Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2016

Portal ArqSC amplia abrangência do anuário impresso

25 de março de 2016 0

news02

É com orgulho que apresento o portal ArqSC, um produto lançado no verão de 2016 e que ainda não comentei por aqui.

Depois de quase uma década do anuário impresso, era preciso uma atualização, dinamismo com a informação e abrangência. Há muitos anos tinha a intenção de criar um site do anuário, mas tudo tem um certo tempo de amadurecimento necessário. Até que um grupo entusiasmo com as mesmas questões decidiu desenvolver um produto que agregasse ao impresso, e que rompesse as fronteiras do papel. Investimos no meio digital e lançamos o portal ArqSC com atuação em quatro eixos: arquitetura, interiores, design e arte, abordando notícias, artigos assinados por um time de colaboradores, projetos de todos os lugares, mas principalmente do estado, entrevistas em plataformas multimídia. O ArqSC nasceu no verão de 2016, depois de um longo amadurecimento e um processo criativo muito singular, que reflete novas formas de trabalho coletivo e participativo baseado na confiança. Desde junho de 2015 um grupo multidisciplinar passou a se reunir semanalmente por videoconferência para criar a plataforma: o holandês Michiel Huiskens Nogueira, especialista em design digital, que morava em Barcelona; a jornalista Simone Bobsin e o designer especializado em gestão Rodrigo Mendonça, com residência em pontos distantes de Florianópolis; e os gestores em marketing e administração Clarice Mendonça e André Oliveira, em Palhoça. Foram muitas conversas, pesquisas, formatação do modelo de negócio até que o ArqSC entrou no ar para conquistar um espaço ocioso em SC na divulgação de notícias do setor. Cocriação, participação, tendência e inspiração são nossos conceitos. Acesse: arqsc.com.br logo

capa an2007 - Cópia

Nº 1, até o número 5 o anuário foi realizado com a jornalista Letícia Wilson.

capa an2008 - Cópia

anuário 2

capa an2009 - Cópia

anuário 3

CAPA2010 ALTA

anuário 4

capa5 - Cópia

anuário 5

CAPA - Cópia

anuário 6

capa

ArqSC 7ª

Destaque profissional por NDVale

11 de março de 2016 0

Na noite dessa quinta-feira (10) o NDVale realizou o encerramento de mais um ciclo do Programa de Relacionamento da entidade. O evento aconteceu no elegante Felissimo Exclusive Hotel, na Praia Brava, em Itajaí, para convidados especiais. Dez escritórios de arquitetura, decoração e design foram anunciados como os parceiros mais atuantes junto aos associados do Núcleo de Decoração do Vale. Como reconhecimento pelo trabalho e talento os 4 primeiros colocados e o ganhador na categoria construtora (Procave) receberam como prêmio uma viagem a Las Vegas (EUA). Durante a noite também foram anunciadas ao mercado as novidades do NDVale. (assessoria de imprensa Roberta Dietrich).

Premiação NDVale - Fotos João Souza (4)

Premiação NDVale – Fotos João Souza

Premiados:

1º CASAdesign Interiores - MOACIR SCHMITT JUNIOR E SALVIO MORAES JUNIOR

2º Fconsonni Arquitetura – PRISCILLA RAIMONDI BORGES

3º Blanc Concept Design – VANESSA SCHMIDT

4º Silvia Pedrassani – SILVIA PEDRASSANI

5º Studium Saut – ARIANNE SAUT DA SILVEIRA E FLAVIA SAUT DA SILVEIRA

6º Vanessa Larre Arquitetura – VANESSA LARRE

7º injy ID – INDIARA DAROS BARBIERI E BRUNO BARBIERI

8º Audrea Suami Pedrollo – AUDREA SUAMI PEDROLLO

9º Guerra e Siarcos – ANA CLAUDIA GUERRA E PHILLIPPE SIARCOS

10º Erico Luiz da Conceição – ERICO LUIZ DA CONCEIÇÃO

 

Projeto de casa autossuficiente é tema de palestra com Arthur Casas

08 de março de 2016 0

Como será a casa no futuro? O Projeto N.O.V.A – Nós Vivemos o Amanhã é uma resposta. Lançado pela Enel em parceria com universidades cariocas, a casa será erguida em breve em Niterói, no Rio de Janeiro. O projeto arquitetônico tem assinatura do Studio Arthur Casas, com sede em São Paulo. Para falar sobre o trabalho o arquiteto Arthur Casas vem a Florianópolis, no dia 09 de março, a convite do Shopping Casa & Design.

O primeiro passo do projeto foi lançar um espaço interativo para que as pessoas de diferentes faixas etárias e regiões do país e mundo pudessem colaborar com ideias e sugestões inovadoras para um futuro melhor. Dessa forma os internautas postaram suas contribuições em 32 categorias disponíveis na plataforma digital www.nosvivemosoamanha.com.br. Desde novembro de 2014 foram cerca de 200 mil acessos de 106 países, 23 mil visitantes únicos interagiram com a plataforma compartilhando ideias e informações, e quatro mil ideias cadastradas foram avaliadas por um comitê técnico responsável pela seleção das melhores propostas, que serviram como base para a concepção do projeto arquitetônico.

“Este projeto nos deu a incrível oportunidade de projetar uma casa que gera mais energia do que consome.Também nos fez reavaliar espaços domésticos em linha com as necessidades impostas pela sociedade moderna”, comenta Arthur Casas. E complementa “o que se espera com a realização dessa obra é mostrar que não há razão para não vivermos em harmonia com a natureza de uma forma sustentável”.

Sustentabilidade

A casa será autossuficiente em energia e funcionará como uma microrrede, produzindo cerca de 105% de sua demanda energética, graças à energia solar gerada por painéis instalados no telhado. A energia excedente poderá ser armazenada em baterias de alta capacidade ou transferida para a rede de distribuição local, aumentando a produção e o consumo de energia limpa. Além disso, o projeto foi desenhado para que não seja necessário o uso de energia elétrica durante o dia.

A construção vai reduzir em até 85% o volume de resíduos e em 80% a emissão de carbono em comparação com uma casa convencional do mesmo tamanho. Será a primeira construção na América do Sul a concorrer à certificação Living Building Challenge (LBC), selo internacional com padrão de desempenho rigoroso que certifica edificações de todas as escalas que operam de forma limpa e responsável com o meio ambiente. Após concluída a casa funcionará como um “living lab”, onde pessoas comuns vão poder cooperar com o projeto, vivendo no local e testando diariamente as soluções inovadoras apresentadas. As tecnologias e seu impactos na vida cotidiana e nos hábitos de consumo dos moradores serão monitorados, com o objetivo de aprimorar as soluções oferecidas pelo projeto.

A atual fase do projeto está sendo coordenada pela distribuidora de energia elétrica Ampla, subsidiária do grupo Enel no Brasil que é responsável pela projeto NO.V.A., e por duas instituições de ensino parceiras: a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A palestra “N.O.V.A – Nós Vivemos o Amanhã” faz parte da programação de aniversário dos 15 anos do Shopping Casa & Design e conta com o patrocínio do Oceanic. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo e-mail casaedesign@shoppingcasaedesign.com.br. (com assessoria de imprensa)

SERVIÇO

O que: Palestra sobre o projeto N.O.V.A – Nós Vivemos o Amanhã com o arquiteto Arthur Casas

Data: 9 de março (quarta-feira)

Horário: 9h

Onde: Shopping Casa & Design, SC 401

Inscrições gratuitas e limitadas: casaedesign@shoppingcasaedesign.com.br

Realização: Shopping Casa & Design

Patrocínio: Oceanic

arthur casas e eu

Arthur Casas e eu durante lançamento do livro, em evento na MAC. Foto de Ângelo Santos.

Abre hoje, na UFSC, exposição sobre arquitetura moderna na América Latina

07 de março de 2016 0
prof. Fernando Lara

Professor Fernando Lara.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC convida para a Exposição Arquitetura Moderna na América Latina, que abre dia 7 de março, no Hall da Reitoria da UFSC.

No mesmo dia, às 14h, será proferida uma palestra com o professor Fernando Lara, no auditório da Reitoria. Lara é PhD pela Universidade de Michigan e professor da Universidade do Texas, em Austin. Na palestra, Lara discutirá as proximidades e especificidades da modernidade na América Latina, segundo o ponto de vista de seus principais teóricos: Edmundo O’Gorman, Walter Mignolo, Arturo Escobar, Eduardo Viveiros de Castro, entre outros.

A mostra foi concebida para acompanhar o livro Modern Architecture in Latin America: Art, Technology and Utopia, de Luis E. Carranza e Fernando Lara (UT Press), lançado em janeiro de 2015 que tenta, pela primeira vez, compreender de maneira abrangente tal produção ao longo do século XX.

A exposição já passou por diversos lugares desde sua montagem inicial, em março de 2015 – Austin, Madrid, Rio de Janeiro, Cidade do México, Saint Louis, entre outros -, e depois de Florianópolis, segue para Recife, Santiago e Bogotá.

Um painel de 20 metros exibe 300 ilustrações de projetos organizadas segundo uma linha do tempo, mas que se entrelaçam na possibilidade de diversos olhares e múltiplas narrativas, que tentam dar conta do panorama complexo da construção da modernidade latino-americana em suas condições históricas, sociais, políticas e culturais, e em suas diversas escalas.

América Invertida de Joaquín Torres-García se tornou o mote da exposição, em que o olhar contínuo é desconstruído em vista dos diversos olhares possíveis a explorar essa densa rede de experiências e manifestações modernas. Para efeito de orientação da leitura, os edifícios estão tingidos em cores que correspondem aos três grandes temas explorados no livro – arte, tecnologia e utopia – e organizados por latitudes, com Chile mais acima e México abaixo, como no famoso desenho do artista uruguaio. Além disso, os edifícios se conectam segundo distintas características que os aproximam: urbanismo, surrealismo, experimentação, brutalismo, habitação, entre outras.

Fernando Lara é arquiteto, PhD pela Universidade de Michigan e professor na Escola de Arquitetura de Austin da Universidade do Texas. É Coordenador do Grupo LAMA (Latin American Modern Architecture) nesta mesma universidade. Em Florianópolis, a exposição teve coordenação do professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, José Ripper Kós, com participação da professora Karine Daufenbach.

catalogo_imagem

Serviço:

Exposição “Arquitetura Moderna na América Latina” abre na UFSC

Dias: 7 a 18 de março, no Hall da Reitoria da UFSC.

Palestra: dia 7, com o prof. Fernando Lara (PhD pela Universidade de Michigan e Professor da Universidade do Texas, em Austin.), às 14h via Skype, no auditório da Reitoria.