Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Omissão de Socorro

18 de fevereiro de 2009 20

Registro lamentável na região de Lages. Impressionou a demora para o atendimento a uma menina de nove anos, de uma família argentina que teve o carro abalroado dia 16 de fevereiro, à tarde, na BR-282, entre Alfredo Wagner e Bom Retiro.

O pai, em estado grave, foi removido para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, entrando direto para a UTI. A criança foi para o hospital de Bom Retiro, que recomendou a remoção para o nosocômio lageano, pois precisava passar por uma cirurgia de reconstituição do rosto, com um tampão aberto.

Quem acompanhou a família ficou chocado com a postura de um cirurgião plástico, que deu as costas, ao ver negado o pedido de pagamento de R$ 5 mil pela intervenção, porque os argentinos alegavam não ter dinheiro, já que estavam voltando para casa.

A menina foi novamente transferida, para o Hospital Infantil Seara do Bem, onde acabou sendo suturada, quase seis horas após o acidente. A mãe, com um hematoma na cabeça, não foi sequer examinada.

Ficou evidente o risco que enfrentam nossos visitantes estrangeiros: o carro dos argentinos foi atingido por outro veículo desgovernado, que atravessou a pista sob chuva forte. Não tinham culpa alguma e contavam com o seguro “carta verde”, que não ajudou nada, ao menos em relação ao atendimento para a criança.

Um engenheiro que testemunhou o acidente foi quem deixou seus afazeres para acompanhar o caso, até a tarde de hoje, comovido com a gravidade da situação.

Alguma autoridade vai investigar esta criminosa omissão de socorro?

Postado por Moacir Pereira

Comentários

comments

Comentários (20)

  • márcio diz: 19 de fevereiro de 2009

    E o caso do pseudo médico-radiologista do Celso Ramos como é que ficou? O Kotzias do CRM resolveu fazer uma estátua na frente do Celso Ramos em homenagem ao ilustre médico Fernando José Mendes Slovinsk?
    Como anda o inquérito policial a respeito deste “médico-comerciante” que usa um balção de um hospital para picaretagem!!!

  • Carlos Guilherme R. dos Santos diz: 18 de fevereiro de 2009

    Caro Moacir, creio que estas equivocado quanto a pergunta “Alguma autoridade vai investigar”?
    Temos que começar a cobrar soluções rápidas para problemas dessa ordem. Afinal não estamos vendendo a imagem que o Estado é o melhor lugar para o turismo?
    Poderíamos começar divulgando o nome do cidadão que se diz “médico”. A cobrança tem que começar por nós.

  • anilzo diz: 19 de fevereiro de 2009

    Será que esse cirurgiao plástico nao estudou em unviversidade pública, de graça, com o dinheiro de impostos de ricos e pobres e também provenientes do turismo?

  • cavallazzi diz: 18 de fevereiro de 2009

    Em um caso desse tipo sou a favor da pena de morte!!

  • Luiz Fernando diz: 18 de fevereiro de 2009

    ESte fato dará inspiração ao Governador Luiz Henrique para fazer uma nova viagem internacional ver como funcionam ações de emergência no primeiro mundo. Só a viagem, pois solução ele não quer. Dá trabalho! A “descentralização” que resolva!
    Enquanto isto o Dado Cherem é tido como o melhor secretário que ele tem!

  • Lucas CS diz: 18 de fevereiro de 2009

    Lamentável ver um médico abandonar uma criança neste estado.
    O que esses profissionais andam aprendendo na Faculdade de Medicina?
    Vale lembrar que conhecimento não é tudo, e que a humanidade e a fraternidade são essenciais para mudar nossa realidade individualista e mesquinha.
    Lamentável mesmo essa omissão.

  • Rogério Floripa diz: 19 de fevereiro de 2009

    Esse Raimundo Colombo o que faz??????

  • Carlos Alberto Bertoldo dos Santos diz: 19 de fevereiro de 2009

    Maus exemplos vem de todo parte do Estado e do País, além de formar bons médicos teriam primeiro é forma pessoas de boa índole, vem de berço, esses mercenários se espelham nas atitudes de seus familiares, duvido que não venha do DNA. É caso de polícia, e manifestação urgente da ACMSC.
    Denúncias de nomes, de local de trabalho tem que ser feitas, senão, tchau.
    Carlos A.B. Santos

  • BRASILEIRO SEM ORGULHO diz: 19 de fevereiro de 2009

    Isso ocorre todos os dias no regional, caridade, Celso Ramos, só que vcs, jornalistas, não divulgam. Quanto ao argentino, coitado dele, pelo menos ele teve fotos bonitas da ilha mais bela do mundo, conheceu a linda, bela, encantada e cheia de magias…..seus manés HIPÓCRITAS!

  • Velci Nunes diz: 18 de fevereiro de 2009

    Quero nomes!!! Chega de falar de criminoso e não dizer o nome!!! Faço a mesma pergunta do Alvaro: E o caso do médico que cobrava propina no Hospital Celso Ramos? Se esses criminosos não forem punidos, outros que tb não tem vocação para medicina, vão continuar denegrindo a profissão. O que tem à dizer o Conselho de Medicina?

  • Yuri diz: 18 de fevereiro de 2009

    Falando em omissões, ética e médicos, como está o caso do conhecido médico da capital que cobrava consultas pelo SUS? O Conselho de Medicina finalizou alguma “sindicância”? O governo estadual e / ou o MPSC chegou a alguma conclusão? A prova em vídeo não foi suficiente?

  • marcos diz: 18 de fevereiro de 2009

    Santa e bela Catarina. Depois querem copa do mundo, congresso de turismo. Vão trabalhar seus malandros. E não esqueçam de arrumar mais viagenzinhas para o exterior, com nosso dinheiro claro.Este estado pareçe mais o Piaui.

  • Jorge H. Bernardes diz: 18 de fevereiro de 2009

    Prezado Moacir:

    Vergonha é pouco!! Isto se chama de CRIME!!

    Tem que divulgar o nome desse CRIMISOSO para que amanhã não sejamos nós os próximos. Abraços JHB

  • Walmor Carpes Filho diz: 18 de fevereiro de 2009

    Caro Moacir! Você já viu alguma autoridade ficar preocupada com o mau atendimento nas emergência dos Hospitais? Dos presídios superlotados?Das escolas sem condições de uso? Da falta de saneamento básico? Não né,para com o carnaval, para eventos turisticos, arenas multi uso, balés etc. tem.Semana passada vinha de Lages e encontrei 3 ambulâncias na 282, vindo da Capital,não iam acabar com a ambulanciaterapia?Dinheiro para esses eventos e a copa do mundo não falta, e para as necessidades básicas?

  • Edson diz: 18 de fevereiro de 2009

    Isso é uma Vergonha para nossa terra…. esses medicos q so pensam em ganhar dinheiro….aposto q a Familia dará um Jeito depois q tudo passar;;;

  • ELVIS DANIEL GOMES diz: 19 de fevereiro de 2009

    AO LEITOR marcos, AUTOR DE UM DOS POSTS ABAIXO A SEMPRE VALIDA LEMBRANCA: A PORTA DA RUA, E SERVENTIA DA CASA.

  • Lucas CS diz: 18 de fevereiro de 2009

    Ah! E meus parabéns ao engenheiro que, solidariamente, acompanhou o caso. São pessoas como essa que ainda nos dão alguma esperança de um mundo melhor.
    Um abraço!

  • ALVARO diz: 18 de fevereiro de 2009

    PREZADO JORNALISTA,

    PRIMEIRO DEVERIAMOS SABER QUEM É O MÉDICO ?
    SEGUNDO O CONSELHO DE ÉTICA DA AMC DEVERIA PUNIR UM CASO DESTES.
    CHEGA DE GOVERNO … AS ENTIDADES DE CLASSE DEVEM ASSUMIR ESTE PAPEL DE VIGILÂNCIA.
    EM TEMPO: E O CASO DO MÉDICO QUE COBRAVA PROPINA NO HOSPITAL CELSO RAMOS ?

  • Marcelo diz: 18 de fevereiro de 2009

    É mto bonito tudo oque os senhores e senhoras falam em seus tópicos, mas eu me pergunto, algum dos senhores vai levantar sua bunda da cadeira confortavel em que esta sentado para tomar alguma atitude de fato sobre essa e outras tantas situações que ocorrem no Estado e no Brasil? Dúvido. Enquanto ficarmos apenas na conversa nada vai mudar, temos é que fazer com que nossos governantes sintam-se pressionados para que saiam da zona de conforto em que estão…

  • Evandro Loes diz: 27 de fevereiro de 2009

    Muito boa colocação, Moacir. Temos que denunciar os que usam a medicina apenas como canibais, para obter lucros. Médico tem uma missão sacerdotal de atender as pessoas fragilizadas, ainda mais num caso desses. A imprensa deve se aliar aos que estão indefesos. Infelizmente, não são apenas os estrangeiros que passam por isso. Muitos de nossos patrícios tem o mesmo desprezo. Ainda bem que não são todos os médicos que agem assim.