APM lança comunicado sobre greve no porto de Itajaí

30 de outubro de 2011 2

A empresa arrendatária do Porto de Itajai “APM Terminals” distribuiu “COMUNICADO À COMUNIDADE PORTUÁRIA E ITAJAIENSE”sobre a greve os conferentes que paralisou as atividades portuárias. Veja o texto:
“A APM TERMINALS vem tornar pública a atual situação das operações portuárias. Infelizmente, permanece o movimento grevista do Sindicato dos Conferentes de Carga e Decarga paralisando toda e qualquer atividade.
Na sexta-feira foi necessário efetuar a liberação de duas embarcações que estavam atracadas, mesmo sem ter ocorrido a carga e descarga dos conteineres. Também foram transferidos para outros portos três embarcações que atracariam no sábado e no domingo.
Estima-se que as operações que deixaram de ser realizadas implicaram na não movimentação de aproximadamente quatro mil conteineres.
Na tarde de sábado, antes de efetuar a transferência dos navios para outros portos, a APM TERMINALS fez contato com o advogado do Sindicato dos Conferentes com o objetivo de propor o re-início dos trabalhos e continuidade das negociações.
Contudo, o Dr. Pablo Vargas, advogado do Sindicato dos Conferentes informou “que uma possível conversa somente lá por quinta-feira” e na presença do representante do Ministério Público do Trabalho, Dr. Acyr, do Prefeito Municipal e demais autoridades.
Causou estranheza a postura do advogado do Sindicato dos Conferentes, já que durante a manifestação dos trabalhadores foram constantes os pedidos para negociação. A postura é ao menos contraditória e parece não mensurar os impactos negativos para os seus próprios representados.
A APM TERMINALS lamenta os transtornos que estão sendo gerados à toda a comunidade, exportadores, importadores, transportadores, e demais empresas e profissionais vinculados à atividade portuária. A empresa permanece acreditando na possibilidade de diálogo mas, havendo continuidade do momevimento grevista, acredita que as operações continuarão a ser designadas para outros portos.
APM TERMINALS.”