Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

!

15 de dezembro de 2009 2

Esta Missão de Peso está chegando ao fim. Em janeiro, um novo blog e um novo site com muito mais dicas para você ter um 2010 saudável e feliz.

AGUARDE.

Postado por Nádia De Toni, Caxias do Sul,

A importância do silêncio

14 de dezembro de 2009 0

Tatiana Cavagnolli

Na nossa cultura, o silêncio parece desnecessário. Os dias são tomados por barulhos, distrações, tarefas e problemas demais para resolver. Essa dose exagerada de estímulos, que costuma se intensificar nesta época do ano, gera estresse e leva ao afastamento de si mesmo.

É difícil pisar no freio quando as horas parecem atropelar os minutos e empilhar compromissos. Mas, assim como o corpo, a mente também precisa de descanso. A solução é aprender uma atitude simples, mas revolucionária: abrir uma brecha nas preocupações com o mundo para preocupar-se consigo mesmo.

Quando essa parada não ocorre de maneira consciente, o organismo dá um jeito de fazer isso sozinho: cria uma doença.

Leia mais sobre meditação e técnicas para relaxar na edição de hoje do caderno Vida Saudável. Lá, você também encontra receitas para a ceia de Natal e dicas de presentes para dar a si mesmo.

Postado por Nádia De Toni, Caxias do Sul,

Você é viciado em comida?

11 de dezembro de 2009 4

Jefferson Bottega

A sigla AA, você conhece, significa Alcoólicos Anônimos. NA é abreviatura para Narcóticos Anônimos. Mas e CCA? Esta significa Comedores Compulsivos Anônimos. A organização CCA existe com o objetivo de curar viciados em comida por meio de reuniões terapêuticas e de reforço da espiritualidade. Utiliza o método de Doze Passos, adaptação do famoso programa criado nos anos 1930, nos Estados Unidos, para recuperação de dependentes em alcóol e drogas.

Os comedores compulsivos se caracterizam pela ingestão incontrolada de comida. Em geral, os episódios de comer compulsivamente são seguidos de períodos de sentimento de culpa e depressão. Ao contrário de indivíduos com bulimia, comedores compulsivos não tentam compensar a alimentação descontrolada com comportamentos como jejuar, forçar o vômito ou utilizar laxantes.

Comedores compulsivos tipicamente comem quando não estão com fome e gastam muito tempo devotados à comida. Quase sempre os comedores compulsivos sofrem de obesidade ou sobrepeso.

 

Você é um comedor compulsivo?

Grande parte dos membros de Comedores Compulsivos Anônimos admitiram que responderam sim a muitas destas perguntas abaixo.

 

 1. Você come quando não está com fome?

2. Você faz “farras alimentares” continuamente, sem razão aparente?

3. Você sente culpa e remorso depois de comer compulsivamente?

4. Você gasta muito tempo comendo, ou pensando em comida?

5. Você espera com prazer e antecipação pelo momento em que pode comer sozinho?

6. Você planeja com antecedência essas comilanças secretas?

7. Você come sensatamente em companhia de outras pessoas, compensando depois, quando estás sozinho?

8. Seu peso está afetando seu modo de viver?

9. Você tentou fazer dieta por uma semana (ou mais), somente para abandoná-la perto de sua meta?

10. Você fica ressentido quando outras pessoas lhe dizem para “usar um pouco de força de vontade” para parar de comer demais?

11. Apesar das evidências em contrário, você continuou a afirmar que poderia fazer dieta “por si mesmo”, quando quisesse?

12. Você anseia desesperadamente comer em um determinado momento, dia ou noite, fora das horas das refeições?

13. Você come para fugir de aborrecimentos ou dificuldades?

14. Você já esteve em tratamento por obesidade ou problemas relacionados a alimentação?

15. Seu comportamento alimentar faz você ou outras pessoas infelizes?

 

Quer saber mais sobre os CCAs?

Então acesse  www.comedorescompulsivos.com.br. Na Serra Gaúcha, não existem grupos de CCA, mas em Porto Alegre há pelo menos dois.

Postado por Nádia De Toni, Caxias do Sul,

Ah tá, a culpa por engordar é dos outros

10 de dezembro de 2009 0

Ricardo Wolffenbuttel

Já que o final de semana está próximo você se permite extrapolar na dieta e comer o doce preferido? Tudo bem, mas leia esta nota.

Uma pesquisa realizada pela psicanalista Rejane Sbrissa com três mil brasileiros que sofrem com excesso de peso revelou que a maioria considera que a responsabilidade de estar gordo é externa (a família, o destino, a genética, o trabalho, o mundo…).

A maioria dos obesos, segundo a pesquisa, atribui ao corpo a razão de todos os seus problemas emocionais, encara a comida como um inimigo e não admite que a alimentação seja fonte de prazer e necessidade fisiológica.

Você come para quê? 78,6% responderam que comem para se distrair, 71,3% para se acalmar e 62% para elevar o astral.

Vamos combinar: comer, além de ser uma necessidade física para reposição de energia, é prazeroso. Mas a comida só cura a fome. Precisando se acalmar? Que tal desabafar com alguém, praticar alguma atividade física? Por favor, sem desculpas de falta de tempo, distância até a academia…

Postado por Nádia De Toni, Caxias do Sul,

Faça os músculos queimarem e conquiste resultados

09 de dezembro de 2009 4

Ricardo Wolffenbüttel

Queimar gordura e esculpir o corpo requer muita dedicação e persistência. Ninguém dorme gordo e acorda magro e sarado.

Para trabalhar os músculos, aposte num treino que combina exercícios aeróbicos e de musculação e aguente firme a queimação. A dor é do bem, dizem pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Quando você ergue peso, as forças exercidas causam quebras microscópicas nas fibras musculares. Como resultado, o cérebro emite um sinal para as células reparadoras atuarem no local das rupturas.

Essas células sofrem um processo inflamatório benéfico que gera dor e diminui a capacidade de esforço. Daí vem o aumento da força e da massa muscular.

Mais: ao se exercitar, a musculatura transforma a glicose dos alimentos ingeridos em ácido lático, que é transportado para as mitocôndrias, fábrica de energia dos músculos. Quanto mais trabalhada a musculatura, mais eficientemente seu corpo utiliza os ácidos láticos como combustível.

Isso significa que quanto mais queimação, mais força, mais massa magra e mais gasto calórico. Resumindo: aguente firme que os resultados vão aparecer.

Postado por Nádia De Toni, Caxias do Sul,

Você sabe o que é um cereal integral?

08 de dezembro de 2009 0

Ricardo Wolffenbüttel, BD Uma pesquisa realizada entre dezembro de 2007 e janeiro de 2008 pelo Instituto de Pesquisas Ipsos mostrou que 49% dos entrevistados brasileiros têm a maior dificuldade em escolher e identificar alimentos saudáveis, tamanha a oferta de informações sobre o tema e de produtos nos supermercados.

Pois bem. Você sabe o que é um cereal integral?

Cereal integral é um grão onde os componentes principais estão presentes nas mesmas proporções que existem no grão intacto. São três camadas:

Farelo (casca): é a camada externa que protege o grão e é formada de fibra, vitaminas B, proteína e microminerais.

Endosperma: rico em carboidrato, proteína e algumas vitaminas B.

Germe: também chamado de semente, é rico em vitaminas B, vitamina E, microminerais, antioxidantes e fitonutrientes.

Quando um grão intacto passa por processo de refinamento, como é o caso do trigo, perde grande parte de seus nutrientes, sofre uma remoção do farelo e do germe, restando apenas o endosperma.

Como incluir cereais integrais na dieta:

Café da manhã: cereais matinais integrais, aveia, pães integrais, biscoitos e bolos feitos a base de farinhas integrais.

Lanches: biscoitos integrais, barras de cereais e granola.

Almoço e jantar: arroz integral, cevadinha, grão de trigo e triguilho. Inclua massas à base de farinha de trigo integral (macarrão, tortas e pizzas).

Postado por Nádia De Toni, Caxias do Sul,

Cardápio bom para o cérebro

07 de dezembro de 2009 0

Banco de Dados, Divulgação

Uma mistura de minerais, vitaminas e gorduras é a receita certeira para o bom funcionamento do cérebro, segundo a pesquisadora Joy Dauncey, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. 

Para a pesquisadora, nutrientes como o zinco, o cobre, o ferro, a vitamina A e o ômega-3  atuam em sinergia e são capazes de diminuir os sintomas da depressão, melhorar a capacidade de aprendizado, turbinar a memória e, a longo prazo, afastar o Alzheimer.

Portanto, aposte nos seguintes alimentos:

- ostras, sardinha e farelo de trigo, porque eles são ricos em zinco.

- grão-de-bico, lentilha e nozes, que oferecem cobre.

- carne vermelha, peixes e feijão, grandes fontes de ferro.

- leite, cenoura e couve, por causa de seus bons teores de vitamina A.

- linhaça, salmão, sardinha e atum garantem o ômega-3.

Postado por Nádia De Toni, Caxias do Sul,

Mais um benefício da linhaça: beleza para a pele

05 de dezembro de 2009 1

Banco de Dados, divulgação

Um estudo recente, que acaba de ser publicado no periódico científico British Journal of Nutrition, mostra que a semente do linho é capaz de garantir a beleza da pele.

Os estudiosos alemães recrutaram 45 mulheres para o trabalho. O grupo foi dividido em três turmas, sendo que uma delas recebeu a linhaça. Os pesquisadores observaram que, entre essas voluntárias, a cútis estava mais hidratada e viçosa.

A suspeita é de que alguns compostos do grão, sobretudo o ômega-3, atuem nas membranas celulares, deixando-as mais permeáveis e alterando o fluxo sanguíneo, o que só contribui para a integridade da epiderme. Não bastasse esse benefício, que começa a ser desvendado, a linhaça já é bastante conhecida pela atuação contra tumores como o de mama e por controlar os níveis de colesterol.

fonte: revista Saúde

Postado por Nádia De Toni, Caxias do Sul,

Pão não pode faltar na mesa de quem faz dieta

04 de dezembro de 2009 0

Tatiana Cavagnolli, BD

Durante muito tempo o pão foi considerado um dos vilões das dietas de perda de peso. Mas será que o pão é realmente um dos principais responsável pelo aumento da quantidade de calorias no organismo?

Primeiro é bom ressalvar que os carboidratos são fundamentais para nossa alimentação. Sem carboidrato, nosso organismo recorre aos estoques de gordura para conseguir energia para o dia-a-dia.

No entanto, esta queima de gordura sem a presença de hidratos de carbono, pode levar à cetose, ou seja, o organismo acaba se auto-intoxicando, o que pode provocar, por exemplo, tonturas, cansaço excessivo, falta de ânimo, perda de memória e confusão mental.

Portanto, o pão é um alimento que deve estar presente no cardápio diário das pessoas. Sempre é claro, dentro da premissa de ingerir este alimento com moderação.

E para os que querem comer pão e dosar a ingestão de calorias, pode-se optar pelo consumo de pães integrais light, que além de possuírem fibras, não levam açúcar e gorduras na composição.

 

fonte: site bemstar.com.br

Postado por Nádia De Toni, Caxias do Sul,

Qual barrinha de cereal é mais saudável?

03 de dezembro de 2009 10

Senado, Divulgação

As barras de cereais não possuem qualidade nutritiva capaz de substituir uma refeição. Por isso, devem ser usadas na dieta como opções de lanches rápidos ou até mesmo antes da prática de atividade física. A nutricionista Luciana Piccolo dá dicas para escolher a barrinhas mais saudáveis:

- A maioria das marcas oferece barrinhas compostas de flocos de cereais (trigo, arroz e cevada), algumas com flocos de aveia com ou sem açúcar. Existem também as barrinhas elaboradas à base de sementes (gergelim e linhaça), o que torna o alimento mais rico em fibras e fonte de vitaminas e ômega 6.

- As barrinhas à base de quinua são boa fonte de proteína e Omega 3 e 6, gordura do bem que impede a deposição de gorduras nas artérias. São também boas fontes de fibras, vitaminas e minerais (magnésio, zinco e potássio) e não contém glúten. 

- As barrinhas cobertas por chocolate são mais calóricas e menos nutritivas, uma vez que apresentam açúcar e aumentado teor de gordura saturada na sua composição. Algumas marcas têm quase zero de fibras.

Postado por Nádia De Toni, Caxias do Sul,