira edição da turma da Ipsilon Design.

Exposição "For Those About To Rock" interpreta as batidas do rock

29 de setembro de 2015 0

Ugh-serrano-portfolio_08

A professora e artista plástica Rosana Bortolin, coordenadora do Espaço Oficina/Galeria Estúdio e do Programa de Extensão NUPEART (UDESC), convida para a abertura da exposição For Those About To Rock, de Gustavo Serrano (Ugh!), que acontece dia 2 de outubro, às 20h, no Espaço Oficina/Galeria Estúdio.

Gustavo Serrano [Ugh!] é natural de Passo Fundo (RS) e mora em Porto Alegre. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo (UPF), faz da ilustração seu modo de vida. Começou a desenhar na infância, descobriu a ilustração digital e, desde então, explora as diversas possibilidades deste meio. Em sua primeira exposição, Ugh! apresenta suas interpretações das batidas que o inspiram, o universo Rock ‘n Roll.

Local: Espaço Oficina/Galeria Estúdio

Rua São Brás, 42 – Saco Grande/Cacupé – Florianópolis.

Fone: (48) 99832395.  Após a abertura, as visitas devem ser agendadas.

ugh-convite-exposicao Ugh-serrano-portfolio_16 Ugh-serrano-portfolio_10 Ugh-serrano-portfolio_05 Ugh-serrano-portfolio_00

 

 

Registros de Trancoso

29 de setembro de 2015 1
_MG_0280

Fotos Luciana de Moraes.

Se em Floripa choveu sem parar, em Trancoso o tempo ajudou e muito. O sol apareceu nos três dias, de 24 a 27 de setembro, onde aconteceu a festa de entrega do Prêmio Top 100 Kaza 2015. Os arquitetos destaques da delegação catarinense Juliana Pippi, Marcelo Salum, Cris Passing e Robson Nascimento curtiram programação de praia, festas e diversão no final de semana que passou. Na sexta-feira (26), à noite, receberam as homenagens da edição, entre os 100 escritórios mais atuantes do mercado de decoração nacional de acordo com 16 associações, em Santa Catarina com exclusividade do Shopping Casa & Design. Por lá também aconteceu o lançamento do anuário Top 100 Kaza 2015, com os projetos dos coletivos premiados do ano. (Fotos e textos da jornalista Lu de Moraes, que viajou acompanhando a turma de Floripa).

_MG_0431
_MG_0587

Arquitetura leve, divertida e colorida aberta para o visual da rua

25 de setembro de 2015 0
FW__5949

Projeto de reforma transformou a fachada da edificação, abrindo-se para o visual da rua e estabelecendo relação com o entorno. Fotos de Fernando Willadino.

A localização é privilegiada, nas esquinas da Altamiro Guimarães com a Beira-Mar Norte. Ao contrário do ponto comercial existente anteriormente,  que era todo fechado, a arquitetura do mais novo endereço da cidade se abre para a rua, promovendo uma forte relação de interesse entre interior e exterior. O Fresh Bowl Salads serve pratos leves, coloridos e saudáveis e tem tudo a ver com  a arquitetura leve, colorida e divertida proposta pelo escritório Mais Dois Arquitetura. Um dos atrativos é uma arquibancada, ideia baseada na cultura corporativa desenvolvida para a marca e seguindo a ideia dos proprietários. O arquiteto André Manara adaptou a sugestão no espaço que dispõe ainda de mesas individuais e coletiva, além de uma bancada de frente para o mar.

A iluminação em LED é dirigida, amparada em luminárias de conceito mais industrial.  As cadeiras são de polipropileno coloridas, respeitando o padrão cromático – de vermelho, cinza, laranja, verde e amarelo – e o serviço conta com dois momentos: o balcão de saladas e o quiosque de açaí. Tudo pensado para que o Fresh Bowl Salads possa estar em qualquer outro lugar, outra cidade, já que os donos têm, sim, a intenção de levar o negócio adiante através de franquias.  O ambiente ainda conta com uma cabine de som, com DJ que esporadicamente poderá passar pela casa.

FW__5832

FW__5977

Arquitetos André Manara e Luciana Decker, autores do projeto.

FW__5966 FW__5885 FW__5774 FW__5972

 

 

 

Dois dos principais prêmios da Bienal de Buenos Aires foram para projetos brasileiros

24 de setembro de 2015 0

Vicente Wissenback é jornalista e um dos criadores da pioneira revista de arquitetura Projeto, nos anos 70.  Um ícone do jornalismo de arquitetura no Brasil, ele é curador dos projetos brasileiros na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, evento que ajudou a criar há 30 anos. Detalhe: na Bahia.

Wissenback acaba de retornar da última bienal, que acontece até início de outubro, com dois dos principais prêmios do evento. Em conversa por e-mail, ele me relatou:

“Acabo de voltar da XV Bienal de Buenos Aires, onde montei a exposição: Arquitetura Brasileira: três gerações, da qual fui curador. Apresentamos projetos de Paulo Mendes da Rocha, Marcio Kogan, Paulo e Bernardo Jacobsen, Konnigsberger Vanucchi, Andrade Morettin e Consórcio ITA: MMBB, Piratininga e Metro Arquitetos. Uma exposição “chiquita, pero cumplidora”, como dizem os portenhos…

Voltei feliz em ver uma exposição bastante visitada, elogiada e premiada: conquistamos dois dos principais prêmios da Bienal.

bienal de buenos aires

Paulo Mendes da Rocha foi agraciado com o prêmio CICA – Comitê Internacional de Críticos de Arquitetura para o Museu dos Coches, em Lisboa, projetado em colaboração de MMBB e Afaplan.

 

Paulo Mendes da Rocha foi agraciado com o prêmio CICA – Comitê Internacional de Críticos de Arquitetura para o Museu dos Coches, e Marcio Kogan, o Prêmio Bienal de Arquitectura para o Edifício Vertical Itaim.

bienal kogan 1

Marcio Kogan levou o Prêmio Bienal de Arquitectura para o Edifício Vertical Itaim. Foto divulgação .

Na mostra foram apresentados 4 projetos de museus, sendo um de Lisboa (Museu dos Coches, de Paulo Mendes da Rocha, com a colaboração de MMBB e Afaplan); dois do Rio de Janeiro ( Fábrica de Espetáculos do Teatro Municipal do Rio, de Marcio Kogan, e Museu de Arte do Rio, de Bernardes + Jacobsen) e um de São Paulo (Museu do Instituto Moreira Salles |IMS – São Paulo, de Andrade Morettin).  Edifícios de Uso Múltiplo em Curitiba e São Paulo: de Konisberger e Vanucchi. Além de uma bela seleção de casas e edifícios residenciais.

Esperamos apresentar essa exposição ampliada no IV Destaques das Bienais, no próximo ano.

O Ciclo de Palestras, como sempre, foi um espetáculo à parte, com a participação de quase 50 arquitetos e críticos de todo o mundo, com destaque especial para os jovens profissionais com trabalhos de alta qualidade.

Um forte abraço, nos veremos em breve

Vicente”

 

 

Prêmio Top 100 Kaza homenageia arquitetos em Trancoso

24 de setembro de 2015 1

Os arquitetos Juliana Pippi, Marcelo Salum, Robson Nascimento (parceiro da arquiteta Cris Delpizzo), Cris Passing e Rafael Monteiro formam a geração catarinense do Prêmio Top 100 Kaza 2015, relação anunciada anualmente com os nomes atuantes do mercado nacional de arquitetura de interiores e decoração. A premiação irá reunir em três dias – de 24 a 27 de setembro – os 100 escritórios indicados desta edição, no Club Med Trancoso, na Bahia.

Os profissionais apontados pelo Shopping Casa & Design, representando Santa Catarina, embarcam para a solenidade, que oferece programação farta para quem quer relaxar, praticar esportes, aproveitar o sol, a boa gastronomia e conferir os lançamentos das marcas parceiras do prêmio. Sem contar as festas, todas as noites, temáticas e a mais esperada do evento: a entrega do título e lançamento do anuário Kaza, que traz os projetos dos escritórios premiados do ano, marcada para sexta-feira (25), no Centro de Convenções Trancoso.

No sábado (26), das 10h às 11h, tem palestra com o designer Pedro Franco, também empresário à frente da A Lot Of Brasil.  Ele irá abordar as novas tecnologias do mercado brasileiro, o novo conceito eco-friendly e matérias primas alternativas. Os participantes ainda concorrem a uma mesa Estrela assinada pelos irmãos Campana, lançamento da A Lot of Brasil. À noite a cantora Mart’nália fecha a programação com show especialmente para os TOPs 100 Kaza 2015. (texto Luciana de Moraes).

 

Missão Casa na voz de influentes profissionais

23 de setembro de 2015 0

Estamos comemorando 10 anos do programa Missão Casa em 2015 e fomos ouvir agentes influentes no segmento de arquitetura, arte, design, interiores e na área institucional. E tem mais coisa boa surgindo, novidades, outros depoimentos, promoção. Fique ligado aqui no nosso blog e na fanpage do programa – facebook.com/missaocasa .

Compartilho alguns dos depoimentos que estão no ar na TVCOM.

Abertas as inscrições para assistir ao TEDxBlumenauSalon sobre arquitetura

22 de setembro de 2015 0
Série Perfil Goura Nataraj

Goura Nataraj. Foto Brunno Covello.

Quem quer viver a experiência de um TEDxBlumenauSalon temático já pode correr. Estão abertas as inscrições para a edição arquitetura, que acontece no dia 27 de setembro, no Casarão da Costura da Cia. Hering, em Blumenau. Os interessados devem responder as perguntas que estão no formulário disponível no link http://bit.ly/tedxblumenausaloncidade até 1º de setembro. Entre eles, 100 serão escolhidos para estarem no evento, que terá quatro speakers e inicia às 15h.

O tema do TEDxBlumenauSalon de arquitetura será “Cidade: encontro dos diferentes”. O objetivo da organização é mostrar algumas iniciativas que valorizam e criam espaços para convivência entre as pessoas nos centros urbanos.

Esta edição tem como patrocinadores a Vasselai Incorporações e a Construcolor Tintas.

Paulo Tadeu Arantes e Goura Nataraj são speakers confirmados
O desafio da curadoria desta edição foi selecionar ideias que promoveram a integração das pessoas com os espaços urbanos de maneira inteligente e inclusiva. Conheça dois speakers que já estão confirmados:

TEDxBlumenau-150826-Paulo-Tadeu-Arantes-Crédito-Divulgação

Paulo Tadeu Arantes. Divulgação

Paulo Tadeu Arantes
A rede colaborativa “Cidade Criativa, Cidade Feliz” une voluntários, instituições públicas e iniciativa privada em prol do desenvolvimento da economia criativa e da qualidade de vida em Santa Rita do Sapucaí (MG). A rede cria – através de atividades e eventos culturais, entretenimento, tecnologia e inovação – um ambiente de diálogo entre culturas diferentes e isso possibilita a geração um novo pensamento coletivo, em que a visão de futuro, a criatividade e capacidade de pensar das pessoas é o grande propulsor da qualidade de vida. Mais informações: www.cidadecriativacidadefeliz.com.br.

Goura Nataraj
A Praça de Bolso do Ciclista, localizada em Curitiba (PR) é um espaço público em constante construção, fruto da vontade de fazer uma cidade melhor com as próprias mãos. O projeto começou a sair do papel no meio de 2014 e segundo Goura, “a mensagem principal da Praça é a de que a rua é um espaço das pessoas, que pode ser aproveitado por elas. A Praça já se tornou um ponto de encontro e de convívio”. Hoje, a praça abriga diversas tribos urbanas e conta com atividades quase que diárias, como feiras de produtos orgânicos, apresentações musicais e encontro de ciclistas. Mais informações:www.facebook.com/PracadebolsodoCiclista.

Sobre o TED
TED é uma organização sem fins lucrativos devotada às ideias que merecem ser espalhadas. Iniciado como uma conferência de quatro dias na Califórnia (nos Estados Unidos) há quase 30 anos, o TED cresceu para apoiar sua missão com múltiplas iniciativas. As duas Conferências TED anuais convidam os pensadores e executores líderes do cenário mundial para falarem por 18 minutos em uma mistura de tópicos.

Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

As iniciativas de mídia do TED incluem o site TED.com, onde novos TED Talks são postados diariamente; o Projeto de tradução aberta, que oferece legendas e cópias interativas bem como traduções de voluntários de todo o mundo; a iniciativa educativa TED-Ed; e os TEDBooks, pequenos e-books sobre ideias poderosas.

O TED estabeleceu o Prêmio TED anual, onde indivíduos excepcionais com um desejo de mudar o mundo recebem ajuda para traduzir seus desejos em ações; o TEDx, que apoia indivíduos ou grupos de pessoas para organizar eventos independentes ao estilo do TED ao redor do mundo; e o programa Amigos do TED, que ajuda inovadores de todo o mundo que desejam mudar o mundo a ampliar o impacto notável de seus projetos e atividades.

Sobre o TEDx, x = evento organizado independentemente
No espírito das ideias que valem a pena ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais que reúnem pessoas para compartilharem de uma experiência como o TED. Em um evento TEDx, videos e os palestrantes ao vivo se combinam para acender discussões e conexões profundas em um pequeno grupo de pessoas.

Esses eventos locais são marcados como TEDx, onde x = evento TED organizado independentemente. A Conferência TED fornece um guia geral para o programa TEDx, mas os eventos TEDx individuais são auto organizados. (texto assessoria de imprensa)

Alteração na planta exige soluções para vigas e pilares

21 de setembro de 2015 0

Lidar com pilares e vigas em um projeto com alteração da planta é um desafio para os profissionais. A designer de interiores Karla Silva, que tem arquitetas na equipe do escritório, mostra as soluções para esse problema recorrente. Ela também fez um mix do gosto pelo estilo clássico da proprietária com o desejo do marido por peças atuais. Mas tudo resolvido de forma harmônica e com resultado funcional para a família.

Entre as soluções, você vai ver brise no lugar de paredes internas e estante para disfarçar vigas. É hoje às 11 da noite, na TVCOM/SC.

IMG_7323

O espelho quase como um roda-teto disfarça a viga após a reforma que alterou a planta do apartamento. O armário no hall de entrada é um louceiro.

IMG_7300

Brise no lugar de paredes isola e integra o quarto que tem dupla função: é um escritório e dormitório de hóspedes.

IMG_7329

A parede que divide a cozinha da sala foi aumentada para acomodar a cristaleira de família ao mesmo tempo que disfarça o pilar.

IMG_7322

O mobiliário antigo foi trazido da casa da mãe da proprietária, que gosta do estilo clássico.

IMG_7303

O grande banco em L com encosto em capitonê foi o motivo para a contratação da designer após a cliente visitar o ambiente da Karla Silva em uma mostra de decoração.

IMG_7307

A mesa em laca atende ao desejo do marido por peças atuais.

IMG_7283

IMG_7318

Designer de interiores Karla Silva hoje no programa.

IMG_7303 IMG_7278

E-book gratuito sobre manutenção da casa

20 de setembro de 2015 0

como manter sua obra

 

As arquitetas Vanessa Faller e Maira Queiroz tiveram uma ideia muito bacana. Decidiram dividir com a gente muitas dicas e sugestões para fazer a manutenção da casa depois de uma reforma ou casa nova. A partir da experiência com os clientes depois da entrega de uma obra, as arquitetas criaram um e-book recheado com dicas de manutenção para evitar gastos desnecessários com mão de obra e substituição de materiais. É só baixar o  material que está disponível para download gratuito no site w.espacodotraco.com.br/manutencao-de-obra-ebook

e-book 1

IMG_3897_tratada

Arquitetas Maíra e Vanessa.