Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Aluna envia desabafo

26 de junho de 2011 27

“Queridíssimo governador, me chamo Suelen Marchi, estudo no Ensino Médio no período matutino na Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira em Brusque. Pois bem, o que me levou até aqui, foi para desabafar um pouco sobre a greve..não estou aqui para julgá-lo e para criticá-lo, apenas é uma forma de desabafo. Como já havia falado agora pouco, estou no Ensino Médio, e como eu..várias pessoas estão pensando em prestar vestibular e passar em alguma faculdade, como o senhor também já passou por isso. A questão é: como poderemos fazer um vestibular digno, com aproximadamente 1 mês sem aulas? Será que conseguiremos repor todas essas aulas perdidas? Eu, em nome de todos os alunos da escola Ivo Silveira, acreditamos que não. Os professores, que dedicaram aproximadamente anos de sua vida, para estudar e se formar em uma faculdade, gente que estudou a vida inteira pra fazer aquilo que o senhor não faz: educar crianças, jovens e adultos para serem cidadãos críticos, que cumprem seus deveres e exigem seus direitos! Sinto muito lhe informar, mais estamos cansados de escutar suas propostas que nunca tem um final digno e honesto. Como Senador, ajudou a aprovar o Piso Salarial dos professores, mas como Governador, recusa a compri-la. Que vergonha Sr. Governador! O Sr. afirma que Santa Catarina não tem dinheiro suficiente, por quê é que não pede ajuda do Governo Federal? Ah… é por que Santa Catarina TEM DINHEIRO, não é? E o Sr. não tem como provar o contrário, afinal, esse dinheiro, que vem do FUNDEB, vem sendo desviado para outros setores, deveria pelo menos QUERER se orgulhar de ser um Estado com menor índice de analfabetismo, melhor atendimento na saúde pública, melhor nível de educação, melhores condições de trabalho, menor índice de pobreza. O Piso Salarial de um médico hoje é de 7 mil reais, imagine os 6 anos que o Sr dedicou-se para formar em medicina, e de saber que o seu conhecimento pode melhorar a vida de alguém, já parou para pensar se o senhor ganhasse aproximadamente 700 a 900 reais por mês? Será que daria conta de filhos, casa, família, carro e as contas alheias? E ainda por cima foi prefeito da cidade de Lages, Senador, deputado federal e hoje governador, acha que o senhor vencerá na próxima eleição do jeito que está? Cuide, do jeito que o Sr. Está, Perderá sua querida e preciosa cadeira, que por sinal você está sendo o cabo eleitoral do próximo. Meu pai sempre me falou que ‘política se faz sempre em cima de projetos não de promessas’.. Pense nisso, pense se seu filho estudasse em uma escola pública, e estivesse um mês sem aula, será que você ficaria de braços cruzados, esperando uma resposta ou um reajuste no salário? Pois bem governador, nós alunos estamos firme e fortes nesta luta com o apoio de nossos pais e professores, lutando pelos direitos de pessoas que dedicam seu tempo para educar e ensinar outras pessoas.
ATENCIOSAMENTE, uma aluna da escola pública.”

Comentários

comments

Comentários (27)

  • teresinha bogo althoff diz: 26 de junho de 2011

    Querida Suelen!
    Parabéns pelo apoio.
    Quem sabe um dia faremos parte do mesmo time, mas de professores valorizados e motivados.
    É de pessoas como vocẽ que a Educação de SC e de todo o Brasil precisa.
    Muito Obrigada
    Abraços
    Teresinha

  • Sidnei W Woelfer diz: 26 de junho de 2011

    Querida Suelen!

    Você se fez a voz de muitos estudantes.
    Tenho orgulho em ver que és uma aluna catarinense por seu ponto de vista crítico e coerente.
    Deves ter tido ótimos professores até o momento e recebido uma excelente educação de teus pais.
    Selecionei fragmentos de seu texto e publiquei no blog de minha escola.
    Sou professor de português, inglês e espanhol, batalho muito por meus alunos e estou em paralisação por amor ao futuro dessa profissão.
    Fique com Deus.
    Segue o link:
    http://eeblb.blogspot.com/2011/06/desabafo-de-uma-estudante-sobre-greve.html

  • Neusa A. de Paula diz: 26 de junho de 2011

    Caros colegas, nobre jornalista!
    Perdoem minha ignorância, mas alguém sabe me informar qual é a formação acadêmica do governador Raimundo Colombo?
    Obrigada!
    Professora Neusa – Curitibanos

  • josé mauro flores diz: 26 de junho de 2011

    Boa tarde !!

    O sentimento da estudante reflete uma realidade, não só no nosso Estado mais no país como um todo. Realmente falta muito para que os professores sejam valorizados, porém a herança é maldita de outros governos, principalmente o da descentralização que acabou com nosso Estado. Atitude Sr. governador e valorize sua administração.
    Abraços.

    José Mauro Flores

  • Luciane da Silva Staub diz: 26 de junho de 2011

    Suelen! Percebe-se que você é uma jovem que tem uma boa formação educacional. É consciente, crítica e envolvida com as questões sociais. Seus professores devem sentir muito orgulho de você. Nosso país precisa muito de jovens assim para que as mudanças aconteçam. Parabéns! E obrigada!
    Luciane- São José – SC

  • Thiago Alessandro Spiess diz: 26 de junho de 2011

    Suelen!
    Parabéns pela sua manifestação. É hora de todos os prejudicados juntarem forças contra a injustiça, incoerência e deficiência existente na Educação catarinense. É hora de professores, alunos, pais e sociedade manifestarem contra o governo que nada vem fazendo para amenizar a situação da greve. Já está mais do que claro para quem acompanha o Blog do Moacir que a questão é pura e simplesmente política. O dinheiro existe, porém está comprometido para outros setores. Com certeza promessa de campanha para os aliados! Ninguém quer ficar sem as vantagens adquiridas… Professores: voltar para a sala de aula de mãos abanando???? Nem pensaaaaaarrrrrrrrrr… Percebam quantos podres começaram a surgir depois da greve! A greve já tomou proporções muito maiores do que o esperado, até mesmo pro governo! E por fim, o final dessa greve vai nos dizer o óbvio: A justiça realmente funciona no Brasil?

  • idione vargas diz: 26 de junho de 2011

    Cara Suelen, Parabéns pelo seu inteligentíssimo depoimento. Assim como vc também estou muito preocupada com todos vcs, alunos da escola pública, mas ao mesmo tempo fico feliz em saber que existem jovens como vc que não se deixa enganar com mentiras e discursos hipócritas de governantes que não tem nenhuma preocupação com a Educação. É de cidadãos críticos e inteligentes como vc que o Brasil precisa.
    Parabéns Suelen e obrigada por nos apoiar nessa luta.

  • Margaret diz: 26 de junho de 2011

    Suelen,

    Obrigada pelo apoio dado através desse texto. São de jovens como você que nosso mundo precisa: JOVENS DO BEM,

    CONSCIENTES, INFORMADOS, QUE NÃO SE DEIXAM ENGANAR por palavras bonitas, ATUANTES, CIDADÃOS…

    Parabéns pela iniciativa.

    Prof Margaret.

  • Daniel diz: 26 de junho de 2011

    Olá pessoal,

    Como estudante da rede pública gostaria que fosse colocado em vigor uma proposta do atual Senador Cristovan Buarque de que todos os representantes do povo eleitos através do voto que tivessem filhos em idade escolar fossem obrigados a coloca-los na rede pública. Ai sim, nosso sistema educacional seria mais valorizado.
    Valorização Já.
    Apoiando sempre nossos Mestres.

  • Mileidi Heiderscheidt diz: 26 de junho de 2011

    Parabéns, Suellen!

    E parabéns aos seus pais e professores.
    Essa consciência política é fruto de uma educação crítica.

  • ERENI RADECK diz: 26 de junho de 2011

    Olá Suelen, meus parabéns pela belissíma redação, é isso ai mesmo, e digo mais Suelen se o governador não sabe o que fazer neste momento tão importante na história da educação de SC, e é isso o que realmente está acontecendo, é fácil resolver, pede para sair.

  • Guilherme Wagner diz: 26 de junho de 2011

    Olá Nobre Jornalista.

    Bom tenho 17 anos estou me formando esse ano no Ensino Médio, assim como qualquer jovem tenho sonhos e acredito em ações e atitudes das pessoas. Sim, ainda acredito. Sabe amigo, você passa 13 anos na escola, você cria amigos, é verdade que você terá muitas discussões com professores, direção, pais e colegas. Mas sabe o melhor disso tudo, Somos uma Família. E como família, nossas desavenças geram união, existem excessões, mas formaturas são emocionantes muito mais pelos laços que se quebrarão entre alunos e alunos, e alunos e professores. Sabe, hoje agradeço muito por ter tido no Ensino Médio professores que me fizeram pensar, vejo a cada a podridão desse sistema. Vejo bombeiro sendo presos por salvarem vidas, vejo professores esnobados por formarem vidas, e vejo deputados ganhando muito por destruirem vidas.
    E sabe como eu, como estudante, integrante da chamada futura geração me sinto nisso tudo? Um lixo, e não tem sentimento maior, do que você olhar para livros, assuntos, vestibulares e se sentir impotente. Não tem sentimento pior do que ver professores, aqueles mesmo com quem ja discuti e muito, sofrendo, rezando, se emocionando.
    Já me perguntaram por que eu faço tudo isso, por que Guilherme? A resposta está lá no início, EU ACREDITO, nas pessoas, nos estudos, nos relacionamentos e na sociedade. Os motivos para acreditar são pouquíssimos, mas eu acredito por que tive na 5ª série uma professora que me disse, Ler é Fantástico. Mas eu acredito, por que quando iniciei o Ensino Médio, um professor me perguntou, você é só isso que diz? Mas eu acredito, por que minha escola teve direções que me deram desafios. E venci aqueles que me foram propostos. E sabe por que? Por que eu ACREDITEI.
    E como fica o Guilherme nessa história? Ele fica até tarde falando aos professores, não desistam. E muitos me perguntam, por que tu Guilherme apoias os professores? Eu não apoio somente professores, eu apoio o Futuro, um futuro no qual eu ainda ACREDITO.
    Muitos estudantes não se interessam, pais esnobam esses assuntos. Só digo a eles, estão destruindo a vida de seus filhos.
    Estou decepcionado com tudo nobre jornalista, com governo, pessoas e sociedade em geral, mas não deixarei de ACREDITAR, pois no fundo do túnel há uma luz e quando ela chegar, estarei lá dizendo: VENHAM AMIGOS, PESSOAS, PAIS, CRIANÇAS, VAMOS JUNTOS FAZER UM NOVO COMEÇO!
    Mas enquanto isso, Guilherme se reserva a escrever ao nobre jornalista, e de manifestar seu apoio aos professores.
    Não desistam professores, por favor não desistam. Se hoje penso, e existo é graças a vocês, que me deram um livro ao invés de drogas, que me deram uma critica ao invés de elogio, que me deram um desafio ao invés de um sofá.
    Lhes digo de coração: NÃO DESISTAM. A batalha é árdua, a luta difícil, mas a união é imbatível.- Que fique claro nobre jornalista eu não vou 4 horas diárias a um lugar de quatro paredes usado como deposito de crianças, EU VOU A UMA ESCOLA COM MUITO ORGULHO!

    Abraços,Guilherme Wagner, São João do Oeste.

  • Juliana Ristow diz: 26 de junho de 2011

    Sou professora há 15 anos na Escola Ivo Silveira onde Suelen sempre estudou, fico orgulhosa de ler esta carta, este desabafo, que ela tão bem expressou. Que bom saber e sentir que alunos, pais e comunidade apoiam e sabem que nossa luta é pelo cumprimento de uma Lei, que nossa luita é árdua, mas não é em vão. Queremos valorização sim, queremos uma escola pública de qualidade, queremos investimento nas unidades escolares, queremos seriedade no governo para que realmente se aplique os recursos destinados a educação na educação. A luta continua sempre : na sala de aula, nas ruas, na sociedade. todos juntos por uma melhor educação catarinense…

    Professora Pedagoga Juliana Ristow- Brusque-SC

  • Mauricio Bridi diz: 26 de junho de 2011

    Parabens Suelen pela sua ousadia e coragem…
    obrigado pelo apoio aos professores…

  • Patrícia Noldin Marchi diz: 26 de junho de 2011

    Querida Suelen!
    Parabéns por este lindo texto. Sua iniciativa como jovem estudante é a prova de que o futuro de nosso país pode ser melhor, pois é de pessoas assim, que a nossa política e educação está precisando. Jovens críticos, conscientes, informados e por que não dizer ….. que não se deixam enganar por promessas políticas e acreditam que os professores devem ser mais valorizados, pois a nossa classe ( trabalhadora) depende de uma escola pública para realizarem o SONHO de futuramente entrarem em uma universidade. E como você disse;( como poderemos fazer um vestibular digno, com aproximadamente 1 mês sem aulas? ) Pense nisto! Seu Governador.Olhe com mais carinho os professores, valorize seus direitos.
    AH! NOVAMENTE PARABÉNS, PARABÉNS! PARA SUELEN MARCHI.

  • CRISTINA diz: 26 de junho de 2011

    Olá Guilherme e Suelen, que jovens inteligentes vocês demonstram ser. Parabéns, pela ousadia e coragem. Precisamos de alunos assim, críticos e participantes. Sou professora e admiro-os pela escrita, pelo desabafo, pelo entendimento que vocês estão tendo deste momento que ficará registrado na história da educação de Santa Catarina. Estou preparando uma escrita especial a vocês estudantes que representam nossos queridos alunos.

    Abraço da Professora Cristina Sutil.

  • marisa diz: 26 de junho de 2011

    muito obrigado suelen
    pense que esta greve não é apenas para assegurar nossos direitos, mas terá reflexo no futuro da educação. O que será da educação sem a valorização do professor e c/ tantos desvios de verbas? Quem vai querer ser professor, e como ficará o futuro deste estado ? esta greve tem que servir para por esta casa em ordem… pense nisto.. obrigado.

  • CRISTINA diz: 26 de junho de 2011

    Olá Guilherme e Suelen, quero parabenizá-los, pela coragem e pelo entendimento sobre o que está acontecendo(greve). Eu tenho apenas 12 anos e tenho plena clareza do que está acontecendo. Atualmente, estudo em um colégio particular, por ser uma boa aluna fui presenteada com uma bolsa de estudos. Estou na sexta série (moro em Lages), mas não deixo de pensar nos professores e alunos. Já estudei em escola pública (municipal e estadual) e meus professores eram ótimos; e por isso concordo que os professores devem ser muito bem valorizados, porque toda profissão passa por professores. Eu fico muito preocupada com os alunos do Ensino Médio porque estão se preparando para o vestibular e essa é a hora, porque daqui para frente é o futuro desses jovens que está em jogo. Enfim, estou aqui para parabenizá-los, sei que vocês são ótimos alunos como eu também sou e que o governo vai ter que entender que a greve é uma forma de manifestação daqueles que precisam ser atendidos.
    Abraços de Liliane.

  • Nelise A. B. Kleveston diz: 26 de junho de 2011

    Obrigada, Suellen, Guilherme, Daniel e Cristina. Obrigada pelas palavras de apoio e pela criticidade que apresentam em seus textos. É por esses motivos que temos orgulho de sermos professores. Em vocês nos sentimos refletidos. Em suas palavras percebemos que somos ouvidos. O apoio de vocês é algo de que nos orgulhamos.
    Abraços.
    Nelise – E.E.B.Prof.Maria Garcia Pessi – Araranguá

  • Dilmar Antonio Mozzer diz: 26 de junho de 2011

    Suellen, parabéns pelo seu desabafo, é de alunos assim que Santa Catarina precisa. Você, com certeza terá um futuro brilhante. Aluna com consciência e responsabilidade. Desejo muito sucesso em sua trajetória.
    Obrigado pelo apoio.
    Professor Dilmar Antonio Mozzer (Matemática e Física)
    Escola de Educação Básica Vitório Roman
    Vargem Bonita – SC

  • Rosani diz: 26 de junho de 2011

    Queridos jovens vocês são realmente o fruto e a prova de q

  • Rosani diz: 26 de junho de 2011

    Queridos jovens vocês sã realmente o fruto e a prova de que ser professor vale a pena, mesmo estando na luta por uma exigência de um direito que por LEI deve ser cumprida.Por isso é que orgulhosos dessa carreira continuemos firmes e fortes ate a conquista legal.
    Obrigada a vocês pelo apoio.
    Professora Rosani Nicoladeli

  • Fatima diz: 27 de junho de 2011

    Alguém mais aí leu??? O nosso governador não foi muito adepto dos bancos escolares. Tem o segundo grau completo. E ganha muito, mas muito mais que nós que temos pós, mestrado. Professores que estão iniciando a carreira, please! Mudem de profissão, porque ser professor na atualidade faz mal ao bolso, saúde, segurança.

  • Precila Villar diz: 27 de junho de 2011

    Parabéns Suelen, diante do surgimento de tantos comentários da imprensa tentando virar o jogo a favor do Governador, você conseguiu expressar a realidade que tem acompanhado nossa reivindicação pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional.
    Temos consciência de que na busca pela formação de cidadãos estamos cumprindo com nosso dever, sua coerência, sua competência, sua expressividade e argumentação são provas disso.
    Tenho muito orgulho de ser sua professora.
    Precila Andrade Tadiotto Villar. Brusque SC.
    Vou postar um linhk com o seu comentário no meu blog: prof-precila.bogspot.com.

  • Suelen diz: 27 de junho de 2011

    Bom, sou a Suelen que enviou o depoimento acima. Venho através desse comentário disser a vocês meu MUITO OBRIGADA por todos os comentários. Pra quem não sabe sou filha de pais separados, moro com meu pai e meu irmão e não tenho vergonha de disser que sou uma dona de casa. Sabe, com o passar do tempo a gente acaba criando experiência e percebendo que nem tudo nessa vida é um mar de rosas. Eu adorei o que o Gui disse, nós somos apenas dois alunos diante de todos que vocês tem…mas vocês tem total apoio. Tem aquela música que diz ‘quem acredita sempre alcança’? Então, não cansamos de repetir a vocês NÃO DESISTAM! São de pessoas como vocês que passam mais de 8h em uma sala de aula para formar médicos, advogados e governantes. São vocês que depois da aula fica planejando matéria para o dia seguinte, são vocês que dão broncas para ver se aprendemos com os erros e são vocês que incentivam nós alunos a fazer um vestibular, e que pedem para sermos professores. EU ADMIRO MUITO VOCÊS, mas meu sonho é passar em Medicina e confesso que já pensei em ser professora de Matemática, afinal, adoro números. Mas isso não vem ao caso… Nunca esqueçam, ESTAMOS COM VOCÊS. Poxa sr governador FECHE AS ESCOLAS E ABREM AS CADEIAS. Obrigada (:

  • Suelen diz: 27 de junho de 2011

    Bom, sou a Suelen que enviou o depoimento acima. Venho através desse comentário disser a vocês meu MUITO OBRIGADA por todos os comentários. Pra quem não sabe sou filha de pais separados, moro com meu pai e meu irmão e não tenho vergonha de disser que sou uma dona de casa. Sabe, com o passar do tempo a gente acaba criando experiência e percebendo que nem tudo nessa vida é um mar de rosas. E esse gostinho de ‘fazer’ política de criticar o que esta errado herdei do meu pai =) Eu adorei o que o Gui disse, nós somos apenas dois alunos diante de todos que vocês tem…mas vocês tem total apoio. Tem aquela música que diz ‘quem acredita sempre alcança’? Então, não cansamos de repetir a vocês NÃO DESISTAM! São de pessoas como vocês que passam mais de 8h em uma sala de aula para formar médicos, advogados e governantes. São vocês que depois da aula fica planejando matéria para o dia seguinte, são vocês que dão broncas para ver se aprendemos com os erros e são vocês que incentivam nós alunos a fazer um vestibular, e que pedem para sermos professores. EU ADMIRO MUITO VOCÊS, mas meu sonho é passar em Medicina e confesso que já pensei em ser professora de Matemática, afinal, adoro números. Mas isso não vem ao caso… Nunca esqueçam, ESTAMOS COM VOCÊS. Poxa sr governador FECHE AS ESCOLAS E ABREM AS CADEIAS. Obrigada (: