Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Enchentes: improvisação continua

29 de dezembro de 2011 1
“Sou de Vidal Ramos e acompanhei como vereador e prefeito o Projeto Jica em 1989.
É bonito se falar em recursos, principalmente quando se fala de bilhões. Ótimo que venham para nossa região, Brusque, Botuverá, Alto Vale e Vale do Itajaí.
O que me marcou a respeito do JICA é que enchente sempre existirão, os governos é que tem que traçar metas para minimizar os impactos.
Se falou (o Jica) em Rio do Sul no passado: nada de aterro em beiras de rios; construções de super mercados e mercados só em locais livres de cotas de enchentes, para poderem abastecer a população em caso de cheias; unidades de saúde em locais fora das cotas de enchente, para receber feridos, dar medicamentos, etc., na hora da cheia.
Ora, em Rio do Sul uma unidade de saúde foi construída em 2011 ao lado do rio e ficou com água até no telhado. Quem paga esta má administração, esta falta de visão e desconhecimento do Jica .
Em Brusque o Corpo de Bombeiros foi construído dentro do Rio Itajaí Mirim, e a cidade não para de aterrar as partes baixas. A moda em Brusque é “mover as montanhas”, tira-se o morro de um lugar para colocar nas várzeas, o que não é diferente em Itajaí e em todo o Vale.
Na cidade de Aurora, depois da última enchente já  tinha gente aterrando locais que a água chegou, provavelmente para evitar enchente…………..
Bilhões são ótimos.
Mas a continuar desta forma serão necessários trilhões.
Um abraço.
Heinz Stoltenberg.”

Comentários

comments

Comentários (1)

  • Elizabeth dos Santos diz: 29 de dezembro de 2011

    Mais um saco sem fundo para esse governo, eles não conseguem nem reformar uma ponte, que se pegasse o dinheiro que foi gasto com a ponte Hercílio Luz poderia ter sido uma nova com a mesma arquitetura, mas quem disse que eles querem que a ponte fique pronta? e agora eles inventaram essa JICA para contenção das enchentes. Alguém já viu o funcionamento das redes de esgotos (CASAN) ou melhor o não funcionamento. Em uma cidade litorânea, no sul, precisamente a cidade de Imbituba, lá quando a rede de esgoto da CASAN fica transbordando eles trazem um caminhão de coleta de esgoto da cidade de Laguna e fica trabalhando o dia todo e isso já aconteceu umas quatro vezes só esse ano. Pois bem agora eu pergunto: Alguém acredita que os projetos dos japoneses Vai dar certo com esse governo que não consegue acertar nada? E o que o Senador Luiz Henrique estava fazendo na reunião lá em Brasília, logo ele que fez uma lei ambiental aqui em Santa Catarina que autorizava construções e plantações quase dento dos rios catarinenses. Com o Jeitinho brasileiro já estou até vendo os apêndices que os políticos, que não entendem nada de engenharia, vão fazer vai ficar um verdadeiro Frankesnstein.
    Elizabeth dos Santos