Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Helena Fretta celebra os mais de 40 anos de arte de Rubens Oestroem

20 de novembro de 2015 0
rubens

Rubens Oestroem. Fotos Eduardo Marques.

Com mais de 40 anos de carreira, o artista contemporâneo Rubens Oestroem será celebrado neste final de ano pela Helena Fretta Galeria de Arte com uma exposição retrospectiva, ação educativa e catálogo. O projeto foi realizado com recursos de renúncia fiscal, via lei Rouanet, com o patrocínio de empresários de Santa Catarina.

Exposição e catálogo abordam a trajetória de Rubens, desde sua estreia no início dos anos 1970 no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, sob os auspícios da galeria Açu-Açu; seu período de estudos em Düsseldorf e Berlim, na Alemanha; seu retorno ao Brasil, quando foi selecionado para a Bienal de São Paulo, em 1985; e sua fase atual, em Florianópolis, voltada para a tridimensionalidade.

Rubens começa a pintar no início da adolescência com uma série de obras em linguagem figurativa. Estudou com Elke Hering em Blumenau antes de embarcar para a Alemanha, onde cursou a Escola Superior de Arte de Berlim em um período de tendência neoexpressionista.

No retorno, com um olhar para o construtivismo brasileiro, trabalha no sentido de produzir uma linguagem própria, rompendo com a escola europeia. Em 1986 foi premiado no 9o Salão Nacional de Artes Plásticas, Rio de Janeiro, RJ e em 1993 participa do Panorama de Arte Atual Brasileira, no Museu de Arte Moderna, São Paulo, SP.

Também em 1993 foi premiado com o primeiro lugar no Salão Victor Meirelles, com a obra “Os Intocáveis”, mais um passo no processo de avançar para as linhas, o objeto, a instalação. Rubens foi diretor da Galeria Municipal de Cultura de Blumenau e do Museu de Arte de Santa Catarina e lecionou na Udesc.

Durante a exposição na galeria Helena Fretta, que poderá ser visitada até 24 de dezembro, professores e estudantes de escolas públicas e particulares poderão visitar a mostra dentro do projeto de ação educativa. Serão realizadas oficinas de esculturas criativas voltada para o público infanto juvenil com acompanhamento dos professores de arte Marion De Martino, Glauco Batista Ferreira e Bruno Bachmann.

O catálogo tem formato de livro, com capa dura, 228 páginas, em papel couché, 192 imagens, principalmente de obras, registros de exposições, do ateliê, do artista, textos críticos de Ivo Mesquita, Sandra Makowiecky, Kamilla Nunes e Yara Guasque, curadoria e projeto gráfico de Vanessa Schultz, pesquisa de Fernando Boppré, texto biográfico de Fifo Lima, reproduções de Tarcísio Mattos, Eduardo Marques e Eduardo Trauer e edição de Dennis Radünz.

O projeto foi patrocinado pelas empresas Flex Contact Center, Tractebel Energia, Intelbras, Giassi Supermercados, Kredilig, Badesc, Casan, Laboratório Santa Luiza. (Texto Fifo Lima).

 

Abertura da exposição e lançamento do catálogo

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015, às 19h

Visitação até 24 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.

Helena Fretta Galeria de Arte

Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis/SC

(48) 3223-0913, helenafretta@helenafretta.com.br

www.helenafretta.com.br

rubens 4

Desconstruindo, 2010.

rubens 2

Monotipia, 1982.

rubens 3

Tridimensional, 2014.

rubens 1

Hallensee, aquarela sobre papel, 1982.

 

Envie seu Comentário