Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2010

Com Serra

28 de fevereiro de 2010 9

Luiz Henrique confirmou viagem quinta-feira a Belo Horizonte. Vai se encontrar com o governador Aécio Neves, toda a cúpula nacional do PSDB e o presidenciável José Serra. Sinal inequívoco que sua opção é mesmo o tucano.

Postado por Moacir Pereira

O Encontro do PP

28 de fevereiro de 2010 2

Presidente Joares Ponticelli entusiasmado com o sucesso do Encontro Regional que o PP realizou em Ituporanga. Presença de mais de 400 lideranças do Vale do Itajaí e um discurso forte do ex-deputado Hugo Biehl, a favor da candidatura da deputada Angela Amin ao governo do Estado. Bateram ponto também e ficaram à vontade prefeitos do PSDB e do PT.

Postado por Moacir Pereira

Pavan na Romaria

28 de fevereiro de 2010 4

O vice-governador Leonel Pavan cumpriu intensa agenda de assinatura de convênios e visitas em municípios do Oeste. Em Joaçaba, acompanhou a 20ª Romaria Penitencial Frei Bruno, que marcou o cinquentenário da morte do religioso, considerado santo na região. Pavan atravessou o centro da cidade, acompanhado do Chefe da Polícia Civil, Maurício Eskudlark e de dois seguranças da Polícia Militar. Luiz Henrique cancelou presença noe vento religioso. Jorginho Mello (PSDB) também esteve na Romaria.

Postado por Moacir Pereira

Morre João Moritz

28 de fevereiro de 2010 2

O patriarca da família Moritz, o engenheiro João Eduardo Moritz, faleceu hoje, em Florianópolis. Seu corpo estará velado no Cemitério Jardim da Paz, a partir das 9h desta segunda-feira. O sepultamento será às 17h.

João Moritz fundou e presidiu a Associação Catarinense de Engenheiros, o Conselho Regional de Engenharia e várias entidades estaduais e nacionais ligadas ao setor da engenharia. Estava com 102 anos de idade. É pai do também engenheiro João Eduardo Amaral Moritz, atual presidente da ABIH-SC.

Postado por Moacir Pereira

O Grito dos Poluídos

28 de fevereiro de 2010 3

            Da internauta Ana Echevenguá, cidadã consciente em defesa da preservação, contra a poluição, lançando mais um protesto em defesa da água, da vida e do meio ambiente.  Confira que vale a pena:

          “O sul é destaque na indústria nacional do turismo, segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires: “Destino contumaz de eventos e feiras de negócios, a região atrai turistas diferenciados, que gastam mais do que aqueles que buscam somente lazer, sombra e água fresca”1.

 

Ela está certa: quem quiser água fresca precisa procurar outros mares. Santa Catarina só investe em propaganda turística; seduz o turista com as belezas naturais, que destrói rotineiramente, e não investe em saneamento básico. Florianópolis, por exemplo, possui somente 45,14% de atendimento de rede de esgoto2. uma rede que recolhe, deposita e, clandestinamente, lança na água e solo3. Pouco esgoto é tratado! Quando a população triplica, na temporada de verão, a festa é dos proprietários dos caminhões limpa-fossa. “Com o aumento da população na cidade e a precariedade do sistema de esgoto, característica da capital catarinense, o faturamento deles é garantido”, palavras do colunista Cacau Menezes4.

Para a praia dos Ingleses, por exemplo, onde somente 30% do distrito possuem rede de esgoto, a Casan fala em solução para 2012. Enquanto isso, o esgoto – mesmo o coletado pelos limpa-fossa – é jogado nos rios Capivari, Ingleses e no mar5.

        Todo o nosso litoral vivencia o mesmo problema. Estive recentemente na Praia do Farol de Santa Marta, em Laguna.  Um dos locais mais bonitos do Brasil. No pequeno trecho de praia (300 ou 400 metros), fotografei 4 saídas de esgoto: uma delas ao lado da guarita dos salva-vidas.

O governo estadual não tem vergonha de admitir que todos os rios de Santa Catarina recebem esgoto. A ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – apurou que “apenas 8% dos 293 municípios possuem coleta e tratamento de esgoto sanitário, índice bem abaixo da média nacional (19%). (…) quatro milhões de catarinenses, residentes em área urbana, não dispõem de destino adequado para o esgoto sanitário e o despejo de dejetos nos mananciais de águas superficiais e subterrâneos chega a 576 milhões de litros por dia6.

Mas as notícias eleitoreiras aparecem: agora, para os municípios com até 10 mil habitantes e sem rede de esgoto sanitário adequada, o governo estadual poderá custear a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico6. Ou seja, vai promover audiências públicas, ouvir o óbvio e ajudar a colocar o problema no papel!!

Resta claro que ninguém quer soluções! Embora os dados sobre os problemas de saúde advindos da falta de saneamento básico sejam conhecidos, cerca de 80% do esgoto produzido no Brasil não recebe tratamento. O IBGE, em 2005, divulgou que 2.500 crianças menores de 5 anos morriam, ao ano, por diarréia (doença típica de áreas sem saneamento). Eram 210 crianças por mês, 07 por dia7. O número deve ser bem maior hoje.

No nosso caso, falta de saneamento básico implica problemas de saúde e fuga do vil metal do turista.  Até quando Santa Catarina constará como o quarto destino preferido do país? Dados da pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro, de novembro de 20098.

Gente, este problema é nosso; e precisa ser resolvido! Somos ou não somos cúmplices dessa prática homicida? Sabemos ou não sabemos que qualquer política propagadora de doença e de morte das nossas crianças deveria ser repudiada e exemplarmente punida?”

Postado por Moacir Pereira

O protesto de Tebaldi

28 de fevereiro de 2010 4

O ex-prefeito Marco Tebaldi, também presidente interino do PSDB catarinense, emitiu nota de protesto contra ato do prefeito de Joinville, Carlito Merss, do PT, que aplica censura nas manifestações públicas. Leia a íntegra:

O governo do PT de Joinville está se superando na incomPTência e agora na tentativa de calar a população. Em 7 de setembro, o prefeito do PT cancelou o desfile com a desculpa da “gripe suína” e agora criou regulamento para o desfile de 9 de março quando Joinville comemora os 159 anos. Para não ter que ouvir cobranças da população, proibe manifestações em frente ao palanque, bem como não quer que a população segure cartazes. Um governo que acabou antes de começar, marcado pela inoperência, maquiagem, inauguração de obras praticamente prontas e covardia pelo medo de enfrentar o povo cara a cara.

Postado por Moacir Pereira

O Projeto de Colombo

26 de fevereiro de 2010 8

O senador Raimundo Colombo fixou em Blumenau, pela primeira vez publicamente e com a maior contundência, que vai disputar o governo do Estado este ano “em qualquer cenário”. Concorrerá pela tríplice aliança, em outra coligação ou em chapa pura do DEM. A proclamação incisiva aconteceu durante encontro com mais de 450 lideranças do DEM, ocasião em que os liberais registraram mais de 200 novas filiações.

Postado por Moacir Pereira

Brasil Eficiente

26 de fevereiro de 2010 2

Durante exposição feita nesta sexta-feira durante a reunião do Conselho da Fiesc, o empresário Carlos Rodolfo Schneider anunciou participação no “Movimento Brasil Eficiente”, destinado a promover uma efetiva reforma fiscal no Brasil.

O presidente da Associação Empresarial de Joinville integra um grupo de economistas e líderes empresariais que vem se reunindo em São Paulo e em Santa Catarina.

Schneider apresentou dados que comprovam o inchaço da máquina pública, o aumento das despesas de custeio e o baixíssimo percentual de investimentos em infra-estrutura. Em todos os comparativos o Brasil tem o pior índice.

Postado por Moacir Pereira

Mensalão do PT

26 de fevereiro de 2010 8

O maior escândalo financeiro da República, o mensalão do PT, volta ao noticiário político nesta semana com reportagem bomba da revista IstoÉ.

Fatos novos são revelados. Um deles é o envolvimento do ex-prefeito Fernando Pimentel, um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff.

Postado por Moacir Pereira

Nova tríplice?

26 de fevereiro de 2010 10

Dirigentes do PSDB que circularam nos últimos dias pelo interior de Santa Catarina registraram um forte sentimento entre líderes municipais: buscar uma nova aliança com o PP do casal Amin, mantida a coligação com o DEM, fechado há anos na eleição presidencial. Os tucanos estão se considerando abandonados pelo PMDB.

Postado por Moacir Pereira