Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Lançamentos valorizam o design e reforçam novas abordagens para os produtos

23 de fevereiro de 2016 1
Mannes-Sofa-Aqua-IMG_5622_Julia_Ribeiro

Mannes, Sofa Aqua – foto Julia Ribeiro.

Mannes-Sofa-Davi-IMG_5614_Julia_Ribeiro

Mannes, Sofa Davi, foto Julia Ribeiro.

Visitei a ABIMAD – feira da associação brasileira das indústrias de móveis de alta decoração. Meu olhar foi para a indústria catarinense, que representa em torno de 30% da feira, segundo Paulo Allemand, ex-presidente e um dos fundadores. Em comum no perfil das empresas, a atenção ao design, que aos poucos passa a ser entendido como uma ferramenta importante de diferenciação no mercado.

Nos estandes, a presença dos designers foi valorizada com painéis identificando os criadores, além de tags nos móveis. E nada de muito novo em relação às tendências do setor. Os lançamentos reforçaram o investimento em tecnologia e no conforto dos estofados – almofadas enormes e super fofas para se jogar sem culpa. Cada vez mais são feitas novas abordagens para os mesmos produtos, relançados com atualizações de tecidos, cores e detalhes.

Vale destacar ainda as formas ora sequinhas, ora arredondadas dos estofados e poltronas, os modelos componíveis, e a multifunção, que colabora na ambientação dos espaços, facilitando o nosso dia a dia. Bons exemplares foram apresentados pela Mannes e Bell’arte.

Bell-Arte-Sofa-Taiga-IMG_5638_Julia_Ribeiro

Sofá Taiga, Bell’arte – foto Julia Ribeiro.

IMG_9563 (1632 x 1224)

Sofá com tecido para pintar, uma instalação para descontrair que fez tanto sucesso que vai parar no catálogo da Bell’arte.

Butzke

Nesta edição, os lançamentos da empresa de Timbó incluíram ampliações de duas linhas: a Mucuri, de Zanine de Zanini, com um sofá de 3 lugares; e linha Lotús, do estúdio Asa Design, incluiu no catálogo um sofá e duas poltronas.

O destaque fica mesmo com a coleção Butzke + RosaPinc que utiliza uma linguagem contemporânea aliada ao trabalho artesanal em cerâmica, com desenhos originais, criando peças únicas e limitadas. A linha conta com mesas de apoio, jantar e garden seats, todas produzidas em madeira cumuru. São lindas!

Butzke-Sofa-Lotus-IMG_5871_Julia_Ribeiro

A linha Lotús, do Estúdio Asa Design, que ganha sofá e poltrona. Foto Julia Ribeiro.

IMG_9614 (600 x 450)

Banco da linha Mucuri, de Zanine de Zanini para a Butzke. Foto minha.

IMG_9567 (1224 x 1632)

Coleção Butzke + RosaPinc

Já a Milênio Home é uma empresa que aos poucos percebe a importância do design no setor de mobiliário.  Adriano Santos, do estúdio Nuovo Design e que desenha para a marca há alguns anos, expôs com destaque na Abimad a coleção de mesas de centro, laterais e poltronas inspiradas na fauna e flora nacional. Estúdio Asa Design, Lourena Genovez e Paulo Niemeyer também estão entre os lançamentos da marca, que tem fábrica em Palhoça.

IMG_9615 (1224 x 1632)

Coleção de Adriano Santos para a Milênio Home.

IMG_9580 (600 x 450)

Mesa by Adriano Santos.

Mobivier-Chaise-Paulo-Sergio-e-Banco-Catedral-Niemeyer-IMG_5684_Julia_Ribeiro

Coleção Niemeyer por Paulo Niemeyer.

Artisan

Esqueça as tendências em cores ditadas pela moda casa. A Artisan, de Criciúma, lançou uma linha de estofados com mantas Masai que vieram diretamente de uma vila no Quênia. São feitas em tear e usadas para vestir. Xadrez e listras, em tons forte de vermelho e outras cores, chamaram a atenção no estande durante a Abimad. A coleção faz parte do projeto Escola Kabiria, e parte das vendas será destinada a escola.

IMG_9612 (1224 x 1632)

Coleção da Artisan faz referência aos tecidos Masai.

Ettore Design

O empresário Leonardo Villanova, da Ettode Design, era convidado VIP da feira. E também não é para menos. Sua loja é referência em móveis com design nacional, um garimpo feito pelo próprio empresário que nesta edição comprou com cautela, mas não deixou de escolher bons exemplares. Em breve na loja peças do designer Marcelo Ligieri desenhadas para a Doimo; poltrona Dorival de Arthur Casas, e sofá Mucuri, de Zanine de Zanini, ambas criadas para a Butzke. Lançamentos hot pelo olhar do empresário.

 

 

 

Comentários (1)

  • Luciana diz: 23 de fevereiro de 2016

    Adorei garimpar contigo.

Envie seu Comentário