Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Os pedidos de Otacílio Costa

30 de junho de 2011 13

“Nós alunos da Escola de Educação Básica Elza Deeke, queríamos deixar claro o que pensamos sobre o assunto da GREVE.
O Brasil é um país em desenvolvimento que necessita articular os objetivos de crescimento econômico e inclusão social. A educação é o objeto de estudo da escola, ela é um instrumento primordial que viabiliza a prática da gestão democrática, pois seu papel é dirimir a filosofia, o pensamento, o comportamento e as relações humanas que os alunos necessitam para viver numa sociedade, pois dessa forma estarão aptos a construir uma visão sólida e crítica da realidade educativa, buscando alternativas coletivas para os problemas no âmbito social escolar. O estado catarinense é o estado, que mais arrecada impostos no Brasil, mas, porém não cumpre leis, e direitos básicos de alunos, professores, ou quaisquer profissionais da educação. Esses não são admirados, respeitados, e nem ao menos reconhecidos por seus papéis representados nos cargos que ocupam.
É importante que o estado tenha prioridade em investimentos como: Educação. Saúde e segurança, ou seja, os princípios sociais e morais da sociedade. Gostaríamos de pedir o cumprimento de algumas metas educacionais como:

• Melhoria na infra-estrutura das redes de ensino, e melhor acesso a portadores de deficiências.
• Aprimoramento no processo de formação e qualificação dos professores.
• Piso salarial, que não é apenas um direito dos educadores, mas uma lei.
• Educação igual a estudantes das redes públicas e das redes particulares. Ou seja, educar a todos de forma igual.
• Maior segurança nas escolas, e sinalização.
• Melhoria do material didático como livros e materiais. (não o material, mas o conteúdo das matérias dentro deles).
• Mecanismos que estimulem a permanência na escola, de crianças de baixa renda.
• Monitoração dos resultados das mudanças citadas à cima.
Bruna Antunes
Daniely Amaral
Helen Larissa
Lara Heloíse
Mariane Rafaela
Priscila Küster
3º ano 01
Acreditamos em uma educação melhor! -Otacílio Costa, 27 de Junho de 2011

Comentários

comments

Comentários (13)

  • juciney diz: 30 de junho de 2011

    Leu Lenardo?????? Estes são alunos de verdade….não impostores meu filho!!!!
    Obs. Leonardo é um ser( que se diz aluno) que insiste em postar asneiras para massacrar nossos cérebros, caros colegas…

  • guilherme diz: 30 de junho de 2011

    Bravos! Moacir!
    Parabéns para os estudantes por terem iniciativas deste parâmetro. Parabéns aos professores que tem a honra de trabalhar com voces. Parabéns ao Jornalista Moacir pelo espaço virtual destinado a ouvir, explicar, sugerir e mediar a publicaçao dos varios textos nele postados.
    Acrecentaria ainda as reinvindicações dos estudantes:A melhoria das salas de informática e o acesso a internet. Na maioria das escolas os computadores existentes não foram adquiridos pela Secretaria de Educação, mas sào computadores do Governo Federal no Programa EPROINFO e já possuem em alguns casos dez anos de uso. Obrigado pelo espaço e em busca de nossos direitos. A GREVE continua!

  • Fernanda C da Silva Cherem diz: 30 de junho de 2011

    Mais uma das ironias do nosso estado, os alunos sabem mais sobre educação que o próprio secretário de educação…

  • Sérgio Fernandes diz: 30 de junho de 2011

    Caro Moacir.

    Espero que consigo expressar minha indignação com dois sujeitos que até agora pouco se falou em seus nomes.
    Os (exs) governador e secretário da educação, dois crápula que acabaram com nosso estado e ainda foram eleito para mais oito anos,temos que trazer essas pessoas para o banco dos réus pois o que fizeram deviam é estar presos e aida tem a coragem de que descentralizaram o nosso estado, é uma vergonha para nôs Catarinenses.Mais o que é deles esta guardado pode esperar.Canalhas.

  • Liberto Burdzinski diz: 30 de junho de 2011

    Parabéns alunas de Otacílio Costa, certamente serão cidadãs que farão a diferença na sociedade

  • CRISTINA diz: 30 de junho de 2011

    Que legal, meninas colocaram o texto no BLOG! Tinha certeza disso. Mandaram muito bem.
    Valeu Bruna, Daniely, Helen, Lara, Mariane e Priscila. Continuem com este pensamento crítico, vocês vão longe.

    Uma abraço carinhoso da Professora Cristina Sutil da E.E. B. AGAR ALVES NUNES-Otacílio Costa.

  • aline giassi diz: 30 de junho de 2011

    Parabens as meninas, alunos assim nos fazem sentir orgulho em ser professores da rede estadual pois existem milhares de otimos alunos, apesar das dificuldades das escolas publicas.parabens novamente.

  • Nilton Veras diz: 1 de julho de 2011

    Observem se não são pequenas luzes em meio às trevas…enquanto o (des)governo dá as costas para os professores, alunos do terceiro ano, de um pequeno Município, refletem sobre EDUCAÇÃO…É emocionante. Parabéns meninas!!

  • Arlete Das Graças Souza diz: 1 de julho de 2011

    Sérgio Fernandes, olha só o que o Sr. Paulo Bauer anda fazendo:

    @paulobauer45
    Paulo Bauer
    Grande reunião hoje na Comissão de Educação do Senado.Presidi a Audiência Pública.”Grandes” palestras trataram da valorização do magistério.(TWitter)

    Dá para acreditar! Essa pessoa falando de valorização do magistério?
    Sem comentários…
    Que país é esse?

  • Gilberto diz: 1 de julho de 2011

    Oláááááá……!!!!!
    E aí garotada?!….BÃO?????….
    Intão…como não tenho mais NADA pra fazer ….somente ficar aqui estimulando minha úlcera duodenal, (apreciando as TPMs dos políticos, seus devaneios e BI-polaridades) resolví participar deste post.
    Vamos lá?
    Para ficar mais fácil abordar as questões levantadas, enumerei-as-as…..
    1• Melhoria na infra-estrutura das redes de ensino, e melhor acesso a portadores de deficiências.
    2• Aprimoramento no processo de formação e qualificação dos professores.
    3• Piso salarial, que não é apenas um direito dos educadores, mas uma lei.
    4• Educação igual a estudantes das redes públicas e das redes particulares. Ou seja, educar a todos de forma igual.
    5• Maior segurança nas escolas, e sinalização.
    6• Melhoria do material didático como livros e materiais. (não o material, mas o conteúdo das matérias dentro deles).
    7• Mecanismos que estimulem a permanência na escola, de crianças de baixa renda.
    8• Monitoração dos resultados das mudanças citadas à cima.
    1- Talvez em algumas cidades a melhoria da infra-estrutura seja de suma importância, realmente! Na minha região a questão requer uma atenção maior e diferenciada! Quanto ao acesso a portadores de deficiências ALGUMAS (poucas) escolas ainda não se adaptaram! O problema que deve ser aqui levantado é quanto aos paradoxos criados pela má interpretação das necessidades reais de cada escola e do Estado como um todo!
    Na minha região as coisas ficaram meio diferentes quando hoje vejo minha escola com computadores saindo pelas janelas, armários lindos e sem nada dentro, TVs de plasma e cinescópio amontoadas junto com 3 ou 4 ou 5 videocassetes somados a vários aparelhos de DVD, sem haver utilização para tantos equipamentos!
    As escolas que o governo anterior começou a fazer quase ficaram inacabadas nesta loucura de fazer coisas grandiosas…elefantes brancos, mas sem a verba necessária! Então neste primeiro tópico, eu acredito que o emprego de verba pública com estes fins, varia de cidade para cidade. Mas a idéia é super valida!
    2- Este item realmente é um enlevo ás necessidades básicas de um profissional da educação! Vocês estão 100% corretos e de parabéns por lembrarem disto! O maior problema aqui, é fazer isso….. prover isso…. quando não se tem verba para tanto! Sim…..não se tem o dinheiro! Como que o governo vai dispor destes montantes se tem que dar calça, meia, tênis, cuequinha, chapeuzinho, camisa e camisetinha, agasalho, blusa e blusinha….. TODOS COM O BRASÃO DO ESTADO…., garantindo a reeleição?
    Com que verba, se ele tem que mandar folhetos e folhetins sobre as grandes obras na escola pública, feitas em seu governo? Não há dinheiro que dure….ou baste! Não é verdade?
    Meus alunos ADORARAM o governo LHS! Seus pais adoram CAPINAR na horta com aqueles confortáveis agasalhos de nossa “Bela e Santa, Catarina”….simsimsim!!!
    Os meninos, quando ganhavam aqueles tênis, tipo CONGA, huuummmmm…… era quase uma U-NA-NI-MI-DA-DE…. DAVA PRO PAI IR PLANTAR MILHO..SOJA…cuidar das VACAS e pediam pra mãe comprar um daqueles tênis tipo horríveis com o bico torto…sabem qual NE? Aqueles pra jogar FUTSAL!!!
    Então tem-se que CUIDAR do dinheiro público e não utilizá-lo pra ganhar campanha LADRO-ELEITORAL.
    3- Neste item….o q q vou complementar??? NADA NÉ! É nossa luta atual !!!!
    4- Este é um outro ótimo item!…muito bom…muito bom mesmo! Nas minhas aulas …DEEEEEEÇOOOO o cacete….!!! Desossamos cada item da Física… começamos a matar o MRU, o MRUV, etc… lá na oitava (apesar que por PURA PALHAÇADA os nomes das séries mudaram todos agora….mas acho q vc’s entenderam….rsrsrsr) . As formulas emprego da tabela também…..quando a rapaziada (meninada), chegam na primeira já estão preparadinhos pra começarmos a descascar os pepinos do segundo grau…ah esqueci mais uma idiotice justificada…. ensino médio!
    MATO os bichinhos de tantas formulas e cobranças….brinco….descansamos….alguns minutos depois…mais cálculos….faço eles descobrirem por que tem miolo naquelas cabecinhas….e…o principal…pra que deve ser utilizado isso que está cheeeio de outras coisas… coisas tipo MENINA…MENINOS…BALADAS…CARROS….VELOCIDADE….JOGOS e DIVERÇÕES….KKKKKK…. Na boa! Me dou muito bem com meus anjinhos….! Mesmo aqueles com mais de trinta anos….rsrsrsrs…. SEMPRE MEUS ANJINHOS!!! É isso aí!
    Mas…mas algumas vezes surgem algumas reclamações, questões como se um colega professor “A” ou “B” não tivesse correspondendo às expectativas de um ou outro aluno ! Reclamações a partir de comparações feitas entre nós, professores, ou entre instituições de ensino Publicas e Particulares.
    Para esclarecer este tema é preciso deixar claro uma coisa; todas ou a maioria das escolas particulares utilizam-se de apostilas. Estas apostilas são produzidas com uma única finalidade….RE-SUL-TA-DOS. Quais resultados??? Aprovação de VESTIBULAR!
    Bem esta meta é super válida….realmente válida!
    Mas….eu sempre levanto a questão: “será…serááááá´….que a criança – (ops desculpe) jovem…(hoje todo mundo é jovem, já repararam? O neguinho ta com 10 aninhos…se vc chamar ele de criança…FERRRRÔÔÔ mano!!!! Ele é JOOOOOVEM….KKKKKK) bem; vamos continuar…. será que este apuro desesperado para vencer conteúdos voltados a aprovação de cursos vestibular, onde estas empresas (editoras) destas apostilas, gastam milhões para sondar as questões mais em voga em cada prova feita, nas mais variadas universidades/faculdades, ano a pós ano ….não deixam enormes LACUNAS da aquisição dos conteúdos programáticos a cada ano letivo de forma subseqüente, acabando por formar verdadeiras máquinas aptas somente a aprovação e decorrente fracasso ou, no mínimo, maior dificuldade em acompanhar o desenrolar dos cursos optados APÓS o vestiba?..SERÁ????
    Já vi vários casos de crianç…digo JÓVENS que após passarem em vestibulares (até bem!) reclamarem que faltou muita coisa…o professor da escola particular, corria muito com os conteúdos….até mesmo e muitas vezes, pulava determinados conteúdos, com a finalidade de cumprir os parâmetros inclusos nestas famosas apostilas.
    Esta é minha dúvida! Mas….. quem sabe não? Outro ponto relevante é quanto a um ou outro colega que PODE….eu disse PODE….dar uma maneirada na hora de cobrar de um, ou outro, aluno, as avaliações….. a participação….etc. Alunos quando vem com esse papinho tipo “cerca-lorenço” eu já vou dizendo…. sabe o que é ser um professor de Santa Catarina? Aquí é assim… na maioria das escolas….vc tem que MATAR um LEÃO por DIA! E não é brincadeira não! Aquí vc tem DO-LADO da sua sala de aula, um CHEFE! E esse CHEFE é assim…. caso o aluno rode…vc é incompetente…caso o aluno passe e não consiga acompanhar os conteúdos do próximo ano….DEVINHA???? VOCÊ TAMBEM É INCOMPETENTE…..hahahhahahaha… Só rindo NE?
    Mas é assim mesmo! Os diretores são cargos de confiança. Eles estão ali….do teu ladinho…. É super complicado! Cada aluno que some da escola acaba se transformando em um realzinho a menos, no bolso, deste pessoal! Então eles não tem escolha…é pressão e mais pressão….. Todo santo dia o professor deve REZAR e muito antes de botar os pés numa escola! Basta o diretor ser LAMBAIO…e um aluno resolver dizer, por exemplo, “ai direto….o profeçô me sidiÔ”….deste jeito mesmo, pois ele ultimamente nem precisa saber escrever nem ler (saca as novas apostilas do PT?), basta ele dizer isto…o diretor já abre um processo junto a JEREI…(GEREI….GERED …GERNERRADO…..sei lá…muda tanto estas porcarias de nome que já nem faço questão de gravar) e , A-CA-BA, com a vida ou pelo menos o ano daquele profissional!
    É um INFERNO estes tais cargos comissionados….UM INFERNO mesmo!
    Então….por favor….(digo à estes alunos), não me venha falar que um professor não está pegando FIRME ou “como deveria”!
    Eu sô porra-loca mesmo….macaco velho…liiiiso….não caio mais em contos de alunos….e ainda por cima…já apanhei muito de diretores…. agora eu BATO MESMO É DE FRENTE….e sai da minha frente…!!! Mas como vou cobrar isso de um jovem ou uma jovenzinha que agora ingressa no magistério… cheia de sonhos e ideais???? Deixo estes mais novos que aprenderam sozinhos…deixo desta forma eles andarem sobre suas próprias pernas! Assim…qualquer dia…com sorte…teremos mais porra-locas querendo DAR AULAS sem se importar com coações….pressões…com toda estas inversões de valores! Pois….lá fora…fora da escola…não tem COITADINHO…POBREZINHO…..TRAUMATIZADINHO….BULINADINHU….e outras besteiras que imperam, no atual sistema de ensino, atravancando todo o processo de ensino aprendizagem! Modinhas e modinhas…. Cada ano aparecem mais FILOSOFOS da espécie humana que MENOS entendem de uma SALA DE AULA! Ditam regras e normatizam o ensino como se nós….PROFESSORES….não fossemos TAMBEM seres HUMANOS! Como se nunca tivéssemos passado por estes bancos, e NESTES bancos tivéssemos sido VITORIOSOS e, desta forma, a partir de nosso esforço, dedicação e ESTUDO…. nos QUALIFICADO para estar onde ESTAMOS e por opção e capacidade intelectual….por DIREITO!
    Temos que ter MUUUITO cuidado e visão AMPLA ao comparar escolas particulares com escolas PUBLICAS. Se há algo que diminua o rendimento de alunos oriundos da escola pública, certamente são os governos inaptos e as formas TORTAS como entendem o processo de ensino!
    5- Escola tem GATINHA….escola tem GATINHOS…. “datavenha”…sempre tem carrões…play-boys …desocupados de toda espécie nos arredores…rsrsrsrs… sem falar naquele “gol”, por exemplo, que vale DOIS MIL, com um SOM que vale DEZ-MIL….detonando TODAS as janelas do prédio….KKKKKKKKKKKK…….e o pior….tocando BICICLETINHA….hahahahaha……
    “Mosquinhas no mel”!!!…. Isso é BA-TA-TA!
    Mas acredito que caiba ao governo municipal viabilizar LOMBADINHAS….POLICIAIS…etc…para prover a devida segurança destes arredores!
    Também…é claro…um Diretor PORRA-LOCA…( como meu irmão que ia na BOCA-DE-FUMO tocar os maconheiros de plantão) também ajudaria bastante…rsrsrsrss?…. Mas…!…HOOOJEEEE”…. as coisas estão mudaaaaadas!….ou será que estamos mais COM- MEDO, (medo de tudo) do que nossos antepassados???…bem sei lá…. Acho que cabe aos municípios prover sistemas que assegurem aos jovens o acesso e permanência aos órgãos de ensino!
    6- Legal…. Mas vocês sabem que quem escolhe os livros é a escola…né? Então caberia aqui, uma INCLUSÃO dos pais e alunos, no momento de escolha dos livros didáticos! Que que vocês acham???? Acho que pode ser uma …..!!!
    7- Acredito que, o abordado, neste tópico, já está sendo visto por grande parte das instituições publicas….deslocamento, distribuição gratuita de matérias, até ROUPA o estado está dando…. (não devia….mas tá…). Não querendo parecer um “sargentão”…acho que falta um pouco mais de comprometimento dos pais na obrigatoriedade de mandar os filhos as escolas…bem como atender o rendimento destas crianças e jovens!
    Sabem…todo brasileirinho ADOOOOORA “IUNAITEDISTEITIS”….nossssaaaa….o sonho de tantos jovens é ir morar lá!!!! Um país tão disinvolvidu!!!! HUUUUMMM. Lá sim….!!! Lá sim: Lá sim tem descriminação racial desgraçada…lá sim tem um povo meio totalmente bi-polar….uma hora são os campeões em produção de pornografia distribuída pra todo o planeta…noutra ….rezam e cantam hinos nas comemorações cívicas, jogos, exposições e feiras de toda espécie. Houve um tempo que nossos biquínis não podiam ser vendidos por lá….simsimsism….(muito pornográficos….desvalorizavam a moral da mulher norte americana) mas o sonho dos TARADÕES de lá, é vir, aqui, vê-los em nossas mulheres…. Lá sim… lá sim tem um friu desgraçado o ano todo, lá sim tem ciclones e tufões que TODO ano destroem parte do país….lá sim pode-se desmatar, poluir, destruir totalmente as raças indígenas e as florestas; madeira não falta….pois o Pinus e as Imbuia vem do Brasil…. POR FAVOR NÉ?….
    Já que a gente gosta taaaanto de lá….o que a gente acha de tomar algumas ações que lá são praticadas, para ajudar efetivamente na educação de nossos jovens….
    Primeira vez que neguinho gazeou aula….leva cartinha pra mamãe. Segunda vez….chama mamãe….. Terceira vez…..é suspenso….. na QUARTA VEZ… chama delegado, e PAPAI vai ter que…digamos…..VARRER TODA A QUADRA ONDE FICA A ESCOLA!… Meu amigo…. PRONTO…. Teremos o FIM das gazeações! Simples não!
    Mas…..mas QUEM vai perder os PRICIOOOOOSOS….votinhos destes pais porcaria e mães incompetentes que se alastram por toda nação????? QUEM??????
    Só uma idéia!
    Também tenho filhos…Duas…. Acho que os pais devem vestir a condição de pais! Parar de atribuir a OUTROS a responsabilidade de CRIAR os seus filhos! …. Parar de achar desculpas de toda ordem para sustentar valores e situações que não existem. Pelo menos ANTES não existiam, antes…naquela época que nossas mães trabalhavam fora…ganhavam uma miséria….não tinham nem máquina de lavar….nem microondas… uma bicicleta (com sorte) e davam conta do recado! E olhem…não era um…dois…filhos! Naquela época (e não era uma época tão distante….a mulherada tinha filho de penca mesmo…rsrsrrs) 6….8….12 filhos!!! Fora os que morriam no meio do caminho!
    Acho que menos cervejinha….menos futebolzinho….menos desânimo e mais responsabilidade….mais garra….amor…..fé….ajudariam, muitas destas famílias, que, com filhos/as aos 13, 14,15 anos, vem falar aos professores… “PROFESSOR -EU NÂO SEI MAIS O QUE FAZER COM ESSA CRIANÇA”….ou o que é pior…” PROFESSOR….FAÇA O QUE O SENHOR QUIZER, SE PRECISAR PUXAR AS ORELHAS, PUXE….DE DURO. LÁ EM CASA A GENTE NÃO AGUENTA MAIS ESSE PIÁ”…E aí vai….
    8- TUUUDO BEM… contanto que isso não vire mais uma forma de COAÇÃO dentro da escola!
    ….É isso aí…. Um abraço e desculpe se a postagem não agradou….tentei resumir o que vejo nestes pouco mais de vinte anos de escola pública!

  • Elenaid Neuber Ribeiro diz: 1 de julho de 2011

    Infelizmente nossos filhos se veem numa situação de ficarem sem aulas por causa de leis não cumpridas. Se o exemplo vem de cima, como serão nossos futuros politicos? Verdade que eles não chegaram lá sozinhos. Votamos, digo votamos pque venceram de certa forma as eleições. Enqto vereadores fazem o papel da secretaria da saúde, por exemplo: ficar levando pessoas a centro médicos e as vezes até pagando consultas……e por aí vai…..Infelizmente somos um povo ‘vendido’ que corrompemos e permitimos sermos corrompidos. O que é lamentável. Me choco qdo vejo professores sendo agredidos por palavrões etc. Eu não aceito desaforo nem dos meus filhos, qto mais de filhos alheios, a escola é para ensinar não educar comportamento, isto tem que vir de casa. Valha-me meu Deus que abra a cabeça desses pais, e que eles próprios tenham educação a ponto de conferir as “verdade” que os filhos muitas vezes contam em casa. O salário dos professores só pra aguentar essas situações já deveria ser o dobro. Eles tem que ser mais valorizados, sim.
    Saudações

  • Elenaid Neuber Ribeiro diz: 1 de julho de 2011

    Obrigada Moacir pelo espaço.
    Parabéns minha filha Lara Heloíse, pelo seu caráter, amor e respeito que voce tem com as pessoas ao teu redor.
    Obrigada por voce existir. Obrigada tbém pelas tuas amigas que juntas voces fazem a diferença.
    amo voces.
    Elenaid Neuber Ribeiro – Otacilio Costa/SC

  • Ana Maris de Liz kaiser da Costa diz: 4 de setembro de 2011

    Meninas parabéns!

    Vocês com certeza sempre irão fazer a diferença,pois é desse tipo de pessoas que precisamos em nosso cotidiano,onde conseguem ver,unir-se,reivindicar e agir para o bem de um todo.
    Nós da nova diretoria da APP gestão 2011/2013 contamos com a participação de vocês.
    Att.Ana Maris de Liz Kaiser da Costa
    Primeira Secretária
    “A persistência é o caminho do êxito”,por isso, jamais desistam do que acreditam.