Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de maio 2010

Emendas são promulgadas

31 de maio de 2010 1

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio, promulga nesta terça-feira, às 15h, as duas emendas constitucionais que impõem restrições à privatização das empresas estatais. Uma das PECs é do próprio deputado Merísio: outra, que prevê referendo, é do deputado Pedro Uczai.

Josias e a confusão de SC

31 de maio de 2010 1

Do blog do Josias, em análise intitulada “Serra tenta ressuscitar aliança em Santa Catarina”:

O presidenciável tucano José Serra decidiu se mexer para reagrupar os partidos que compunham a chamada tríplice aliança de Santa Catarina: PSDB, DEM e PMDB. Essa trinca de legendas assegurou a reeleição de Luiz Henrique (PMDB) na eleição de 2006. Garantiu também, no Estado, a vitória do tucano Geraldo Alckmin (PSDB) sobre Lula na disputa presidencial daquele ano. Luiz Henrique, hoje candidato ao Senado, tentou manter o grupo unido. Esbarrou, porém, na pluralidade de candidaturas.

Cada legenda tem o seu nome: No PMDB, Eduardo Pinho Moreira; no DEM, Raimundo Colombo; e no PSDB, Leonel Pavan. Pois bem, Pavan, agora acomodado na cadeira de governador que herdou de Luiz Henrique, foi chamado a São Paulo.Viajou às pressas, neste domingo (30). O repórter Moacir Pereira conta que Pavan se reuniu com o próprio Serra.  A cúpula tucana cobra uma definição de Pavan, às voltas com uma denúncia de corrupção. Deseja, de preferência, a renúncia dele à candidatura ao governo. A saída de Pavan, imaginam os tucanos, diminuiria o tamanho da encrenca catarinense.  Restaria promover um acordo entre o pemedebê Pinho Moreira e o ‘demo’ Raimundo Colombo.

Segundo colocado nas pesquisas, Colombo está mais bem posto que Pinho Moreira. Vem daí que o DEM não admite abrir mão do candidato.

O PMDB tampouco parece disposto a apoiar outro nome que não o seu. Serra e seus operadores equilibram-se entre um e outro.  Prevê-se para esta segunda (31) um encontro de Serra com os três personagens da discórdia catarinense: Pavan, Colombo e Pinho Moreira.  O envolvimento de Serra pode ter chegado tarde demais. Antes de voar para São Paulo, Pinho Moreira deve reunir a Executiva do PMDB-RS, que preside.

O candidato pretende arrancar da legenda uma delegação para abrir o leque das articulações. Além de Serra, quer sentar com Michel Temer e com Dilma Rousseff. O encontro com Temer, presidente do PMDB federal e virtual vice de Dilma, pode ocorrer já nesta segunda. A movimentação de Pinho Moreira indica que o ex-governador Luiz Henrique, fechado com Serra, já não segura as rédeas do processo.

Para complicar ainda mais o que já parece intrincado, o PSDB realiza uma negociação paralela com a deputada Angela Amin, candidata do PP ao governo catarinense. Angela frequenta as pesquisas em primeiro lugar, à frente de Colombo. Além da corte que lhe fazem os tucanos, a deputada é assediada pelo PT.  O partido de Lula vai às urnas, em Santa Catarina, com a candidatura de Ideli Salvatti. Mas sonha com a abertura do palanque de Angela para Dilma.

Parceiro de primeira hora de Serra, o DEM olha de esguelha para a aproximação do PSDB com Angela. Cobra fidelidade.

TV Cultura: 40 anos

31 de maio de 2010 1

    O dia 31 de maio representa um marco na comunicação social de Santa Catarina. Entrava no ar o sinal da TV Cultura, canal 6, sob a liderança do saudoso empresário Darci Lopes. Entre os profissionais que se destacaram nas primeiras transmissões Osmar Teixeira, Moacir Pereira, Sérgio Lopes e Vânio Bossle, no jornalismo; Roberto Alves, Fernando Linhares da Silva, na crônica esportiva; Augusto Caser, na previsão do tempo, entre outros. A TV Cultura virou Rede de Comunicação Eldorado, quando comprada pelo falecido empresário Dilor de Freitas, na década de 80, e depois para o grupo Petrelli. Hoje integra a RIC Record, como canal aberto da Record News.

Encontro da tríplice cancelado

31 de maio de 2010 1

Encontro de Eduardo Moreira, Luiz Henrique, Raimundo Colombo e Leonel Pavan com o ex-governador José Serra, previsto para hoje, em São Paulo, foi cancelado. O senador do DEM foi a São Paulo avaliar as últimas pesquisas internas, ali permaneceu na confirmação do encontro, mas soube que foi transferido para terça-feira. Viajou para Florianópolis, onde cumprirá extensa agenda. Eduardo Moreira seguiu para São Paulo para se encontrar com Michel Temer, mas não tinha ratificação sobre reuniões com Serra e os outros candidatos ao governo de Santa Catarina.

Gilmar Mendes e a saúde

31 de maio de 2010 1

“No Brasil o problema não está na judicialização, pois o que ocorre é a determinação do cumprimento de políticas públicas já existentes.” A afirmação é do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, no terceiro Seminário de Direito à Saúde. O evento ocorre na sede da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), em Florianópolis, onde mais de 200 profissionais de ambas as áreas estão reunidos para discutir temas como o acesso a medicamentos e tratamentos por meio do Poder Judiciário.

De acordo com o ministro, a possibilidade de interferência judicial em políticas públicas é uma das críticas à intervenção da Justiça para assegurar o direito à saúde. “Estamos decidindo temas que na verdade são de políticas públicas, inclusive impedindo ou atrapalhando a implementação de boas políticas públicas”, disse o ministro. Entretanto, Mendes observou que “é muito difícil cobrar dos juízes uma não-decisão de pleitos concretos”. O ministro lembrou que “o texto constitucional é claro ao falar que a saúde é direito de todos, não havendo dúvidas em relação a isso”.

Arte na Ilha

31 de maio de 2010 Comentários desativados

Retratos da Cidade é o tema da nova exposição do artista ilhéu Cipriano, a ser aberta hoje, a partir das 19h, na Galeria Meyer Filho, da Assembleia Legislativa. Apresentará novos trabalhos sobre diferentes aspectos da Ilha de Santa Catarina. Em arte realista, Cipriano Silva é um dos mais talentosos do Estado.

Catarinense preside Associação de Procuradores

31 de maio de 2010 1

O catarinense Juliano Dossena está sendo eleito hoje presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape). É o cabeça da chapa única que participa do processo eleitoral. A votação encerra- se às 17h. A entidade tem sede em Brasília.

Câmara homenageia Acif

31 de maio de 2010 Comentários desativados

Câmara dos Deputados realizou hoje sessão solene em homenagem aos 95 anos de existência da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Presidida pelo deputado Mauro Benevides, a solenidade foi proposta pela deputada Angela Amin e teve a presença do presidente da Acif, Doreni Caramori Junior.

Fundada em 1915 por empreendedores catarinenses, a associação registra a marca de 2,3 mil associados e é a maior entidade dentro do grupo que compõe a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc).

Caramori destacou as atenções que Angela Amin dispensou aos empresários catarinenses, tratando das reivindicaçoes do setor, anunciando propostas de seu projeto de governo e com eles convivendo por mais de seis horas.

Avaí e Cimed homenageados

31 de maio de 2010 1

Sessão especial para homenagear o Avaí Futebol Clube pelas últimas conquistas e ao grupo Cimed, pela Superliga de Vôlei, será realizada hoje, às 19 h, pela Assembleia Legislativa.

Encontro com Temer

31 de maio de 2010 1

O ex-governador Eduardo Moreira está viajando neste momento para São Paulo. Deverá ser recebido no aeroporto pelo próprio presidente nacional do PMDB, Michel Temer, com quem se reunirá logo em seguida. Tem prevista também participação em jantar com lideres do PMDB. Na pauta, coligação do PMDB com o PT em Santa Catarina, ou apoio do PMDB à Dilma Rousseff.

O deputado Celso Maldaner, que apóia abertamente o PT, também deve comparecer ao jantar.