Raimundo Colombo anunciou na primeira reunião do colegiado que vai levar todo o governo para as 36 cidades que possuem secretarias regionais. Quer os secretários, dirigentes e assessores levantando tudo o que funciona nas regiões, as principais carências, as providências a serem tomadas. Cumprindo o slogan da campanha “As pessoas em primeiro lugar”, quer saber o que a população está achando dos serviços públicos e o que poderá ser feito para melhorá-los. As prioridades continuam sendo saúde, educação e segurança pública.
Na constituição do governo, por decisão do governador, ouvindo o professor Ubiratan Rezende, foram fixados alguns critérios. Por exemplo, com cuidados redobrados nas indicações para as Diretorias e Gerências Financeiras. Os titulares precisam ter ficha mais do que limpa.
O novo secretário da Fazenda está empenhado em sugerir medidas para aprimorar a gestão pública, reduzir gastos e tornar a máquina mais eficiente. Uma delas será a adoção da “transparência total”. Em menos de um ano pretende colocar todos os pagamentos feitos pelo governo na Internet. Os municípios, as instituições e a população saberão no dia se os recursos foram liberados, se bem aplicados e os serviços prestados. Para isso, a Ciasc-Companhia de Informática de Santa Catarina- será modernizada.
A proposta de aperto fiscal rigoroso ou moratória amenizada levará, em consideração, também, a crítica situação da economia na Europa e a hipótese de seu agravamento, com reflexos no Brasil e em Santa Catarina.