Democratas indica Índio da Costa para vice de José Serra.
Pergunta que não quer calar: “Qual é a tribo dele?”.
Ilustre desconhecido, afilhado de Rodrigo Maia. Bota sucessão de desastres tucanos e liberais nisso!
O engenheiro Rogério Novaes, de Joinville, é o candidato do Partido Verde ao governo do Estado. Terá como vice Guaraci Fagundes, de Florianópolis.
Novaes concorreu à prefeitura de Joinville em 2008. O PV decidiu em convenção realizada esta noite lançar a candidatura do vereador Fabiano Piovesan, de Joaçaba, ao Senado.
O PT colocou um poderoso fermento emocional no final da convenção estadual. Um telão mostrou a todos depoimentos das principais lideranças nacionais que apoiam Ideli Salvatti. Vários ex-ministros, dirigentes regionais e os filhos.
O vídeo terminou com a senadora cantando uma música do cancioneiro popular brasileiro. Familiares ficaram comovidos com o espetáculo. A senadora foi às lágrimas.
A plateia explodiu em manifestações. A candidata do PT fala neste momento. Usa de um programa em “power point” para enfatizar a importância de uma mulher no governo do Estado. Fez um resgate didático sobre as mulheres que honraram Santa Catarina. Começou com Santa Catarina, a padroeira do Estado, citou Anita Garibaldi, a heroina dos dois mundos.
Avançou com Maria Rosa, a virgem sertaneja do Contestado, depois Antoineta de Barros, a primeira deputada negra de Santa Catarina, professora. Continuou com Santa Paulina, a primeira santa brasileira, e citou as extraordinárias conquistas de Ana Moser, campeã mundial de vôlei. Destacou a maratonista de Joinville, Márcia Narloch, destacou o trabalho histórico de Zilda Arns na proteção da criança e concluiu com Luci Choinaki, a primeira mulher agricultora a integrar a Câmara Federal.
Antes de começar seu discurso, convidou o marido, sargento Figueiredo, os dois filhos, a nora e a neta para subirem no palco. A galera petista foi ao delírio.
O Partido dos Trabalhadores realiza hoje a maior, mais prestigiada e mais empolgada convenção de toda sua história. O Clube 12 de Agosto está com os salões superlotados. As frisas foram tomadas pelos militantes.
Faixas, cartazes e farto material de propaganda tomam praticamente todos os espaços visíveis, com proclamação dos candidatos. Ao fundo do palco, um imenso painel com as bandeiras do Brasil e de Santa Catarina integradas e os apelos: “Lula e Dilma – a favor do Brasil. Ideli e Vignatti – a favor de Santa Catarina”.
Governador Leonel Pavan encerrou o ciclo de pronunciamentos na convenção do PSDB lamentando que tenha apoiado o PMDB desde 2002 e que agora não tenha recebido o mesmo tratamento.
Decepcionado, fez uma retrospectiva histórica dos tucanos. Segundo o repórter da CBN/Diário, Cristian de los Santos, que cobre o encontro partidário, Pavan conclamou os correligionários pela luta na eleição de Paulo Bauer e dos deputados federais e estaduais.
O secretário geral do diretório nacional do PT, José Eduardo Cardoso, trouxe a mensagem da ex-ministra Dilma Rousseff de apoio à Ideli Salvatti e de continuidade das conquistas do governo Lula.
Na mesa principal, ao lado de Ideli, estavam Cláudio Vignatti, José Eduardo Cardoso, José Fritsch, Altemir Gregolin, Nelson Goetten, João Ghizzoni, Angela Albino, João Batista Nunes e Djalma Berger.
A coligação liderada pelo PT tem o PSB, o PCdoB, o PR e o PRB. Em termos partidários e de estruturas, quem lidera a maior coligação é o DEM. Tem o PMDB, PSDB, PTB, PPS, PTC e PSC.
O colunista Moacir Pereira informa, comenta e aborda aqui os fatos políticos, culturais, comunitários, sociais e econômicos de maior interesse da população de Santa Catarina.
O assistente de conteúdo, Mateus Peixer, também atualiza o blog.
Entre em contato através do e-mail: moacir.pereira@gruporbs.com.br ou mateus.peixer@diario.com.br