Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de abril 2009

Condecoração

30 de abril de 2009 1

O jornalista Manoel Timóteo de Oliveira, diretor da Associação Catarinense de Imprensa e ex-presidente da Abrajet, será condecorado na próxima terça-feira, dia 5 de maio, com a Medalha Barriga Verde, outorgada todos os anos pelo Comando da Polícia Militar. É comemorativa dos 174 anos de fundação da corporação.

Timóteo é um dos profissionais mais ligados àquela unidade militar e, ao longo de décadas, divulga suas atividades culturais, afina canais de comunicação com seus colegas de imprensa. Companheiro leal, amigo e ético, já atuou na Agência Nacional e há anos presta serviços à Associação Comercial de Florianópolis. Homenagem mais do que merecida.

A cerimônia será às 18h na Escola de Formação de Oficiais, na Trindade.

Postado por Moacir Pereira

Justiça quase parando

30 de abril de 2009 1

Esta decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é para chorar. Condenou a empresa responsável pelo barco Bateau Mouche, que naufragou no Réveillon de 1988 a indenizar três famílias de vítimas.

É isto mesmo. A tragédia aconteceu em 1988, as famílias entraram com ações no mesmo ano e só agora a Justiça Estadual carioca aplica as primeiras condenações.

Exatos 21 anos depois. Valha-nos Nossa Senhora!

Postado por Moacir Pereira

Retratação

30 de abril de 2009 Comentários desativados

Desencontros entre o ex-presidente da Federação Catarinense dos Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Júnior, e o ex-vice-presidente Afonso dos Santos tiveram um final feliz. Santos havia acusado Pellizaro, levantando suspeitas sobre as contas. Pellizaro entrou com interpelação judicial, juntamente com o atual presidente Sérgio Medeiros e Ivan Taufer.

Líderes lojistas entraram no circuito. Afonso Santos viu a documentação contábil e assinou um “termo de retratação”, segundo Pellizaro, hoje presidente da Confederação Nacional dos Lojistas.

Postado por Moacir Pereira

A Gripe

30 de abril de 2009 Comentários desativados

Secretário da Saúde, Dado Cherem, está retornando de Brasília, onde se reuniu com o ministro José Ramos Temporão e com todos os secretários estaduais da saúde. Na pauta, a gripe suína, agora chamada adequadamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de gripe influenza, e os casos registrados no país.

A situação é clara. Não há motivos para alarme, mas de preocupação. As estruturas estaduais permanecem atentas e a população deve, também, ficar alerta.

Enquanto isso, os produtores de suínos de Santa Catarina comemoram a decisão da OMS de mudar o nome da gripe.

Postado por Moacir Pereira

O Incêndio

30 de abril de 2009 Comentários desativados

O presidente do grupo Aurora, Mário Lanznaster, informou que a unidade da Pinhalzinho, que foi parcialmente destruída por violento incêndio nesta quinta-feira, vai permanecer paralisada por 120 a 150 dias. A recuperação total só ocorrerá em 2010. A área destruída levará 12 meses para ser reconstruída e retomar a produção. Ali funcionavam equipamentos importados de última geração, que dependem de negociação, aquisição e importação.

Segundo nota da agência MB, de Chapecó “a indústria da Coopercentral Aurora é totalmente automatizada e emprega 329 trabalhadores. No momento do sinistro, trabalhavam na unidade 130 pessoas, mas nenhuma delas ficou ferida. Nos próximos quatro meses, os 600 mil litros de leite que a Aurora recebia e processava diariamente serão transferidos para empresas parceiras e/ou comercializados diretamente no mercado. A unidade da Coopercentral Aurora é considera a maior e mais avançada indústria de produtos lácteos do país. A planta está instalada à margem da BR-282, no município de Pinhalzinho (SC), com capacidade inicial de processamento de 600 mil litros de leite por dia, passando a 2 milhões de litros/dia no fim de 2009. O investimento total atinge R$ 160 milhões.”

Postado por Moacir Pereira

Policiais presos

30 de abril de 2009 1

Mais cinco policiais militares — dois sargentos, um cabo e dois soldados — foram presos hoje, a pedido do Ministério Público Estadual por envolvimento em jogo de azar. As prisões decorrem da “Operação Arrastão”, desencadeada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MP-SC e pela Polícia Federal.

Nota da Procuradoria da Justiça informa: O promotor de Justiça que atua perante o juízo da Auditoria Militar, Sidney Eloy Dalabrida, ofereceu denúncia ao juiz de Direito da Justiça Militar do Estado de Santa Catarina contra um major, cinco sargentos, dois cabos e nove soldados pelos crimes de peculato, corrupção qualificada, concussão e violação de sigilo — incluídos os cinco presos nesta quinta-feira.

Doze dos policiais militares denunciados haviam sido presos em 25 de março, quando foi deflagrada a “Operação Arrastão”. A “Operação Arrastão” resultou na denúncia de um total de 33 pessoas — 17 policias militares, cinco policias civis e outras 11 pessoas — por envolvimento em jogo de azar nos municípios de Brusque, Tijucas, Itapema, Canelinha e São João Batista.

Dez dos 12 policiais militares foram denunciados tanto por crime militar quanto por crime comum. As denúncias apresentadas pelo MP-SC já foram aceitas tanto pela Justiça Criminal quanto pela Justiça Militar.”

Postado por Moacir Pereira

Pedágio

30 de abril de 2009 2

A Auto Pista Litoral Sul, concessionária do trecho norte da BR-101, está testando o posto de pedágio situado em Porto Belo. As atendentes que liberam as cancelas informam que o treinamento vai continuar esta semana. A previsão é de que a cobrança do pedágio comece na próxima segunda-feira.

O problema é que melhorias do pavimento, na sinalização e nos serviços complementares, até agora não se viu. A rodovia continua basicamente como se encontrava na época em que era mantida pelo DNIT.

Postado por Moacir Pereira

Avaliação decepcionante

30 de abril de 2009 3

Os dados revelados pelo Exame Nacional do Ensino Médio deixa a educação de Santa Catarina numa situação muito ruim em relação ao resto do Brasil. O primeiro item está a merecer estudo critério do das autoridades: 60% dos estudantes catarinenses estão abaixo da média nacional.  Ficaram abaixo de 50 pontos.  É o que mostra a principal matéria da edição impressa do DC desta quinta-feira (leia aqui).

Entre as 20 melhores escolas médias de Santa Catarina, apenas uma é pública e estadual: o Colégio Feliciano Nunes Pires, da Polícia Militar do Estado, que funciona na Escola de Formação de Oficiais da PM, na Trindade, Florianópolis. As outras 19 são particulares.

Em primeiro lugar desponta o Colégio Autonomia, de Itacorubi, que oferece métodos modernos de ensino.

Na relação das 10 melhores escolas públicas, quatro são estaduais e seis federais, prova de que os Centros de Federais de Educação, as antigas escolas industriais, continuam oferecendo ensino de qualidade.

No geral, a posição catarinense na avaliação do Enem é decepcionante.

>> Clique no infográfico abaixo e confira o ranking:

Postado por Moacir Pereira

Coruja Fritado

29 de abril de 2009 5

O PPS vem exibindo há dias, em cadeia nacional de rádio e TV, os comerciais de 30 segundos em que defende sua ideologia, critica o governo Lula e convoca os eleitores. Roberto Freire, o presidente, e Raul Jungman terminam suas mensagens com o slogam “PPS, o partido da ética”. O líder na Câmara, deputado Fernando Coruja, também gravou mensagens.

O comando nacional vetou a exibição, depois que surgiram as denúncias sobre uso particular das passagens aéreas.

Coruja insistiu na exibição, mas sofreu vetos. Acabou fritado.

Postado por Moacir Pereira

Novo Deputado

29 de abril de 2009 3

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina conta, a partir de hoje, com um novo deputado. Assumiu, interinamente, no lugar de Sérgio Grando, do PPS, que se licenciou, o ex-vereador de Joinville José Cardoso, o Cardosinho.

Se continuar esta onda de licenças, daqui a pouco até o último suplente vai ter direito a uma boquinha.

Postado por Moacir Pereira