Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2016

NCD premia profissionais com viagem a Havana

29 de janeiro de 2016 0
Premiados NCD Experiência Havana - Foto Luciano Nunes

Premiados NCD – Foto Luciano Nunes

A regional Florianópolis do NCD reuniu os profissionais que se destacaram em 2015, ontem no Café Pinot para revelar os 15 escritórios da Grande Florianópolis que, em reconhecimento pelo trabalho neste período, ganharam vouchers para uma viagem a Havana, Cuba. De todo o Estado, mais de 90 profissionais serão premiados pelas seis regionais.

A arquiteta Juliana Pippi foi a grande premiada da noite. Além de estar entre os 15 escritórios mais parceiros, ela recebeu o Prêmio Fidelidade por ter incluído produtos do maior número de lojas do NCD em seus projetos, e o primeiro lugar no Prêmio Extra oferecido aos escritórios mais atuantes. Os escritórios AD Progettare Arquitetura, de Helena Cristina Vieira e Marina Abati, Theiss Girardi Arquitetos, de Alcides Theiss e Rosane Girardi, e Robson Nascimento Arquitetos receberam mais um voucher nesta categoria.

O NCD comemora 16 anos em 2016.  Atualmente, são 124 lojas associadas, sendo 28 delas na Capital catarinense, atendendo 4,6 mil profissionais associados em todo o Estado. O empresário Tadeu Silva é o novo diretor da regional Florianópolis.

Escritórios premiados com um voucher para a Experiência Havana 2016

+ Juliana Pippi Arquitetura

+ Robson Nascimento Arquitetos

+ Theiss Girardi Arquitetos

+ AD Progettare Arquitetura e Decoração

+ Mariana Pesca Arquitetura

+ Marcelo Salum Arquitetos

+ Marchetti + Bonetti Arquitetos Associados

+ Alexandrino Arquitetura

+ Estela Cislaghi Arquitetura

+ Rosas Arquitetos Asssociados

+ Adriana Tiezzi

+ Claudia Couto Interiores

+ Haus Engenho Interiores

+ Marisa Lebarbechon – Desing de Interiores

+ Cristiane Passing

Prêmio Fidelidade – voucher extra para o escritório que circulou em um maior número de lojas do NCD

+ Juliana Pippi Arquitetura – 1 voucher extra

Prêmio extra – voucher extra para os escritórios mais atuantes junto ao NCD

+ AD Progettare Arquitetura e Decoração – 1 voucher extra

+ Theiss Girardi Arquitetos – 1 voucher extra

+ Robson Nascimento Arquitetos – 1 voucher extra

+ Juliana Pippi Arquitetura – 2 vouchers extras

Prêmio ao talento do designer catarinense Jader Almeida

28 de janeiro de 2016 0
SJ_cab_loose_vermelho_costas

Cabideiro Loose.

Pode-se dizer que Jader Almeida foi o designer mais badalado de 2015 e entra 2016 somando mais premiações e reconhecimento: a cadeira CLAD, inspirada na arte cicládica, foi premiada no iF Design Award, considerada a mais importante premiação no setor, realizada na Alemanha. Já o The Wall Street Journal indicou o premiado cabideiro LOOSE como um dos melhores cabideiros modernos da atualidade.  A peça já havia conquistado o prêmio americano Good Design, em 2011, e em 2015 a premiação do Museu da Casa Brasileira.  Parabéns ao talento do arquiteto e designer catarinense e sua obstinada caminhada em direção à perfeição na criação e produção de mobiliário.

SJ_cad_clad_c_b_3_4_frente

Cadeira CLAD.

Dá um play para escutar nossa entrevista com Jader Almeida na época dos lançamentos, em 2015.

MOOOI para os ouvintes do Curta Design

23 de janeiro de 2016 0

A MOOOI, marca holandesa com DNA ousado e lúdico criada por Marcel Wanders, abriu corner na loja Vitrine 21, em Florianópolis, onde estão expostas luminárias de tirar o fôlego feitas com alta tecnologia. A irreverência útil das peças da MOOOI são o que costumo chamar de molho, aquele algo a mais que tira os ambientes da mesmice. Apenas uma peça já é o suficiente para transformar o espaço.

MOOOI (2)

Rabbit Lamp com canopla, criação de Front. Foto divulgação

MOOOI (3)

Luminária Heracleum II nickel dimmable, de Bertjan Pot. Em metal e lentes de carbono; e lLuminária Raimond R127, de Raimond Puts. Em aço inoxidável.

 

Carol Gay para os ouvintes do Curta Design

21 de janeiro de 2016 0
24_vasobola3tamanhosflorfoto-marcos-cimardi

Vaso Bolo, foto de Marcos Cimardi

Foi depois de um curso sobre a construção do objeto com os Irmãos Campana, a arquiteta e designer paulista Carol Gay descobriu sua forma de expressão. Utilizando diversos materiais, ela cria objetos utilitários e decorativos que flertam com a arte. Entre muitos de sua produção, dois chamaram a minha atenção e despertaram desejo de consumo: os vasos Bola e Gema, peças super irreverentes feitas em cristal. Um charme!

24_vasogema2-tamflorfoto-marcos-cimardi

Vaso Gema, foto Marcos Cimardi

 

Banqueta X para os ouvintes do Curta Design

20 de janeiro de 2016 0

Bancos, banquetas e cadeiras são minhas paixões em mobília para casa. Já falei aqui dos bancos Sela e Ratoeira, que foram destaques em 2015 em premiações nacionais. Hoje apresento a banqueta X, desenhada em 1950 por José Zanine Caldas, conhecido como o mestre da madeira. Reeditada com a devida autorização da família, em madeira jequitibá e assento em couro sintético. Todas as peças que representam a excelência do design nacional estão em exposição na Ettore Design, em Florianópolis, do empresário Leonardo Villanova. Ele é apaixonado pelo assunto e tem realizado um trabalho consistente na divulgação do design brasileiro. Fica a dica!

banqueta x 1

José Zanine Caldas e a banqueta X.

foto 4 - 3314 - BANCO RATOEIRA.1

Banco Ratoeira, Em2 Design.

2 - BANCO SELA.

Banco Sela, Em2 Design. Com exclusividade na Ettore Design.

 

Arthur Casas autografa livro em Florianópolis

20 de janeiro de 2016 0

A Mac Design, loja no Shopping Casa & Design, promove lançamento do livro e bate-papo com o arquiteto Arthur Casas, dia 21 de janeiro. “Studio Arthur Casas, Works 2008-2015”, é a segunda obra do arquiteto e apresenta 29 projetos criados nos últimos oito anos. Revela também as inspirações e o processo criativo de Casas. Nesta edição, há ainda textos sobre a trajetória do escritório, que tem sede em São Paulo e Nova York.

Antes da sessão de autógrafos, o arquiteto irá falar sobre sua carreira. O evento, restrito a convidados, tem apoio do Shopping Casa & Design, Núcleo Casa e a Asbea/SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina). 

ArthurCasas_por_@JHONATAN CHICARONI_227-2

Arquiteto Arthur Casas, foto de Jhonatan Chicaroni.

305 Cover Studio Arthur Casas_Port

Exposição de fotos exibe memórias da Praça XV de Novembro

19 de janeiro de 2016 0

Pça 15 de Nov. - 1894

Muitas pessoas que passam pela Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Florianópolis, nem imaginam que o local já foi cercado com gradis de ferro e teve acesso restrito ao público, com horários controlados para visitação. Essa e outras curiosidades são apresentadas em uma exposição fotográfica com imagens que retratam transformações ocorridas no entorno da praça entre os séculos 19 e 20. A mostra pode ser visitada na Casa da Memória até 29 de janeiro, com entrada franca.

Ao todo estão expostas 30 imagens que integram o acervo municipal ou foram cedidas para a exposição. Entre elas, destacam-se a reprodução de uma pintura de Vicente Pietro, artista que acompanhou o imperador Dom Pedro II  e a comitiva imperial em sua visita à Ilha de Santa Catarina, em 1845. A mostra proporciona ao visitante a oportunidade de observar o desenvolvimento da região central e as mudanças na paisagem local ao longo do tempo, a partir do olhar de artistas e fotógrafos em diferentes épocas.

A atividade visa a divulgar o trabalho feito pela Casa da Memória,  que funciona como um centro de documentação da vida social e cultural do município, dispondo de um rico acervo para consulta. Gerido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o órgão reúne, restaura, organiza, preserva e divulga registros visuais, sonoros, bibliográficos e documentais relativos à história, à memória, à identidade e à produção cultural da cidade.

Os visitantes podem ainda conhecer o espaço e consultar outros acervos disponíveis no local, parte deles compostos por doações. Entre as coleções, destacam-se o Banco de Imagens Sylvio Ferrari, com fotografias de caráter biográfico, histórico e geográfico, e o Arquivo Zininho, que guarda registros sonoros e visuais, organizados pelo saudoso poeta, compositor e radialista Cláudio Alvim Barbosa (1929-1998), autor do hino de Florianópolis. Em 2015, a Casa da Memória registrou a visita de cerca de 6 mil pessoas, entre turistas, pesquisadores e público em geral. (com assessoria de imprensa).

Praça 15 de Novembro - século 19

Serviço:

O quê: Exposição fotográfica sobre a Praça XV de Novembro

Quando: até 29 de janeiro

De segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas

Onde: Casa da Memória / Fundação Franklin Cascaes

Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro

(48) 3333-1322

Quanto: gratuito

Pça 15 de Nov. - século 19 - Pintura de Vicente Pietro

Trio de ilhéus unem-se em exposição na Fortaleza de São José da Ponta Grossa

18 de janeiro de 2016 0

Exposição__Forte 2016 Exposição - Convite

Temporada de boas compras no Bota Fora no Shopping Casa & Design

15 de janeiro de 2016 0
IMG_9506

Foto: Luciana de Moraes.

A intensa movimentação de turistas em Florianópolis e, especialmente, o fluxo de pessoas a caminho das praias do norte animam as vendas neste início do ano. Empresários do setor de móveis também olham com bons olhos para a temporada de verão e aproveitam o período para estimular as compras com descontos, condições especiais e produtos de grandes marcas. “É a época do ano que mais se vende para turistas, até mesmo pela nossa localização na mais movimentada rodovia da cidade, a SC 401. Proprietários de imóveis que veraneiam na cidade também estão no foco da promoção”, comenta a empresária Denise Back, à frente da Ouse Iluminação. A loja faz parte do mix de marcas do Shopping Casa & Design que participa da tradicional promoção Bota Fora, com descontos de até 50% e peças a pronta entrega.

Outro perfil de público atento aos bons preços é o consumidor que está finalizando reforma ou a construção de sua casa. Segundo a arquiteta Ana Trevisan, o cliente muitas vezes gastou muito na obra e promoções como estas dão um fôlego a mais no orçamento para compra de complementos. “Dependendo dos descontos a economia pode variar entre 30% e 50%. Se efetuar uma boa compra na mesma loja o poder de negociação é ainda maior. Sem contar a pronta entrega, facilidade que exige um garimpo para encontrar ou adaptar as peças que melhor cabem no projeto. Observar também a qualidade do produto, a marca e o atendimento pós-venda são fundamentais”, argumenta Ana. Compartilha da mesma opinião o arquiteto Geraldo Brognoli Ludwich que enxerga as liquidações como uma oportunidade de resolver os projetos com preços bem convidativos. “Promoções como estas podem resolver um projeto, seja com a compra de móveis neutros ou a ousadia que faltava para compor o ambiente”, conta. (texto A Casaa).

O Bota Fora vai até o dia 23 de janeiro.

 

 

Quarto temático para adolescente

09 de janeiro de 2016 0
QUARTO 1

Fotos divulgação.

Um pequeno dormitório com grande fantasia. Esse foi o partido  para os arquitetos João Rieth e Gabriel Goulart projetarem um espaço que pudesse reconstruir o interior de um avião através de vários detalhes, paixão do futuro usuário. Um dos principais elementos explorado foi a iluminacão no teto em gesso e na superfície inferior dos armários aéreos e prateleiras, de forma indireta, utilizando spots ou fitas de LED, reproduzindo a mesma atmosfera.

Os armários, em marcenaria sob medida, têm acabamento formicado, em tom neutro, inspirado nos revestimentos das aeronaves. Nas portas, o desenho reproduz a geometria das janelinhas. Um detalhe importante foram os painéis existentes na parte inferior dos armários aéreos, onde foram colocados alto falantes para ipods ou celulares. Já a área de estudo para o computador e simulador de vôo, por tratar-se de um ambiente masculino, a opcão foi o MDF com textura e cor em jeans escuro, mais esportivo e jovial. Quanto aos complementos, TV, ar condicionado e persiana, optou-se pelos materiais metalizados para maior harmonia com o tema aviação. O painel fotográfico, sobre a cama, reproduz o cockpit dos pilotos. O piso em laminado amadeirado, torna o ambiente mais aconchegante A cadeira é assinada pelo designer Philippe Starck.  Agora só falta decolar. (texto dos arquitetos)
www.joaorietharquiteto.com.br

 

QUARTO 5 QUARTO 4 QUARTO 3