Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Deputados de SC perplexos com situação de Cuba

31 de outubro de 2011 22

Deputados Joares Ponticelli(PP), Edison Andrino(PMDB) e Volnei Morastoni(PT) participaram, em Havana, de reunião da Confederação Parlamentar das Américas, que destacou vários temas ligados ao setor saúde. Os três tomaram um susto com a situação que viram na capital cubana.
Ponticelli declarou-se “estarrecido” com a situação sócio-econômica que testemunhou em Cuba nesta primeira visita. E, mais perplexo, ao verificar a distância que separa a miséria da população nas ruas e os palacetes ocupados pelos dirigentes do PCC e do governo.
Edison Andrino diz que também nunca viu nada igual no resto do mundo em matéria de pobreza e falta de perspectiva, mesmo admitindo que o setor saúde anda bem. Volnei Morastoni também tomou um susto com o que viu.
Os três parlamentares tiveram direito a um city tour especial.

Comentários

comments

Comentários (22)

  • Observador Ilhéu diz: 31 de outubro de 2011

    Sr Moacir, o nobre deputado Joares Ponticelli ficou “estarrecido” com o que viu em Havana??
    Então com certeza faz muitos anos que o nobre parlamentar não vai ao meio-oeste catarinense…

  • MIRO CARPES AVAIANO diz: 31 de outubro de 2011

    É BOM PARA QUE O POVO BRASILEIRO SAIBA, O DESTINO DE PAÍSES COM REGIME COMUNISTA!!!

  • Marilene diz: 31 de outubro de 2011

    Lá a saúde anda bem, aqui nem isso!

  • Carlos Roberto diz: 31 de outubro de 2011

    É realmente de estarrecer! No desempenho e quadro de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, encerrados domingo, o Brasil ficou com o terceiro lugar, os Estados Unidos em primeiro e …adivinhem quem terminou a competição em segundo…? É, alguma coisa deve estar errada mesmo…no Brasil!!! Faz me lembrar daquela pequena, simples e exemplar “historinha” sobre a cor dos lençóis. Diz que uma dona de casa, todas as manhãs, olhava pela janela de vidro o varal de lençóis da casa de sua vizinha e comentava com o marido de que aquela não lavava bem suas roupas, pois ficavam amareladas, sem aspecto de limpeza. Certo dia, mais uma vez, chegou à janela e notou uma diferença muito grande na cor dos lençóis da vizinha e então, exclamou ao esposo de que agora sim, as roupas da amiga estavam bem lavadas, brancas, limpas. Aí o marido respondeu que não era bem assim. É que ele acordara cedo e aproveitara para dar uma boa lavada nos vidros das janelas de sua própria casa. Quer dizer, o problema não estava na casa ao lado e sim na própria. Os deputados fariam mais bonito se aproveitassem seu tempo no legislativo, pago por nós, para estudarem profundamente os problemas que assolam a população e fiscalizassem com probidade e isenção, o dinheiro aplicado nos projetos na área da educação, saúde, segurança pública, etc., etc., etc..

  • silvia diz: 31 de outubro de 2011

    Enquanto governistas legislarem em causa própria a miséria predomina.
    Ah! Olha quem tá falando…

  • Prof. Lourival diz: 31 de outubro de 2011

    Sr. Moacir,

    Falar de Cuba é um assunto complexo, pois nos remete a época de J.F.Kennedy e Nikita Kruschev. Início do encrudescimento da Guerra Fria. O regime comunista faliu em 1989, assim como o regime capitalista faliu em 2008.

    É bom o Sr. Miro ir visitar a Europa atualmente e também o EUA.
    Assim também poderá dizer que é bom o povo brasileiro saber qual o destino de países com o regime capitalista…

    Nos jogos panamericanos(ignorados solenemente pela Rede Globo) Cuba ficou na frente do Brasil em número de medalhas.
    Isso mostra o investimento no esporte, na educação e na saúde.
    Enquanto aqui no Brasil e num estado do sul (onde se pensa que é a europa)…adolescentes praticam crimes…saude na UTI…governador “levando um fora” no Japão (Imagine foram pedir ajuda humanitária) e ganharam um discreto puxão de orelha (com uma renda per capita alta, como SC quer ajuda humanitária?)…Claro os japoneses aceitam ajudar SC no caso das enchentes, mas como um negócio a ser feito e não ajuda humanitária…
    Mas voltando ao assunto Cuba, os nobres deputados se esqueceram dos anos de embargo econômico que Cuba sofre…E por quê não visitaram a base militar de Guantánamo? Para ver como os EUA tratam “suspeitos” de terrorismo…
    É muito fácil jogar a pedra na vidraça alheia, quando aqui na nossa vidraça, a lama e a sujeira são tão grandes que nos deixam nas trevas da corrupção e do descaso com a nossa população.
    Abraços,
    Sr. Moacir.

  • Andre diz: 1 de novembro de 2011

    Sr. Moacir,

    Nossos representantes políticos idiotas deveriam ficar estarrecidos com a nosso estado, com a educação, a saúde e as quadrilhas nas secretarias estaduais.

  • Rui Alvacir Netto diz: 1 de novembro de 2011

    Engraçado… eles ficaram “perplexos” coma realidade de Cuba… mão nem um pouquinho envergonhados com os desmandos e os “inválidos” da ALESC … Eles que deixem Cuba para os Cubanos… e que venham fazer a faxina na casa deles…

  • Verdadeiro diz: 1 de novembro de 2011

    Que moral esses sujeitos tem para avaliar ou criticar ????

  • MARIA DO CARMOS diz: 1 de novembro de 2011

    Perplexos ficamos nós com mais uma viagem de TURISMO desses Deputados.
    Perplexos ficamos nós com a falta de comprometimento dos políticos com Saúde e Educação.
    Perplexos ficamos nós quando abrimos o Portal da Alesc e vemos o quanto a Tal Escola do Legislativo recebe pra fazer “Cursinhos Valitas”
    Perplexos ficamos com os pagamentos de MMC / Result e pra Associação dos Funcionários pra pagamento de cafézinhos e notas de restaurante dos nobres deputados.
    Perplexos ficamos quando recebemos nosso contra cheque dando aula 20 hs e ver que o vale refeição da Alesc é maior que nosso salário .
    Perplexos ficamos quando vemos um grupo de poucas emissoras de rádio recebendo mesada na ALESC.
    Perplexos ficamos com a troca de filhos nos gabinetes entre ALESC/TJ/TCE .
    Perplexos ficamos quando vemos o escândalo do Diário Oficial Digital.
    Perplexos … e da-lhe viagens pelo mundo sem objetivo.

  • LesPaul diz: 1 de novembro de 2011

    Caro MOA, o professor andou por lá há uns 20 anos, correto? Seria interessante esgrimir as impressões de agora dos parlamentares ‘estarrecidos’ com as d’antanho. Quanto ao embargo, faz anos que Cuba é contra o levantamento do embargo americano, (os irmãos Castro têm urticária) porque o estabilishment perderia justamente esse DISCURSO para justificar a miséria, a ditadura brutal e a falência do modelo que se agarram. Quanto às medalhas que conquistam, mais méritos aos atletas, mas também ao PC de lá que ao contrário do PC de cá, investe diretamente sem intermédio de suspeitas ONGs.

  • Percival Puggina diz: 1 de novembro de 2011

    Mensagem aos defensores do regime cubano.
    Querem escrever sobre o meio oeste, sobre guerra fria, sobre Nikita e Kennedy, sobre esporte, façam-no. Mas não façam isso para explicar ou defender a situação cubana que desconhecem. Já estive três vezes lá. Acabei de voltar de uma nova viagem.O cubano é um cidadão de segunda categoria, vivendo num inferno do qual não pode sair, onde não pode reclamar e onde não há democracia.
    Cubano vai bem no esporte porque êxito esportivo é propaganda e quem é bom no esporte pode comer proteínas que faltam para todos os demais. O país está falido. Não há sequer batatas, não há frutas, não há sabão nem sabonete. O povo toma banho só com água. Ondas de prostitutas assediam os visitantes.

    Não escrevam sobre o que desconhecem, menos ainda para criticar quem foi ver ao vivo. Isso é ignorância.

    Percival Puggina

  • Aline diz: 1 de novembro de 2011

    Eu nunca fui à Cuba, mas eu estava na ALESC no dia em que os nobres deputados votaram pela destruição da carreira dos professores. Fiquei estarrecida. Senti vergonha de pertencer a uma sociedade que elege estes deputados. Posso falar de Santa Catarina porque conheço a realidade das escolas, estou lá todos os dias, sendo desvalorizada por estes nobres deputados que sabem ver os problemas dos outros e escondem os nossos.

  • fernando diz: 1 de novembro de 2011

    O engraçado que tudo que vem desses políticos, seja uma opinião ou até mesmo uma simples reportagem, gera uma repercussão negativa, coisa que interessantemente não se reflete nas urnas, será porque? Tem alguma coisa muito errado o sistema politico brasileiro, afinal sempre se reclama dos mesmos, sendo que eles são os mesmos fazem anos.

  • Verdadeiro diz: 1 de novembro de 2011

    Sr.Percival Puggina, antes de defender seus amigos turistas, informo que ignorancia foram eles terem ajudado a acabar com a educacao de SC, ignorancia é o que seus amigos nao fazem pelo povo que os elegeu (de forma errada..). Logo, meu caro, nao fale o que nao sabe.Voce nao sabe, ou finge que nao, que é Edson Andrino ? Ja viu a ficha (longa) dele ?

  • dora diz: 1 de novembro de 2011

    MEU DEUS…….VIAJAM COM NOSSO DINHEIRO E AINDA TEM A CARA DE PAU DE VOLTAR AQUI NOS CHAMAR DE BURROS???? NAO POSSO PENSAR OUTRA COISA SENAO UM ESCARNIO DOS NOBRES DEPUTADOS E OUSO PERGUNTAR?????????QUAL DOS DEPUTADOS MORA EM UM LOCAL OU CASA PIOR QUE OS DIRIGENTES DE CUBA????SE QUALQUER UM DELES PUDER ME RESPONDER POR FAVOR.
    SUGESTAO VENHAM VISITAR AS FAVELAS DE CHA´PECÓ,CAXAMBÚ,SAO CARLOS,ENFIM VENHAM PARA A ROÇA SENHORES DEPUTADOS E TENTEM ANALISAR SE HÁ ALGUMA DIFERENÇA……….EM TODO O PODER É ASSIM “AO REI” TUDO AO POVO APENAS O TRABALHO…..E SERVIÇAL AINDA. QUEREM CRITICAR O REGIME SEM PROBLEMAS MAS PRIMEIRO VENHAM PASSAR UM DIA NO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL REGIONAL DE CHAPECÓ………OUTRO EXEMPLO,SE ALGUÉM DA FAMÍLIA MORRER DEPOIS DAS 24 HORAS E NAO TIVER NINGUÉM PARA FAZER O MEDICO LEGISTA LEVANTAR DA CAMA,VC SÓ RECEBE O CORPO DO TEU FAMILIAR NO OUTRO DIA APOS AS OITO HORAS DA MANHA…..OS DO DITO PODER VAO AO UNICLINICAS É PARTICULAR……….QUE DIFERENÇA TEM DO BRASIL????ESTAO ADMIRADOS DE QUE??????E O SEU ANDRINO……….POR ACASO SABE O QUE É TRABALHAR COM OS BRAÇOS E MAOS??????CONHECE ALIDA?????? QUEM ESTÁ FURIOSA SOU EU??????????TROPA DE PASSEADORES,VIAJANTES…..ENQUANTO ISTO NÓS PASSAMOS NESCESSIDADES….E OLHA QUE SAO POUCOS OS QUE NAO APROVEITAM ESTAS TAO FATIDICAS VIAGENS GRATIS PAGAS POR NÓS POVO CUBANOBRASILEIRO.

  • rubensluvison diz: 1 de novembro de 2011

    é percival.vc pode ter ido para cuba. mas nao conhece seu próprio estado.baba ovo heim!

  • Percival Puggina diz: 1 de novembro de 2011

    Não tenho a menor ideia sobre quem são e sobre o que fazem esses parlamentares. Exatamente por isso nada escrevi sobre eles. Eu me manifestei sobre Cuba, que essa sim, conheço muito bem. Escrevi um livro a respeito e voltei de lá na semana passada. Por isso critiquei os que síram em defesa do que se passa naquele país sem jamais terem postos os pés lá.

    Quanto aos problemas brasileiros, bem conhecidos (mesmo depois de uma década de governo petista) duvido que alguém em sã consciência (fora o Lula e os esquerdistas enlouquecidos) pretentam apresentar o Brasil como exemplo ao mundo. No entanto, numerosas correntes políticas vivem fazendo isso em relação a Cuba e a seu sacrificado e escravizado povo.

  • Rui Alvacir Netto diz: 1 de novembro de 2011

    PUGGINA PARA PRESIDENTE…

    ELE VAI CONSEGUIR FAZER EM 4 ANOS O QUE OS PETISTAS NÃO CONSEGUIRAM FAZER EM DOIS MANDATOS… UM GÊNIO INCOMPREENDIDO E ANONIMO…

    Nascido em Santana do Livramento, RS, em l944, Percival Puggina é filho do casal Adolpho Puggina e Eloah Oliveira Puggina. O pai, economista, foi deputado estadual durante quatro legislaturas entre 1962 e 1978 pelo PDC, depois ARENA e PDS. A mãe, poetisa laureada, autora de quatro livros, ficou conhecida no meio cultural como Alma Doris.

  • waldemar krajeski filho diz: 1 de novembro de 2011

    Ah, o Moacir gostou, né? Se pelo menos em Florianópolis não houvesse nenhuma favela, eu concordaria plenamente e desceria o pau em Cuba, mas não é assim.

  • Igor Motta diz: 2 de novembro de 2011

    Incrível a capacidade das pessoas em misturarem os assuntos.
    1) Os deputados não tem nada que viajar para Cuba com o nosso dinheiro. Concordo com isso. Isso é um assunto.
    2) Santa Catarina e o Brasil tem problemas sérios e deveríamos estar focados neles. Concordo com isso e isso é outro assunto.
    3) Cuba é um lixo. O comunismo é um lixo. Concordo plenamente, e isso é um terceiro assunto.

  • rita de cássia diz: 2 de novembro de 2011

    Senhores deputados: deveriam ficar ESTARRECIDOS com a situação de penúria em
    que se encontram os professores deste estado. Chega a dar asco ouvi-los falar e se
    preocupar com os cubanos, tendo em vista tantos problemas que temos no nosso estado. Saúde, educação, segurança em petição de miséria, cargos e mais cargos nas
    SDRs, estradas esburacadas, todo tipo de mazelas sociais. Não precisa ir a Cuba, andem
    de ônibus ou carro por SC que irão ESTARRECER-SE