Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2010

De férias pesquisando

17 de novembro de 2010 10

     A partir desta quarta-feira, este blog deixa de postar notas, comentários e  informações, em função de férias de seu titular. Vou me  dedicar a novas pesquisas e estudos, completando livro que está sendo escrito sobre o Ensino do Jornalismo em Santa Catarina, a partir da experiência extraordinária na Ufsc, em 1979, e outro sobre Treze Tílias, o Tirol Brasileiro, este com a colaboração de Laurinho Bandeira, o “embaixador” de Santa Catarina na Áustria .  Até mais.

Os Secretariáveis (2)

17 de novembro de 2010 4

        O governador quer colocar pelo menos três deputados estaduais no primeiro escalão.  Mas há  indicativos de que possa convocar até cinco suplentes.   A conferir, também, quantos federais serão aproveitados.  O primeiro suplente Valdir Colatto, do PMDB, tem a palavra de Colombo de continuar em Brasília para defender o novo Código Florestal e a defesa do agro-negócio.

          No PSDB,  Dalirio Beber é forte para a Secretaria da Educação ou a Celesc. O ex-prefeito de Joinville e deputado federal eleito Marco Tebaldi é outro nome com grande chance de emplacar o primeiro escalão.   O deputado Marcos Vieira é indicado da bancada estadual.

          Deputados estaduais do PMDB tem a lista dos secretariáveis pronta há uma semana.  Inclui Valdir Cobalchini, Rogério Mendonça,  Moacir Sopelsa e Ada de Lucca.   Assunto tratado com Eduardo Moreira, o principal interlocutor do partido junto ao governador eleito.

Os Secretariáveis de SC

17 de novembro de 2010 3

       Os três principais partidos da aliança governista já tem definidas as listas de prioridades para a formação do novo governo. Raimundo Colombo deve começar esta semana a anunciar os primeiros nomes do secretariado. A idéia que vem transmitindo aos correligionários e aliados é de liberação gradativa. Contemplará, de preferência, um representante de cada um dos partidos: DEM, PMDB e PSDB. Os únicos critérios definidos são das secretarias que terão indicações pessoais do governador (Fazenda, Articulação Estadual, Celesc e PGE) e a proporcionalidade das secretarias centrais e das regionais, com número maior para o PMDB, que fez mais votos para a Assembléia. O presidente interino do Democratas, prefeito João Kleinubing, participou de reunião com os deputados estaduais, quando a formação do novo governo esteve em evidência. O novo secretário de Articulação Estadual, Antônio Ceron, estava presente. O ex-deputado federal Cesar Souza, pai, suplente de senador eleito, também. Os pleitos dos liberais são conhecidos. Ceron já é o secretário de Articulação, Antônio Gavazzoni é o mais cotado para presidir a Celesc, Cesar Souza Júnior continua indicado para a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo( a única com a qual se identifica e que pode alavancar sua candidatura à prefeitura de Florianópolis). O nome do deputado Paulo Bornhausen é consenso para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, que seria robustecida. O deputado federal João Rodrigues, ex-prefeito de Chapecó, tem sinalizado o desejo de permanecer em Santa Catarina. A primeira pedida era a Secretaria de Infra-estrutura, que deverá ficar com o PMDB. Pode ir, também, para o Desenvolvimento Econômico.

SOS Floripa: nova colaboração

16 de novembro de 2010 2

De Mauro Moscatelli, sobre os problemas de Florianópolis:

    “Moacir,
     Eu gostei muito de sua coluna, sobre SOS Floripa .
Mas eu assistindo um programa da Câmara de vereadores local na tv
entendi o porque disto tudo, as minhas impressões sobre o feudo de
vereadores foi a pior possível  da aparência à arrogância de alguns!
Sugiro uma manifestação no recinto destes despostas, que sem sombra de
dúvida favorecem os porcos donos de construtoras. Só vem lucroem seus
olhos e os outros que se danem, e a cada dia estão acabando com a nossa
Ilha .  Vamos colher a água dos córregos ao redor do Itacurubi, cheia de dejetos e jogar na Câmara dos vereadores lavar a Câmara,  para mostrar ao
cidadão a vergonha que é a nosso poder legislativo. Ah existe prefeito
em Florianopolis?….até me esqueci do cargo .Mauro Lutti Moscatelli”.

SOS Floripa: depoimento

16 de novembro de 2010 3

     Do leitor que de assina Gilboe, registro estas considerações sobre o comentário “SOS Floripa”:  “Gostaria de acrescentar algumas coisas a seu comentário do último final de semana:
- se puderes visite os fundos do Cond. REcanto dos Imigrantes, na rua Sebastião Laurentino da Silva nº 126, no Córrego Grande, ao lado do caminho para o poção;
- mais de 20 casas foram construídas em pouco mais de um ano ditas unifamiliares, muitas com tres pisos (põe família nisto) inclusive um conjunto de kitinetes;
- para piorar subiram o morro e destruiram +/- 500 metros quadrados de mata nativa e …novas construções.
Denunciei mas me disseram que é legal. Pode ser legal mas é profundamente imoral e anti-ético no meu modo de ver (será que isto ainda existe?);
Para piorar minha desilusão e desencanto fui a Curitiba e visitei pelo menos 5 extraodinários parques em zona praticamente central da cidade; aqui, no entanto parece que vão trocar a área da penitenciária (que poderia ser no meu modo de ver um belo parque) com a iniciativa privada para nov os condomínios . Em frente ao Mercado Imperatriz no Córrego Grande, mais não sei quantos prédios (as informações não são uniformes) numa excelente área tb para uma bela praça. Triste, muito triste. Grande abraço e parabéns pela sua matéria.”

Caos no Hospital Infantil

16 de novembro de 2010 4

Intitulada “Caos no Hospital Infantil”, transcrevo nota remetida por Gilberto Lopes Teixeira: “Escrevo, na madrugada, ao lado do leito hospitalar de meu sobrinho/afilhado, em recuperação. Após cinco longos dias, desabo em palavras, antes que a loucura, indignação, lágrimas e o cansaço me consumam por completo. Falta de leitos, quase todos incompletos e sucateados, falta de estrutura médico-hospitalar, falta de medicamentos, escassez de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais em número suficiente para suprir o fluxo diário. Ironicamente a abundância de técnicos e auxiliares camufla a imensa carência de pessoal experiente para atender a demanda dos enfermos anjos da terra e seus pais. Vejo vigilantes terceirizados despreparados para lidar com o público, familiares e visitantes. Pacientes juvenis, meras crianças, são lançados ao descaso continuo das autoridades públicas. Pais sofridos multiplicam as suplicas pelos seus entes adoecidos. A vida efêmera vale um sopro, a morte vagueia pelos corredores do que um dia foi um hospital de referência, formado por profissionais com dignos salários e condições de exercer a profissão plena. Viro a noite acordado ao lado do leito, sem dormir, pois, por duas vezes, quase trocaram as medicações das crianças agrupadas em um quarto apertado, desumano, sem as mínimas condições. São informações perdidas, desencontradas – pasmem – falta de identificação das crianças nos leitos. Protocolo na ouvidoria da casa de saúde minha indignação, mais uma talvez. Do que adiante o pagamento de impostos e planos médicos particulares se o único hospital Infantil do Estado, Joana de Gusmão, beira aos caos? Não sendo pior ante a presença de alguns bravos profissionais que ainda encontram força e coragem para doarem-se nesta luta diária. Clamo providencias do Ministério Público, OAB, Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem e das autoridades omissas. Vergonha para Santa Catarina. Por agora, durma em paz, sobrinho amado, ao teu lado estarei: “Oh meu bom Jesus, que a todos conduz, olhai as crianças, do nosso Brasil”.

Bombinhas faz campanha para evitar falta d'água

16 de novembro de 2010 3

       As entidades empresarais -Associaçáo Empresarial de Bombinhas (AEMB) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) –  desencadearam uma campanha para reduzir o impacto da falta d’água num dos mais disputados e encantadores balneários do litoral catarinense.    Sugerem e incentivam medidas dos hoteleiros e proprietários de residências e apartamentos que instalem cisternas.   O presidente da Associação Empresarial, Mário Prata,  informa que “a campanha, adotada há dois anos,  já repercutiu positivamente nos anos seguintes. Quem seguiu a sugestáo e aproveitou os exemplos melhorou as condições da estrutura de atendimento aos tantos turistas que visitam Bombinhas no Veráo. Sobretudo os meios de hospedagens (pousadas, hotéis, residenciais), condomínios e restaurantes.”

Ufsc homenageia Cruz e Sousa e Lauro Junkes

16 de novembro de 2010 Comentários desativados

         A Universidade Federal de Santa Catarina comemora o aniversário de 149 anos de nascimento de Cruz e Sousa com o lançamento amanhã do livro Cruz e Sousa; o poeta alforriado. O perfil biográfico do poeta negro é assinado por Godofredo de Oliveira Neto, romancista de Blumenau radicado na capital carioca e candidato mais cotado a reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona literatura. A cerimônia ocorre no dia 17 de novembro, às 19 horas, no auditório da Biblioteca da UFSC, em homenagem aos 90 anos da Academia Catarinense de Letras e ao seu ex-presidente Lauro Junkes, recém falecido, que foi também um pesquisador entusiasmado da obra do poeta simbolista.

Colatto quer verba federal para hospitais de SC

16 de novembro de 2010 2

       Deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) protocolou pedido junto à coordenação de bancada indicando emenda coletiva no valor de R$ 100 milhões para atendimento aos Hospitais públicos e filantrópicos de Santa Catarina. Segue agora para apreciação da bancada para o orçamento de 2011.

Medalha para pedagoga de Criciúma

16 de novembro de 2010 3

       A pedagoga Maria Lucia dos Santos , de Criciúma, vai receber a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, oferecida aos funcionários públicos estaduais que se destacaram em suas regionais no ano de 2010. Tem 33 anos de serviços prestados. A entrega do prêmio vai ser feita nesta quarta-feira, às 14 horas, no teatro Pedro Ivo Campos, no Centro Administrativo do Governo. Maria Lucia é funcionária do quadro administrativo da Gerência Regional de Educação (Gered) de Criciúma há 24 anos e foi escolhida após uma votação dos colegas funcionários da Secretaria Regional de Criciúma. Ela já completou o tempo mínimo para pedir sua aposentadoria, mas optou em continuar trabalhando pelo que classifica como “amor ao trabalho”. A pedagoga Maria Lucia dos Santos vai receber a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, oferecida aos funcionários públicos estaduais que se destacaram em suas regionais no ano de 2010. Tem 33 anos de serviços prestados. A entrega do prêmio vai ser feita nesta quarta-feira, às 14 horas, no teatro Pedro Ivo Campos, no Centro Administrativo do Governo. Maria Lucia é funcionária do quadro administrativo da Gerência Regional de Educação (Gered) de Criciúma há 24 anos e foi escolhida após uma votação dos colegas funcionários da Secretaria Regional de Criciúma. Ela já completou o tempo mínimo para pedir sua aposentadoria, mas optou em continuar trabalhando pelo que classifica como “amor ao trabalho