O juiz federal Zenildo Bodnar, titular da Vara Federal de São Miguel do Oeste, foi o primeiro colocado no concurso internacional de monografias promovido pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN), que teve como tema “O acesso e a efetividade da Justiça Ambiental”.
O trabalho do magistrado tratou de procedimentos instituídos na Vara Federal Ambiental de Florianópolis, onde Bodnar atuou entre julho de 2006 e novembro de 2007, quando foi promovido. O prêmio é a participação no Congresso Mundial da Natureza, que acontecerá de 8 a 15 de outubro em Barcelona, com despesas por conta do evento.
Bodnar ganhou projeção estadual por ter conduzido a Operação Moeda Verde, em 2007. A UINC é a maior entidade do mundo dedicada à proteção do meio ambiente. Criada em 1948, tem sede em Bonn, na Alemanha, e é mantida com a contribuição de vários países.
O concurso foi aberto para juízes de todos os países, divididos em três grupos segundo o idioma: inglês, francês e espanhol/português. Bodnar obteve a nota máxima nesse grupo, seguido da juíza Fabiana Inês Martinelli, da Argentina.
Postado por Moacir Pereira