Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ubaiá une gastronomia e empório de produtos orgânicos em ambiente assinado pelo escritório Pimont Arquitetura

01 de dezembro de 2015 2

ubaiáubaia 1

O arquiteto Henrique Pimont assina mais um projeto comercial voltado a produtos orgânicos e alimentação natural, o Ubaiá, que abre hoje para convidados – é dele também o top Mercado São Jorge. No currículo ainda a La Padá, boxes no Mercado Público Beer Boss e Boteco Vai Quem Quer, a Barbearia Tradicional, La Cave entre outros projetos no mesmo segmento. Criativo e fundamentado em boas referências de arquitetura, para o novo espaço explora materiais naturais verdadeiros  - madeira maciça, pedra ardósia natural, metais – alinhado ao conceito do negócio que é ir além da experiência do consumo e ofertar também um aprendizado com a história de cada insumo. No projeto isso se traduz nas escolhas e na origem dos materiais como vegetação natural e tela de galinheiro. As luminárias industriais, por exemplo, foram adquiridas em um ferro velho e carregam sua própria história, assim como ardósia utilizada na bancada e na área de exposição de vinhos como quadro negro.

A variedade de produtos orgânicos, funcionais, biodinâmicos, artesanais e slow food, se traduzem em cafés brasileiros com grãos 100% arábicos, chocolates de cacau baiano, queijos mineiros e do Salitre, cervejas artesanais de Blumenau, cosméticos orgânicos catarinenses, vinhos biodinâmicos que respeitam os ciclos da natureza e até as fases da lua no cultivo de suas uvas, mel de abelha nativa, azeites de oliva de diversas nacionalidades, grãos e oleaginosas a granel, frutas secas e sementes,  compondo um mix de produtos que têm em sua base a preocupação com a origem e a produção artesanal.

Do tupi-guarani, Ubaiá significa “fruto saudável” e a ideia do resgate da língua indígena surgiu justamente para valorizar aquilo que é cultivado e produzido localmente. A proposta é resgatar o produto do pequeno agricultor catarinense e também oferecer algumas opções de importados. “O Ubaiá surgiu com a missão de alinhar os prazeres da boa gastronomia, a qualidade de vida e o meio ambiente, buscando a sintonia e o equilíbrio contínuo entre o bem-estar, promovendo a saúde, e o estar bem, ou seja, bem consigo mesmo”, explica o jovem empreendedor de 23 anos, Jean Schneider. (texto com Larissa Linhares)

O Ubaiá fica no complexo da Primavera Garden Center, na SC 401, em Florianópolis.

ubaia 2

Arquiteto Henrique Pimont. Foto divulgação.

Comentários (2)

  • Rita de Cassiano Finado Vieira diz: 1 de dezembro de 2015

    Vi o espaço hoje e fiquei muito feliz em ver que a preocupação das pessoas estão cada dia mais voltadas para o melhor de seu futuro, pois a expectativa de vida das pessoas aumentou, e temos não só que viver mais, mas VIVER MAIS E SAUDÁVEIS

  • Natia Elen Auras diz: 11 de março de 2016

    Creio que ainda falta muito, muito mesmo para que espaços como esse se proliferem em nosso país. Na Áustria, há uns 900 hotéis-fazenda orgânicos! É claro que essa é uma iniciativa muito bem-vinda, mas a realidade do agricultor orgânico não é fácil. A mão-de-obra é cara! Há tecnologia, mas ainda falta muito a conquistar e questões a resolver, desde o agricultor até o consumidor. Sorte e sucesso! Vou almoçar aí!

Envie seu Comentário