Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2009

Férias

27 de fevereiro de 2009 3

O colunista e blogueiro está em férias e retoma as atividades em 18 de março.

Postado por Fabiano Melato, na redação

Justiça tem novo vice

18 de fevereiro de 2009 6

O desembargador Volnei Ivo Carlin é o novo primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A decisão foi tomada esta tarde pelo Tribunal Pleno, que decidiu aplicar o regimento, promovendo o segundo vice a primeiro.

O cargo de primeiro vice estava vago com a posse do desembargador João Eduardo Souza Varela na presidência do Tribunal de Justiça.

Na próxima sessão, o Tribunal decidirá como se fará a escolha do novo segundo vice-presidente. A decisão que homologou a escolha de Carlin foi tomada por 30 votos a favor e 14 contra.

Volnei Ivo Carlin é considerado um dos mais independentes, culturais e estudiosos magistrados da atual geração. Foi um dos primeiros a realizar cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado na França na área do direito. Tem vários livros publicados por editoras catarinenses e nacionais.

Postado por Moacir Pereira

Omissão de Socorro

18 de fevereiro de 2009 20

Registro lamentável na região de Lages. Impressionou a demora para o atendimento a uma menina de nove anos, de uma família argentina que teve o carro abalroado dia 16 de fevereiro, à tarde, na BR-282, entre Alfredo Wagner e Bom Retiro.

O pai, em estado grave, foi removido para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, entrando direto para a UTI. A criança foi para o hospital de Bom Retiro, que recomendou a remoção para o nosocômio lageano, pois precisava passar por uma cirurgia de reconstituição do rosto, com um tampão aberto.

Quem acompanhou a família ficou chocado com a postura de um cirurgião plástico, que deu as costas, ao ver negado o pedido de pagamento de R$ 5 mil pela intervenção, porque os argentinos alegavam não ter dinheiro, já que estavam voltando para casa.

A menina foi novamente transferida, para o Hospital Infantil Seara do Bem, onde acabou sendo suturada, quase seis horas após o acidente. A mãe, com um hematoma na cabeça, não foi sequer examinada.

Ficou evidente o risco que enfrentam nossos visitantes estrangeiros: o carro dos argentinos foi atingido por outro veículo desgovernado, que atravessou a pista sob chuva forte. Não tinham culpa alguma e contavam com o seguro “carta verde”, que não ajudou nada, ao menos em relação ao atendimento para a criança.

Um engenheiro que testemunhou o acidente foi quem deixou seus afazeres para acompanhar o caso, até a tarde de hoje, comovido com a gravidade da situação.

Alguma autoridade vai investigar esta criminosa omissão de socorro?

Postado por Moacir Pereira

Coragem

17 de fevereiro de 2009 12

Do ex-senador Jorge Bornhausen, presidente de honra do Democratas, sobre a explosiva entrevista do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB):

“É uma entrevista em que ele certamente deve estar munido de elementos que possam ser requisitados na comprovação das acusações. Mas acho que foi uma entrevista corajosa. Mas compete ao seu partido dar a sua resposta. Da minha parte é um assunto que considero do PMDB e do senador. Nós não pretendemos de forma nenhuma nos meter nessa questão.”

Postado por Moacir Pereira

Cassação (2)

17 de fevereiro de 2009 7

O processo de cassação do mandato do governador Jackson Lago, do PDT, será julgado quinta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em Brasília, as informações de bastidores na Justiça Eleitoral têm a cassação como decidida. Se acontecer, assumirá o governo maranhense a senadora Roseana Sarney, do PMDB.

A saber se esta tendência do Tribunal Superior Eleitoral prejudica ou beneficia o governador Luiz Henrique, que está na fila dos julgamentos.

Nos dois Estados, o PMDB é o maior beneficiário.

Postado por Moacir Pereira

Cassação

17 de fevereiro de 2009 5

A Paraíba tem novo governador. É o segundo colocado nas eleições de 2006, senador José Maranhão. O governador Cássio Cunha Lima, do PSDB, teve o mandato cassado, por unanimidade de votos, pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Durante a rápida votação, os ministros Ayres Brito e Marcelo Ribeiro referiram-se ao processo de cassação do governador Luiz Henrique da Silveira, que tramita no TSE. Tratavam da necessidade ou não de ouvir o vice.

Postado por Moacir Pereira

Projetos polêmicos

17 de fevereiro de 2009 14

Dois projetos polêmicos foram aprovados pela Câmara de Florianópolis.

O primeiro doa à prefeitura da Capital uma área de 3,5 mil metros quadrados para o Sapiens Park, na Cachoeira do Bom Jesus, no norte da Ilha. Objetivo: instalação de uma estação de transbordo. A oposição teme que a área seja transformada em novo lixão.

O segundo projeto muda o Plano Diretor para autorizar aumento do gabarito visando a construção de duas novas torres no Centro Administrativo do Governo.

Líderes comunitários da região entregaram um documento pedindo uma audiência pública antes da aprovação da alteração.

Ficou assim: de um lado, o prefeito Dário Berger (PMDB) quer moratória da construção de civil; de outro, aumenta o gabarito.

Postado por Moacir Pereira

Bancos

17 de fevereiro de 2009 6

Apelo aos dirigentes da Federação Nacional de Bancos e instituições que defendem o sistema bancário está sendo feito pela Assembléia Legislativa. Quer que as agências bancárias atendam o público a partir das 8h30min da manhã.

Requerimento neste sentido, de autoria da deputada Odete de Jesus, foi aprovado pelo plenário.

É realmente inexplicável e inaceitável que as atividades produtivas e os serviços comecem às 7h ou às 8h, e os bancos só abram depois das 10h.

Postado por Moacir Pereira

Polêmica

17 de fevereiro de 2009 6

Galeria e cadeiras da Assembléia divididas no debate sobre o projeto que regulamenta o Parque do Tabuleiro. A maioria do público pedindo “vota…vota”, enquanto um grupo pedia mais debate.

Os deputados que defenderam o projeto eram aplaudidos, enquantos os que criticavam alguns artigos eram vaiados.

Já os que estão contra invertiam as posições nos discursos.

Postado por Moacir Pereira

Tabuleiro

17 de fevereiro de 2009 3

Centenas de moradores nos municípios abrangidos pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro encontram-se neste momento na Assembléia Legislativa. Vieram para acompanhar a votação do projeto de lei que regulamenta a ocupação e a preservação da área.

A votação do projeto,contudo, ficou mesmo para o dia 4 de março,conforme acordo de lideranças.

Postado por Moacir Pereira