Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Tribunal condena banco

31 de agosto de 2011 Comentários desativados

Importante decisão do Judiciário contra abusos de bancos poderosos acaba de ser tomada pelo Tribunal de Justiça, graças a entendimento do desembargador Eládio Rocha. A quarta Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina aumentou de R$ 5 mil para R$ 15 mil a condenação imposta ao Banco Itaucard/Fininvest, pela inscrição irregular de Roberto Ullrich no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). Consta nos autos que o autor-cliente nunca teve qualquer contato com a instituição financeira. Citada, a empresa ré não apresentou defesa.
Inconformado com o valor arbitrado pela comarca de Brusque, Roberto apelou ao Tribunal. Pediu a majoração do valor atribuído pelos danos morais, pois considerou desproporcional ao abalo sofrido e ao fim pedagógico a que se destinava. Intimado, novamente o banco não se manifestou no processo.
Na decisão, o desembargador Eládio Torret Rocha, relator do recurso, justificou o novo valor: “não desconsidero o notável poderio econômico da recorrida — pujante instituição financeira deste País que aufere, ano após ano, lucratividade espantosa —, fato que permite a fixação do valor indenizatório em quantia um pouco mais elevada, de modo a obrigá-la a tomar os cuidados procedimentais necessários”. A votação da Câmara foi unânime.

Comentários

comments

Não é possível comentar.