Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de novembro 2015

Mostra Casa&Cia no Missão Casa

30 de novembro de 2015 0

A mostra Casa&Cia Encontros e Espaços segue mais esta semana para visitação no núcleo da Trompowsky. O programa de hoje traz três espaço ambientados pelos arquitetos Maria Aparecida Cury Figueiredo, Ivana Szczuk e pelos profissionais da Confraria do Chope Honesto. Te espero a partir das 11 da noite na TVCOM.

aea58a5d-ce52-4155-a934-35ece911c241

Durante a gravação com Wagner e Beto no espaço da Confraria do Chope Honesto.

d60b0ea8-0fbe-41b8-a5ad-11e90039510a

Arquiteta Ivana Szczuk e empresária Andrea Ziliotto, parceiras no projeto do espaço Biofílico.

Espaco Biofilico

Espaco Biofilico

pare 4

Arquiteta Maria Aparecida Cury Figueiredo, que projetou o Studio P.

pare

Studio P.

 

Agenda SC: MOSQ - Feira de Artes Visuais acontece na Pedra Branca

26 de novembro de 2015 0

A Fundação Hassis em conjunto com as promotoras culturais Denise Becker, Vania Rossi e Leilah Corrêa Vieira, está organizando a MOSQ – Feira de Artes Visuais, que irá acontecer no Passeio Pedra Branca, em Palhoça, de 27 a 29 de novembro. Mais de 500 obras de novos e consagrados artistas serão apresentadas ao público e estarão disponíveis para venda em diferentes linguagens como pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas e xilogravuras. Destaque para obras de Elias Andrade, Rodrigo de Haro, Digo Tertchitsch, Glaucia Olinger, Juliana Hoffman, Leandro Serpa, Roberta Tassinari, Vera Sabino, Claudia Cárdenas, Lauro Maeda, Ingrid Thaler, Ilca Barcelos, entre outros. A MOSQ chega com propósito único de democratizar a arte, tornando-a acessível à contemplação e comercialização.

A MOSQ acontece em uma estrutura montada especialmente para a Feira, em uma área de 180m², e tem entrada entrada gratuita, das 10 às 22 horas. A Comissão Curatorial da MOSQ é integrada por Denise Becker, Leilah Corrêa Vieira, Denilson Cristiano Antônio e Fifo Lima (organizador da Feira de Artes de Florianópolis).

Informações, acesse: http://www.mosq.com.br/

mosqconvite

Programação estendida na mostra Casa&Cia no Trompowsky Corporate

26 de novembro de 2015 0

Até o dia 6 de dezembro acontecem eventos gratuitos no Trompowsky Corporate, empreendimento onde acontece a Mostra Casa&Cia Espaços e Encontros, no centro de Florianópolis. Serão palestras, talk shows, happy-hours, sessões de teatro e cinema, além da possibilidade de visitar 33 ambientes decorados por profissionais da região. A programação é uma extensão da mostra e a realização é da construtora Formacco Cezarium.

Confira a programação dos próximos dias:

26/11 às 19h – Talk Show Inovação – O encontro com Leonardo Soares, consultor de marketing digital, será uma descontraída forma de conversar sobre os rumos que a inovação trará para nossas vidas no futuro.

26/11 às 19h – Sunset Party Formacco. Happy Hour ao som do DJ Jeco Thompson.

27/11 às 19h – Talk Show Áreas de Marinha – Conduzido pelos advogados Carlos Frederico Braga Curi e João Manoel do Nascimento, o encontro tem o objetivo de apresentar ao público a problemática atual da nova demarcação de terrenos de marinha em Florianópolis, seu impacto no município, bem como o atual cenário legislativo nacional e a necessidade de defesa dos atingidos.

28/11 das 13h às 17h –  Ensaio Peça Teatral – Os ensaios abertos da peça “Um emprego no Hospital +1” têm como palco o Auditório Trompowsky Corporate.​

29/11 às 19h – Festival de Curtas Orbital Filmes - A produtora de vídeos catarinense, dirigida por Paulo Trejes, apresenta quatro títulos de seu portfólio, sendo três curtas metragens de ficção e o documentário “O Caminho dos Heróis” dirigido por João Barone e produzido pela Orbital.

02/12 às 19h – Palestra Biogenética com Beatriz Kubelka.

03/12 às 19h – Palestra Fotografias Fine Arts -  Com Alan Zart, publicitário e atua também com criação de fotografias fine arts para o mercado de decoração.  Durante a palestra irá apresentar  imagens e vídeos fotografias sobre o tema e sua utilização no dia a dia.

04/12 às 19h – Leilão Croquis dos Expositores – Os projetos apresentados no evento serão leiloados, oferecendo à comunidade a oportunidade de conhecer os ambientes nos mínimos detalhes.

06/12  às 19h – Festival de Curtas Orbital Filmes - A produtora de vídeos catarinense, dirigida por Paulo Trejes, apresenta quatro títulos de seu portifólio, sendo três curtas metragens de ficção e o documentário “O Caminho dos Heróis” dirigido por João Barone e produzido pela Orbital.

SERVIÇO

O quê: Casa & Cia Encontros e Espaços – Programação estendida
Quando: 20 de novembro a 6 de dezembro – de terça a domingo das 13h às 20h
Onde: Trompowsky Corporate – Av. Trompowsky, 291, Centro, Florianópolis/SC.
Entrada: Gratuita

 

Festa do design no Museu da Casa Brasileira

26 de novembro de 2015 0
cuba diamante

Cuba Higtech. Fotos de Mariana Boro.

cuba diamente 1

Designer Rodrigo Meinert.

O designer catarinense Rodrigo Meinert, diretor criativo da Infinita Surfaces, vem demonstrando sua habilidade e criatividade no desenvolvimento de peças fabricadas em corian. Ele embarca para São Paulo, nesta quinta-feira, 26 de novembro, para conferir a abertura do 29º Prêmio Design MCB (Museu da Casa Brasileira). Duas peças de sua autoria, as cubas Hightech e Diamante, são finalistas desta edição da premiação e ficam expostas por lá até 31 de janeiro de 2016 no museu. 

_MG_0434_FOTO MARIANA BORO

Cuba Diamante.

 

Clara Fernandes participa da 8ª edição do projeto Gerações Masc

26 de novembro de 2015 0
clara

A 8ª edição do projeto Gerações Masc – Museu em Movimento terá a participação da artista visual Clara Fernandes falando sobre a arte na década de 1990, no dia 26 de novembro, às 16h30. O encontro tem entrada gratuita e ocorrerá na sala Harry Laus do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A programação é promovida pela FCC, por meio do Núcleo de Ação-Educativa (NAE) do Masc, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC).

O bate-papo com o público irá revisitar a trajetória de Clara Fernandes, tendo como fio condutor os trabalhos apresentados pela artista no Masc entre 1993 e 2013. A artista irá relembrar a primeira exposição individual, em 1993, a convite de Pedro Paulo Vecchietti, com releituras de suas “Vinhetas”; sua participação e premiação no Salão Victor Meirelles; além das três mostras individuais que se seguiram: Iluminuras (1997), Vazante (2001) e Cartas ao Mar (2013), proporcionando um interessante panorama de passagem entre várias gerações e momentos do Museu.

Sobre a artista

Clara Fernandes nasceu em São Paulo, em 1955. Estudou na Faculdade de Psicologia da PUC e na Escola de Comunicações e Artes da USP. Vive e trabalha em Florianópolis desde 1983. Participa desde 1985 de mostras coletivas, destacando-se a XV Artistas Brasileiros, no MAM SP, RJ e BA (1996-97); Arte Contemporânea da Gravura, no Museu Metropolitano de Curitiba (1998); Perspectiva das Artes Plásticas no Estado de Santa Catarina, no Museu Marta Traba, Memorial da América Latina (2003); Faça algo errado e diga que fui eu que mandei fazer, no Sesc Joinville (2011); Armazém, no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (2012). Entre suas principais mostras individuais destacam-se Terral (1990); Iluminuras (1997); Impenetrável (1998), Abissais (2000), Vazante (2001); Lume (2008-2010), na Fundação Cultural Badesc e Museu Histórico de Santa Catarina; Cartas ao Mar (2010- 2013), no Memorial Meyer Filho e Museu de Arte de Santa Catarina. Realiza intervenções espaciais e urbanas desde 1989, destacando-se Terral (itinerância internacional); Vácuos (Florianópolis e São Paulo); Lume (2008-2010, em Florianópolis, Joinville e São Paulo); e Amorphobia (vídeo performance).

Serviço:

O quê: Gerações Masc – Clara Fernandes

Quando: 26/11/2015 (quinta-feira), às 16h30.

Onde: Sala Harry Laus – Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)

Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica – Florianópolis (SC)

Entrada gratuita

Matéria sobre o processo da artista veiculada no programa.

Paulo Gaiad é revisitado em exposição na Fundação Badesc

26 de novembro de 2015 0

A exposição Impossibilias: Arquivo e Memória em Paulo Gaiad abre dia 26 de novembro, quinta-feira a partir das 19h, e pela primeira vez todos os espaços da Fundação Cultural Badesc serão ocupados por um único artista. Com curadoria de Rosângela Cherem, a exposição de Paulo Gaiad traz objetos, desenhos, colagens, vídeos e pinturas que formam as diferentes fases do artista, iniciada na década de 80. É uma produção vasta, variada e serial, com inúmeras imagens, matérias e procedimentos modulares, que se tornam recorrentes e constantemente rearranjadas. Não há séries completas, mas trabalhos em que é possível observar três temas reincidentes: carne (materialidade corporal), passagem (reflexão plástica sobre espaço, lugares, paisagens, viagens), cifra (pequenos segredos biográficos colhidos de diferentes universos e contingências). Importante destacar que muitas vezes estes temas estão embaralhados, disfarçados ou simplesmente recombinados.

“Embora não sejam feitas da mesma matéria, impossível desatar o nó que existe entre vida e obra. Trata-se de fazer da obra a parte central da vida, recolhendo e alterando todos os frutos que se espelham e confrontam sem cessar. Assim, se a vida como a obra não tem nada a ver com beleza e felicidade, mas com uma experiência única e indivisa, em ambas também prevalece a lei de um trabalho sem concessões, sem nenhum fim alhures, sejam eles o lucro, o sucesso, o êxito fácil, a crítica favorável, as benevolências. Pois o que advém do meu processo de criação é obtido por meio uma escuta recolhida, fiel às buscas e penhores que tangenciam os domínios do incomunicável, do escorregadio e do intransferível”, afirma Paulo Gaiad.

Sobre o artista
Paulo Gaiad nasceu em Piracicaba, São Paulo. Vive e trabalha em Florianópolis, onde iniciou sua carreira artística em 1983. Utiliza diversos materiais e procedimentos, combinando constantemente os registros do visual e do dizível, a partir do lance biográfico. Pode-se dizer que seus objetos, desenhos, colagens e pinturas se misturam, combinando traços e palavras, rasuras e avarias, ajustes e camadas, disfarces e revelações.
Incluindo o uso de areia e carvão, jornais e gesso, além de fotos de diferentes naturezas, seus trabalhos acolhem o efeito produzido pelos lixamentos e arranhões, oxidações, rachaduras e rasgos. A clave do vivido serve como manancial incessantemente revisitado e estoque movente com força de consignação poética, através do qual constitui seu repertório, travando uma luta contra o esquecimento e produzindo reverberações para novos trabalhos.(texto Fundação Badesc).

MARIANA BORO_IMG_8644

Eu e Paulo Gaiad no aniversário de 6 anos do Missão Casa, quando foi realizada a instalação Interface e Memória, no Ba-bah. Foto de Mariana Boro.

Serviço:

O quê: abertura da exposição Impossibilias: Arquivo e Memória em Paulo Gaiad, de Paulo Gaiad
Quando: 26 de novembro, às 19h
Visitação: até 21 de janeiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h. (A Fundação Badesc estará fechada para visitação pública dos dias 19 de dezembro a 3 de janeiro).
Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – Fone 3224-8846
Quanto: gratuito

Assista a matéria que fizemos com o artista em 2011.

 

O Sítio promove palestra com Lia Krucken sobre arte e inovação para a mudança

25 de novembro de 2015 0
lia krucken 1

O Sitio Arte Educação e Coworking promove mais uma super palestra nesta sexta, dia 27 de novembro, com a designer, artista visual e pesquisadora Lia Krucken sobre arte e inovação para mudança (creative change). Lia é autora do livro Design e Território – Valorização de Identidades e Produtos Locais.

A palestra aberta tem formato de um bate-papo sobre iniciativas em desenvolvimento no Brasil, na Alemanha e na Inglaterra. O objetivo é motivar formas inovadoras e sustentáveis de perceber e pensar a cidade. Serão apresentados projetos colaborativos de design e arte. A proposta é identificar, junto com os participantes, oportunidades para desenvolver produtos, serviços, ações e projetos na cidade de Florianópolis.

Em entrevista ao jornal O Globo, ela disse que no mundo global, cada vez mais as pessoas têm apego a identidades locais. “É um movimento inverso: quanto mais o mundo se globaliza, mais as pessoas têm necessidade de se enraizar. Quando a gente viaja, busca o produto autêntico, identificado com traços locais, ” afirma.

O evento é aberto e gratuito.

lia krucken

Projeto em Jurerê Internacional explora integração com o exterior

23 de novembro de 2015 0

No programa de hoje mostramos projeto arquitetônico de Robson Nascimento para um casal gaúcho amigo de longa data. Esta é a quinta casa de veraneio que o arquiteto projeta para a família. Os principais partidos são a integração dos ambientes sociais e a relação com o exterior por meio de amplas abertura e intensa iluminação natural.

Tem ainda seleção de ideias para os quartos e na retrospectiva dos 10 anos, uma matéria super especial gravada em 2009. Vc vai se surpreender com as conexões entre design, arte e espaço construído.

É às 11 da noite na TVCOM.

robson n.6 robson n.8 robson n.7

 

robson n.10

Arquiteto Robson Nascimento.

robsin n.4

 

Projeto Santa Catarina Moda e Cultura comemora 10 anos

23 de novembro de 2015 0

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) comemora 10 anos em 2015 e traz, pela primeira vez, um novo formato para o evento final. O SCMC Design Camp acontece de 23 a 28 de novembro, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC), e reúne os times criativos das 18 empresas associadas com os estudantes de moda e design mais engajados do estado.

Durante este período, os alunos estarão acampados no local resolvendo soluções de desafios criados pelas empresas. Há marcas que pedem uma sugestão para reaproveitamento de resíduos, outras protótipos de produtos e ainda croquis especiais. Equipamentos de corte a laser, máquinas de costura, impressoras 3D e muitas matérias-primas estarão à disposição dos acadêmicos. Ao final, os melhores projetos vão compor um trendbook do SCMC.

O grande objetivo da ação é que os estudantes conheçam as realidades desafiadoras das companhias e que as empresas percebam que é possível ganhar com a criatividade dos alunos. Desta interação surge o maior ganho do SCMC: criar, em Santa Catarina, um ambiente de sinergia entre estes dois públicos e propício para marcas mais inovadoras. (informações do site do SCMC).

Público pode participar de palestras e mesas redondas gratuitas

DIA 23 de novembro:

às 19h – Rui Hess de Souza falará sobre os 10 anos do movimento e as principais conquistas desta trajetória.

* 20h – a especialista internacional em branding digital Meredith Levine, falará sobre o papel dos fãs nas mídias sociais para construção de uma marca (a palestra terá tradução simultânea).

DIA 26 de novembro

* 19h, uma mesa redonda com associados do SCMC fala sobre a cadeia de moda e como fornecedores também precisaram se adaptar por conta da transformação de Santa Catarina pelo viés do design.

* às 20h, Renato Cunha aborda de que maneira sustentabilidade e tecnologia são as duas vertentes necessárias para quem quer seguir trabalhando com moda e design.

DIA  27 de novembro

* às 19h – mesa redonda com associados sobre a força da marca Santa Catarina para as seus negócios. Já o encerramento é com o presidente da Mormaii, Morongo, que fala sobre a importância da consciência de todos os envolvidos nos processos de uma empresa.

Todas as palestras são gratuitas. As inscrição acontecem através do e-mail scmc@scmc.com.br.

Inauguração do Centro de Eventos integra a programação

O Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira será inaugurado no dia 25 de novembro, com uma cerimônia oficial e apresentação da Camerata Florianópolis. A presença do Governador e de outras autoridades está confirmada.

 

10+30 - Missão Casa e Saccaro

21 de novembro de 2015 0

Missão Casa e Saccaro uniram-se para celebrar: são 10 anos de programa e 30 anos de design autoral da marca, muitas histórias, experiências e amor ao design. Euzinha e a parceira e amiga Márcia Maurano vamos dividir nossos olhares sobre o tema hoje, em uma tertúlia no Delfino 146, no Centro de Florianópolis, com um grupo de pessoas que, como nós, curte design, arquitetura e afins.

Para quem ainda não viu, dá um play no vídeo que fizemos resgatando um pouco da nossa trajetória.