Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Plano de contenção de cheias: obras podem começar em 2012

29 de dezembro de 2011 Comentários desativados

             A audiência do governador Raimundo Colombo com a ministra Miriam Belchior teve dois momentos.  O primeiro tratou do projeto Jaica e o segundo do programa de saneamento básico de dezenas de municípios, com recursos já contratados e com financiamentos da Caixa Econômica Federal e BNDES. Dela participaram a ministra Ideli Salvati, no início; o secretário Leodegar Tiscoski, representando o Ministério das Cidades; e os secretários Geraldo Althoff e Acélio Casagrande, além do presidente da Casan, Dalirio Beber.
            A ministra sinalizou com a destinação de 300 milhões de reais, valendo-se de verbas específicas do PAC.  E já agendou nova reunião para o dia  11 de janeiro.

           A audiência foi marcada pela própria ministra do Planejamento. Ela se encontrava com a presidente Dilma Rousseff, quando de um telefonema de Raimundo Colombo, tratando exatamente do projeto Jaica para o Vale do Itajaí.   Foi nesta conversa que a senadora Miriam Belchior definiu a reunião. A realização durante esta semana marcada pelo recesso tem caráter prático.  Objetiva agilizar medidas administrativas nas duas esferas.

           O governador anunciou que determinará agora as providências para a elaboração dos projetos executivos, dando prioridade para o monitoramento das águas da bacia do Itajaí.  Revelou que as obras devem começar no segundo semestre de 2012.  

           O secretário Geraldo Althoff  realizou antes do Natal reunião com os órgãos que executam o monitoramento, como a Furb e a Prefeitura de Itajaí, para integrar todo o sistema em 2012.

            A reunião foi classificada de “excelente”.  O tratamento revela uma sintonia republicana entre duas autoridades que  estiveram em trincheiras opostas nas eleições de 2010. 

            Colombo e Dilma mantém hoje um canal de comunicação direto.

Comentários

comments

Não é possível comentar.