Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pesquisas: Viradas no norte

31 de agosto de 2010 Comentários desativados

          Quadro inesperado repete-se em relação as duas vagas ao Senado. Luiz Henrique está em primeiro lugar na estimulada, com 44%, embora seu melhor índice esteja no oeste com 51%.   O segundo melhor número é de Paulo Bauer, com 33%.  Ele morou em Joinville e ali sempre teve boa votação para a Câmara Federal.   Estranha também é a posição do petista Cláudio Vignatti, que tem no norte sua pior votação, com apenas 5%.

          Nas eleições municipais de 2008, o petista Carlito Mers venceu com 170.955 votos no segundo turno contra 104.135 atribuídos a Darci Matos, do DEM.  Quer dizer:  nem Mers tem conseguido transferir para Ideli e  nem Darci está capitalizando para Colombo, pelo menos até agora.

          Se o comparativo for com as eleições estaduais de 2006 os dados atuais das prévias são ainda mais impactantes.   No segundo turno ao governo, Luiz Henrique deu uma goleada em Esperidião Amin, vencendo com 184.818 votos, contra apenas 69.575.

          As visitas de Serra e Dilma nos próximos dias em Joinville vão tentar virar o quadro.  Na pesquisa Ibope, Serra está com um ponto na frente de Dilma, o que representa um problema para o prefeito Carlito Mers.  Luiz Henrique tem dito que considera a vitória do tucano em Joinville questão de honra.   Os aliados tentarão consolidar a posição de Serra para inflar a candidatura de Colombo que até agora não foi adotada pela maioria do eleitor de Joinville.   Com a mesma determinação o PT levará Dilma.  Para virar o jogo  em relação a Serra e para oxigenar Ideli Salvati, aproximando-a de Colombo e Angela.

           Fatores que definem o cenário:  1. Luiz Henrique não é candidato e por isso não repete votações anteriores;  2. A administração Carlito Mers sofre forte desgaste;  3. Angela Amin tem entre eleitores do norte imagem positiva de suas gestões em Florianópolis, além da origem germânica;  4. Há um sentimento geral de mudança; 5. O PP e aliados fazem um trabalho de formiguinha.

          A tríplice trabalha para inchar Colombo, o PT para melhorar os índices de Ideli e o PP para segurar Angela na liderança.   Joinville tem 358.093 eleitores.

Comentários

comments

Não é possível comentar.