Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de dezembro 2010

Colombo redige discurso de posse

31 de dezembro de 2010 1

          Governador Raimundo Colombo dedicou parte do último dia do ano para elaboração do discurso que fará na solenidade de posse amanhã na Assembléia Legislativa.   Será um pronunciamento com conteúdo humanista.

           Aguarda a chegada dos país de Lages para decidir de assiste o reveilllon de seu apartamento na Beira Mar Norte ou se aceita convite para comparecer no palanque do prefeito Dário Berger.

Justiça nega recurso de vereadores do PMDB

31 de dezembro de 2010 Comentários desativados

          Agravo de instrumento impetrado pelos quatro vereadores do PMDB para tentar anular a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Florianópolis foi rejeitado pela Justiça Estadual.   Decisão do desembargador Saul Steil.  Com isto, a posse dos novos dirigentes está mantida para este dia 1º.de janeiro.   Informação do advogado Alessandro Abreu, que acompanhou todas as etapas do processo e do recurso.        

Itália reage à desastrada decisão de Lula

31 de dezembro de 2010 2

         Veja a primeira reação do governo italiano com a desastrada decisão do presidente Lula de negar extradição ao criminoso político Cesare Batisti:  “Após o anúncio da decisão do presidente Lula de não conceder a extradição de Cesare Battisti , o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, decidiu chamar de volta à Itália para consultas o embaixador italiano em Brasília, Gherardo La Francesca.

O ministro da Defesa italiano, Ignazio La Russa, por sua vez, disse em entrevista ao diário “La Reppublica”, que a decisão é ” injusta e gravemente ofensiva”.

       “A pior previsão se cumpriu, mas a Itália não vai deixar pedra sobre pedra para que o Brasil recue desta decisão injusta e gravemente ofensiva”, disse La Russa. 

       Segundo o jornal italiano “Corriere della Sera”, o anúncio da consulta ao embaixador italiano no Brasil foi comunicada através de uma nota do Ministério das Relações Exteriores, no início da tarde desta sexta-feira.

O chamado do embaixador de volta à Itália não significa o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países, mas sinaliza uma tensão entre Brasil e Itália, além do descontentamento com a decisão do governo brasileiro pela não extradição.”

Bornhausen devolve verba

31 de dezembro de 2010 Comentários desativados

      Líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen, decidiu devolver à Mesa Diretora a quantia de R$ 64.000,00 referente às cotas de correios não utilizadas integralmente.  Os deputados costumam transferir o crédito para o ano seguinte. Como virá para a Secretaria de  Desenvolvimento Sustentável, Bornhausen abdicou do recurso.

Lula: defensor de corruptos e criminosos

31 de dezembro de 2010 3



            O sindicalista Luiz  Inácio Lula da Silva poderia ter encontrado uma forma mais digna de deixar a Presidência da República Federativa do Brasil.  Encerrar o mandato com a assinatura de ato defendendo um criminoso e colocando em risco as tradicionais e excelentes relações entre Brasil e Itália é atitude que manche inapelavelmente sua biografia.

            Se, do ponto de vista sócio-econômico, seu governo termina muito bem, sob o aspecto político é um desastre completo, muito mais por equivocos de atos que praticou e declarações que fez.  Quebrou a liturgia do cargo,  vulgarizou o exercício da presidência e nivelou-se  àqueles líderes políticos que rejeitam a condição de estadistas para decisões demagógicas.

            Ao negar a extradição ao criminoso italiano Cesare Battisti – é assassino, sim, porque matou quatro pessoas, segundo provas incontestes da própria Justiça Italiana  – Lula fere sua imagem e pratica mais um gesto em defesa da impunidade.  A mesma impunidade que pretende para os quarenta mensaleiros já devidamente enquadrados em denúncia do Supremo Tribunal Federal.  A mesma proteção que deu a corruptos notórios como Renan Calheiros.  A mesma capa protetora que continua dando a Jader Barbalho, José Sarney, João Paulo Cunha, entre outros. A mesma defesa apaixonada que fez de Severino Cavalcanti, o ex-presidente da Câmara Federal, réu confesso em corrupção de mensalinhos.E por aí vai.

           Inexplicável!  Por que trazer para o Brasil um problema jurídico e político que é restrito a Itália?  Que acolhesse a decisão do Supremo Tribunal Federal e concedesse a extradição para que os italianos decidissem sobre o destino do assassino agora protegido pelo governo brasileiro.

          Uma lástima.   Lula começou bem e prosseguiu melhor. Mas, repetindo a máxima popular,  borrou-se todo na saída.

Posse terá exposiçao de esculturas

31 de dezembro de 2010 1

          A Assembléia Legislativa montou uma exposição de esculturas de artistas de Lages, terra de Raimundo Colombo, e de Criciúma, base do vice Eduardo Moreira.   As peças serão vistas por todos os que comparecerem à cerimônia de posse neste sábado.

Um 2011 ainda melhor

31 de dezembro de 2010 Comentários desativados

              O tradicional balanço de fim de ano tem muitos fatos dignos de registro.  O primeiro deles – e uma unanimidade – está na velocidade do tempo.   Como passou rápido!  E com algumas perdas que a coluna registra como reconhecimento às famílias e aos amigos que perderam cidadãos tão exemplares.   Entre eles, os acadêmicos Lauro Junkes, presidente da Academia Catarinense de Letras, e o professor Carlos Humberto Correa, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.   Junkes destacou-se como o maior garimpeiro da literatura , resgatando obras inéditas de grandes escritores e poetas.  Conduziu a Casa de José Boiteux com uma dedicação excepcional.  Mesmo debilitado, batalhou até o último momento pela instituição.  Era, além disso e sobretudo, um cidadão, um chefe de família que orgulhava a cidadania catarinense.   Correa, outro apaixonado pela história e pela literatura,  passou os últimos anos como um Dom Quixote a comandar as incontáveis atividades do Instituto. Também  com feitos marcantes, como estão aí para comprovar os livros que editou, os eventos que promoveu e, com Junkes, a sede própria e comum que conquistou.  Também da área, a perda irreparável do escritor Hoyedo de Gouvea Lins, personalidade impar nos meios sociais e intelectuais de Santa Catarina.  Homem de paz, fala mansa na relação humana, um talento da escrita e uma doce figura nos encontros acadêmicos.  Antes, no meio do ano, outra perda lamentável: do advogado  Herminio Daux Boabaid.  Durante anos atuou como abnegado secretário da Faculdade de Direito na gestão  de outro expoente do magistério e da magistratura, o professor Henrique Stodieck.  Herminio era uma figura singular.  Perspicaz, inteligente, amigo, crítico e identificado com o que Florianópolis tem de melhor no meio social.  Outros amigos que se foram com estes quatro expoentes deixam muitas saudades nesta virada de ano.

              Surpresas

            No plano político, um ano para ficar na história.  A eleição da primeira mulher para presidente da República num pleito sem tempestades, a escolha de Raimundo Colombo para o governo no primeiro turno, o funcionamento pleno das instituições e avanços no exercício da cidadania.   A lamentar, entre outras desilusões, os escândalos que abalam com a imagem da classe política.

            A economia transformou-s na maior surpresa e no grande destaque. A rigor, foi boa para todo mundo.  Mais empregos, mais renda, mais poder aquisitivo, mais consumo. Em geral, o catarinense viveu bem este ano.        

            Que o novo ano sepulte os fatos negativos e multiplique as energias positivas.  Um Feliz Ano Novo a todos.  Que 2011 seja muito melhor.

Ideli define equipe

30 de dezembro de 2010 Comentários desativados

       Senadora Ideli Salvati vai manter os principais titulares do Ministério da Pesca.  Leva de Santa Catarina para Chefe de Gabinete, por enquanto, apenas Claudinei Nascimento.   E já tem definido o nome do Secretário Executivo do Ministério. 

Supermercados com remarcação escandalosa de preços

30 de dezembro de 2010 Comentários desativados

           Internauta envia mensagem para protestar com os supermercados de Florianópolis, que elevaram os preços depois do Natal. Alimentos, enlatados e até eletrodomésticos tiveram remarcação vergonhosa no maior supermercado da Beira Mar Norte.  O blog foi conferir e confirmou tudo.

            A inflação já ronda 2011.  Com esta postura de certos empresários, o governo Dilma terá novos desafios pela frente.

             Remarcar produto na prateleira deveria ser caso de polícia.

Piriquito: "Governo Pavan boicotou Camboriú"

30 de dezembro de 2010 Comentários desativados

         Prefeito Edison Piriquito(PMDB) anunciando o  maior reveillon de todos os tempos em Balneário Camboriú.  Pelas estimativas, o maior balneário catarinense recebeu no ano passado 800 mil pessoas. Piriquito acha que este ano supera a casa de 900 mil pessoas.

         Inaugurou várias obras no fim do ano, mas detonou o governo do Estado, que até agora não tem ajudado a cidade em nada.

        – Faltou apoio. O governo do Estado boicotou Balneário Camboriú.  Trabalho contra, em função do projeto político do governador – disparou.